Montagem de Histórias Rimadas

Desenvolvida por: Lorena… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e criatividade

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a criar histórias curtas em grupo. O ponto de partida será um conjunto de imagens sequenciais que narram uma história, mas sem qualquer texto. Os grupos deverão trabalhar juntos para construir um texto que conte essa história, garantindo que o final de cada frase rime com o final da próxima. O objetivo é incentivar a identificação de palavras que rimam, fomentar a criatividade na construção narrativa e promover o trabalho em equipe. Ao final da atividade, as histórias rimadas produzidas pelos alunos serão apresentadas para a classe, criando uma atmosfera de feira de livros infantis ilustrados e rimados. Além de desenvolver competências linguísticas, a atividade visa à interação social entre os alunos e o reconhecimento da importância da revisão coletiva dos trabalhos, destacando a contribuição de cada estudante na construção da narrativa rimada.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade objetiva promover habilidades diversificadas no campo da Língua Portuguesa, desde a conscientização fonológica até a cooperação e criatividade. Os alunos serão motivados a explorar o universo das rimas, desenvolvendo suas competências linguísticas ao identificar e empregar palavras que rimam de forma criativa. Também visa estimular a habilidade de escuta ativa e a capacidade de trabalhar colaborativamente, importantes tanto no âmbito escolar quanto na vida cotidiana. Por meio do desafio de montar histórias rimadas, espera-se fomentar a criatividade dos alunos, além de incentivar a prática de narrar histórias, enriquecendo o vocabulário e a compreensão textual.

  • Identificar palavras que rimam para compor textos rimados
  • Estimular a criatividade na construção de narrativas
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe
  • Promover a expressão oral através da apresentação das histórias
  • Incentivar a prática de revisão coletiva dos trabalhos

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF12LP19
  • description": Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba o estudo de rimas e textos versificados, destacando a importância da sonoridade e do jogo de palavras na construção textual. Através da análise de histórias ilustradas, os estudantes serão capazes de aplicar conceitos ligados à rima e ritmo em suas próprias criações, reforçando o aprendizado de maneira lúdica e interativa. Este enfoque não só aprimora a habilidade de escrita criativa como também favorece a compreensão leitora dos alunos.

  • Rimas e sonoridades em textos versificados
  • Jogos de palavras e expressões comparativas
  • Criação de narrativas rimadas com base em imagens
  • Técnicas de revisão coletiva de textos
  • Apresentação oral de textos

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada, incentivando os alunos a participar ativamente na criação das histórias rimadas. A atividade será realizada em grupos, promovendo a interação entre os estudantes e a troca de ideias. As imagens sequenciais servirão como ponto de partida para que os alunos desenvolvam as narrativas, estimulando a criatividade e o raciocínio. Ao final, cada grupo apresentará sua história, proporcionando um momento de compartilhamento e aprendizado coletivo. Esta abordagem prática visa à imersão dos alunos no processo de criação, revisão e apresentação de textos, consolidando as habilidades linguísticas trabalhadas durante a atividade.

  • Divisão dos alunos em grupos pequenos
  • Entrega de sequências de imagens para cada grupo
  • Elaboração das histórias rimadas pelos grupos
  • Revisão coletiva dos trabalhos com o apoio do professor
  • Apresentação das histórias para os colegas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à tarefa, divididos em grupos e começarão a criar suas histórias. Na segunda aula, os grupos concluirão suas histórias, farão a revisão coletiva e prepararão suas apresentações.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Conclusão da criação, revisão coletiva e apresentação das histórias.

Avaliação

A avaliação se dará de maneira formativa, focando no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da atividade em grupo. Será considerado o envolvimento dos alunos na criação da história, a utilização de rimas e a criatividade. A capacidade de trabalhar em equipe também será avaliada, assim como a qualidade e coerência da apresentação final. A participação individual dentro do grupo será observada, buscando reconhecer o esforço para contribuir com ideias e na revisão do texto. Exemplos específicos de rubricas podem incluir a fluidez e naturalidade das rimas, a aderência ao tema proposto pelas imagens e a clareza na apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem conjuntos de imagens sequenciais que narram histórias sem texto, papel, canetas e lápis de cor. O uso de um quadro branco ou flip chart pode ser útil na etapa de revisão coletiva, permitindo a visualização e discussão das histórias criadas. Computadores ou tablets com programas de edição de texto podem ser empregados para grupos que desejam digitar suas histórias, facilitando possíveis revisões.

  • Imagens sequenciais sem texto
  • Papel e canetas
  • Lápis de cor
  • Quadro branco ou flip chart
  • Computadores ou tablets (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo