Nesta atividade interdisciplinar, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental explorarão o fascinante mundo das borboletas noturnas, investigando seu papel crucial no ecossistema e os riscos que as ameaçam. Por meio de uma metodologia ativa, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para criar um noticiário ambiental informativo. Este projeto visa desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, leitura, oratória e trabalho em equipe. Cada grupo será responsável por planejar seu noticiário, redigir os textos, e adicionar ilustrações através de fotos ou desenhos representando as borboletas e seus habitats. A atividade culminará com cada grupo apresentando seu noticiário à classe, em uma simulação de transmissão ao vivo, permitindo que os alunos pratiquem a oratória e a apresentação em público. O propósito é tanto educativo quanto sensibilizador, instigando nos alunos uma conscientização sobre as questões ambientais atuais e o papel dos meios de comunicação na disseminação de informações importantes.
O principal objetivo desta atividade é fomentar uma compreensão aprofundada sobre a importância das borboletas noturnas para o equilíbrio dos ecossistemas, bem como sensibilizar os alunos sobre os riscos que esses seres vivos enfrentam. Paralelamente, busca-se desenvolver competências fundamentais como a habilidade de pesquisa, a capacidade de planejamento e elaboração de textos, a habilidade de leitura e interpretação de textos diversos, além da oratória e da expressão artística por meio das ilustrações. O trabalho em equipe será estimulado para fomentar a colaboração, o respeito às ideias alheias e a capacidade de negociação e consenso.
A atividade abrange conteúdos transversais que tocam na ciência, língua portuguesa e artes, proporcionando uma abordagem holística da temática ambiental. O estudo detido do ciclo de vida das borboletas noturnas e seu papel ecológico introduz os alunos à biodiversidade e aos conceitos básicos de ecologia, enquanto a elaboração do noticiário contextualiza o aprendizado na prática de habilidades linguísticas e artísticas, fortalecendo a compreensão textual, a criatividade e a expressão artística.
A metodologia empregada será ativa, centrada no aluno, mediante a atividade 'Mão-na-massa', propiciando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Através do trabalho em grupo, os alunos serão estimulados a investigar, planejar, escrever e apresentar, integrando teoria e prática. Esta abordagem promove a autonomia do estudante, incentivando a explorar, questionar e relacionar informações para a construção do conhecimento de forma significativa.
A carga horária total da atividade será de 3 horas, distribuídas em 4 aulas de 45 minutos, conciliando assim os conteúdos programáticos com a prática da metodologia ativa 'Mão-na-massa'. Esta estrutura de tempo é adequada para abordar a pesquisa, a preparação e a apresentação final.
A avaliação será contínua e processual, observando a participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Serão critérios avaliativos a qualidade da pesquisa realizada, a clareza e coerência dos textos, a criatividade das ilustrações, a capacidade de síntese e organização das ideias apresentadas, bem como habilidades de oratória e expressão corporal durante a simulação da transmissão ao vivo. Feedback construtivo será fornecido, visando o crescimento individual e coletivo dos estudantes.
Os materiais necessários incluem acesso à internet para pesquisa, materiais de escrita como lápis, canetas e papéis, além de materiais de arte para as ilustrações, como lápis de cor, canetinhas e papel cartão. A sala de aula será organizada de forma a facilitar o trabalho em grupo e a apresentação final, e o uso de smartphone ou câmera para registrar e apresentar os noticiários pode ser considerado.
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