Este projeto tem como objetivo principal incentivar a criatividade e a habilidade de escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio da produção de um livro ilustrado. Iniciaremos com a exploração de diferentes gêneros textuais e os suportes em que podem ser encontrados, como livros, revistas e meios digitais. Esta etapa inicial servirá para familiarizar os alunos com a variedade textual e para inspirá-los na escolha de um tema de seu interesse. Posteriormente, com a orientação do professor, cada aluno planejará seu pequeno livro, definindo púbico-alvo, finalidade do texto, e estrutura do conteúdo. Eles serão guiados através das etapas de escrita, desde o rascunho inicial até a revisão e edição final, contando com o auxílio dos colegas e do professor. As ilustrações, parte fundamental do projeto, serão desenvolvidas para complementar e enriquecer o texto escrito. Por fim, os livros serão compartilhados com toda a turma em uma exposição, promovendo a apreciação dos trabalhos e instigando a prática da leitura compartilhada.
Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre diferentes gêneros textuais e suportes de texto, além de desenvolver habilidades de escrita criativa e ilustração. Busca-se promover o desenvolvimento da capacidade de planejar e executar um projeto de escrita, com ênfase na importância do processo de revisão e ediçãocomo partes integrantes da produção textual. A interação com os colegas no processo de revisão colaborativa é vital para que os estudantes reconheçam a importância do feedback e aprendam a considerar diferentes pontos de vista em suas criações. Finalmente, quer-se valorizar a expressão individual dos alunos por meio das artes visuais, incentivando a correspondência entre texto e imagem para fortalecer a narrativa.
Este projeto é formulado para introduzir os alunos ao vasto mundo dos gêneros textuais e a pluralidade de suportes em que textos podem circular. Elementos fundamentais do processo de escrita, como planejamento e estruturação de um texto, serão enfatizados, juntamente com a exploração artística através das ilustrações. Este projeto não só abarca habilidades de linguagem, como também promove o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como trabalho em equipe, criatividade e empatia, essenciais para a revisão colaborativa e compartilhamento final dos projetos.
A metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será o norte deste plano, incentivando os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. Através de atividades práticas de exploração de gêneros e suportes textuais e momentos de escrita e ilustração guiados, os alunos trabalharão de maneira colaborativa e iterativa. O feedback entre pares, complementado pela orientação pontual do professor, será fundamental para refinar as produções até a realização do produto final. Esta abordagem visa não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais importantes.
O projeto será desenvolvido ao longo de 4 encontros de 50 minutos cada, totalizando 4 horas. As aulas estarão distribuídas de maneira a cobrir desde a familiarização com os gêneros textuais e o planejamento do livro, passando pelas etapas de escrita e ilustração, até a revisão final e preparação para a exposição.
A avaliação será formativa e contínua ao longo de todo o projeto, levando em consideração a participação ativa do aluno, o desenvolvimento de suas habilidades de escrita e ilustração, bem como a capacidade de trabalhar em colaboração. Será dada especial atenção ao processo de planejamento e revisão, avaliando a evolução do trabalho desde o rascunho inicial até o produto final. Os critérios incluirão a clareza da expressão escrita, criatividade, originalidade e alinhamento entre texto e ilustrações. A exposição final dos livros servirá como um momento de autoavaliação e de reconhecimento do esforço coletivo.
Para a execução deste projeto, serão necessários diversos recursos, desde materiais para as atividades de ilustração até acessos a diferentes gêneros textuais e suportes. Será importante contar com uma variedade de materiais de leitura, como livros, revistas e acesso à internet, além de materiais de arte como papel, lápis de cor, canetinhas, e outros recursos para as ilustrações. Computadores ou tablets também podem ser úteis para pesquisas e para a elaboração de textos digitais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula