Laboratório de Palavras

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

Esta atividade pedagógica prática, denominada 'Laboratório de Palavras', é destinada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A atividade consiste em proporcionar um ambiente lúdico de aprendizagem por meio de cartelas contendo fichas com uma figura em cada as quais formam pares de rimas, permitindo que os alunos explorem suas habilidades de segmentação silábica, consciência fonológica, por meio da exploração de rimas. A partir desta dinâmica, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre a estrutura das palavras, reconhecendo e manipulando sílabas em uma atividade mão-na-massa que estimula a criatividade e o pensamento crítico. Após a formação dos pares de palavras que rimam, os alunos serão encorajados a desenhar representações das palavras criadas, promovendo um rico exercício de associação entre a palavra, sua grafia e seu significado. Este exercício envolve tanto a escrita cursiva quanto a imprensa, reforçando habilidades de escrita e de compreensão visual.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fortalecer a capacidade dos alunos em segmentar palavras em suas sílabas constituintes e manipulá-las para formar novas palavras, desenvolvendo sua consciência fonológica e habilidades de leitura e escrita. Ao integrar o desenho como parte do processo de aprendizado, também visa melhorar a compreensão e memorização dos alunos, bem como suas habilidades motoras finas através da prática da escrita cursiva e imprensa. Esta abordagem multidisciplinar promove uma aprendizagem mais profunda e significativa, incentivando os alunos a estabelecer conexões entre as palavras e seus significados de forma criativa e engajada.

  • Fortalecer a habilidade de segmentação silábica para formação de novas palavras.
  • Desenvolver a consciência fonológica e habilidades de leitura e escrita.
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico.
  • Melhorar a compreensão e memorização por meio da associação de palavras a imagens.
  • Reforçar habilidades de escrita cursiva e imprensa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • EF02LP07: Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

Conteúdo Programático

No âmbito do conteúdo programático, esta atividade foi cuidadosamente planejada para alinhar-se com os objetivos de aprendizado do 2º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa. Ao trabalhar com segmentação silábica e formação de palavras, aborda-se diretamente aspectos fundamentais da consciência fonológica. A prática subsequente de representar graficamente as palavras e conectá-las com seus significados por meio de desenhos estimula o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e interpretação, além de promover uma compreensão mais aprofundada do vocabulário e da ortografia da língua portuguesa.

  • Consciência fonológica
  • Segmentação silábica
  • Formação de palavras
  • Escrita cursiva e imprensa
  • Associação palavra-imagem

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade combina Atividades Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, oferecendo uma abordagem prática e interativa ao processo de aprendizagem. Os alunos serão estimulados a manipular fisicamente os cartões de sílabas para formar palavras, incentivando a exploração e experimentação. Esta abordagem promove a autonomia do aluno no processo de aprendizado, ao mesmo tempo que fomenta a colaboração e o diálogo entre os pares. A parte de desenho da atividade visa solidificar a conexão entre a palavra e seu significado de maneira criativa e significativa.

  • Manipulação de cartões com sílabas
  • Formação de palavras em grupo e individualmente
  • Desenho das palavras formadas
  • Discussão em grupo para compartilhar descobertas
  • Escrita cursiva e imprensa das palavras formadas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, focaremos na manipulação dos cartões de sílabas e na formação de novas palavras. A segunda aula será dedicada à representação das palavras formadas por meio de desenhos e à prática da escrita em cursiva e imprensa.

  • Aula 1: Manipulação de cartões de sílabas e formação de palavras.
  • Aula 2: Desenho das palavras formadas e prática de escrita cursiva e imprensa.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, no engajamento e na criatividade demonstrada pelos alunos ao longo do processo. Observaremos a capacidade dos estudantes em segmentar sílabas para formar novas palavras, bem como a habilidade em representar graficamente estas palavras e escrevê-las corretamente nas formas cursiva e imprensa. Serão levados em consideração a originalidade e esforço nos desenhos, a precisão na segmentação das sílabas e a clareza e legibilidade da escrita. A avaliação será realizada de forma contínua, com feedbacks construtivos para incentivar o progresso dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários cartões de sílabas feitos de material resistente e colorido, lápis de cor, canetas hidrográficas, lápis de escrever, borrachas e folhas de papel A4. A escolha desses materiais visa facilitar a manipulação pelas crianças e contribuir para uma experiência de aprendizado dinâmica e visualmente estimulante.

  • Cartões de sílabas coloridos e resistentes
  • Lápis de cor
  • Canetas hidrográficas
  • Lápis de escrever
  • Borrachas
  • Folhas de papel A4

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