Nesta atividade interativa, denominada 'Laboratório de Palavras', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de 'cientistas de palavras', utilizando jalecos e óculos de segurança para adentrar neste universo lúdico e educativo. O cenário será transformado em um laboratório, onde os pequenos cientistas receberão 'fórmulas mágicas' que descrevem diferentes estruturas silábicas, como CV (Consoante-Vogal), V (Vogal), CVC (Consoante-Vogal-Consoante), e CCV (Consoante-Consoante-Vogal). Com uso de letras móveis e sílabas recortadas, os alunos serão desafiados a criar novas palavras obedecendo às estruturas silábicas fornecidas. Cada nova 'descoberta' será cuidadosamente registrada em seus 'diários de laboratório', promovendo não apenas a prática da escrita, mas também o reforço do aprendizado das estruturas silábicas de maneira profunda e significativa. Esta abordagem prática e envolvente facilita a compreensão e memorização das diferentes estruturas silábicas, promovendo um ambiente de experimentação e descoberta.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes uma oportunidade de explorar e compreender as estruturas silábicas de uma forma prática e envolvente, por meio da metodologia Atividade Mão na Massa. Além de reforçar o conhecimento sobre as sílabas e suas composições (CV, V, CVC, CCV), a atividade visa desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio da experimentação. Através da criação de novas palavras, respeitando as estruturas propostas, os alunos ampliarão seu vocabulário e sua capacidade de análise linguística, essenciais para a sua progressão na alfabetização.
Na elaboração do conteúdo programático desta atividade, focaremos no estudo das diferentes estruturas silábicas, compreendendo a importância de cada sílaba dentro da formação das palavras. Este conteúdo é essencial, pois constitui a base da alfabetização, permitindo que os estudantes avancem no processo de leitura e escrita com maior segurança e entendimento. A metodologia aplicada incentiva a experimentação e a análise, levando à aquisição de conhecimento significativo e duradouro.
Adotaremos uma metodologia ativa, engajando os alunos em uma Atividade Mão-na-massa, onde eles mesmos serão os protagonistas de sua aprendizagem. Através da Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos trabalharão em grupos para construir palavras, estimulando assim a colaboração e a comunicação efetiva. A Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada por meio do lúdico 'laboratório de palavras', proporcionando um ambiente divertido e estimulante, onde os erros fazem parte do processo de aprendizagem e descoberta.
Com uma carga horária total de 3 horas, divididas em 3.6 aulas de 50 minutos, esta atividade será desenvolvida em etapas sequenciais. Iniciaremos com uma introdução ao conceito de estruturas silábicas, seguida pela formação dos grupos e distribuição dos materiais. Em seguida, os alunos começarão a experimentação, criando palavras e registrando no diário. A última aula será dedicada à apresentação das descobertas e à reflexão sobre a experiência.
A avaliação desta atividade será formativa e processual, observando o engajamento dos alunos durante o processo de criação de palavras e o registro adequado de suas descobertas no 'diário de laboratório'. Serão considerados critérios como a criatividade, colaboração em grupo, capacidade de seguir as 'fórmulas' silábicas propostas, e a reflexão sobre o aprendizado. A apresentação final das palavras criadas e do processo registrado no diário também será parte da avaliação, enfatizando a importância da comunicação e do compartilhamento dos conhecimentos adquiridos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como jalecos e óculos de segurança para caracterização do 'laboratório de palavras', letras móveis e sílabas recortadas de papel ou cartolina para a composição das palavras, além de cadernos ou folhas que servirão como 'diários de laboratório' para o registro das atividades. A utilização desses materiais não só enriquece a experiência de aprendizagem, mas também estimula a imaginação e o envolvimento dos alunos com a atividade.
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