O Grande Chef Leitor

Desenvolvida por: Elisân… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Culinária

A atividade 'O Grande Chef Leitor' propõe uma experiência prática e colaborativa para o desenvolvimento da leitura compreensiva e do trabalho em equipe entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Através da execução de uma receita simples, possivelmente um sanduíche saudável ou um bolo simples, os estudantes serão desafiados a seguir instruções escritas, aplicando suas habilidades de leitura e compreensão textual de forma lúdica e significativa. Cada aluno e respectivo grupo serão responsáveis por uma etapa da receita, contribuindo para a construção colaborativa da refeição. Esta atividade não apenas engaja os alunos na prática da leitura, mas também estimula competências como autonomia, responsabilidade e cooperação, ao mesmo tempo em que promove conhecimentos sobre nutrição e hábitos alimentares saudáveis.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, os objetivos de aprendizagem estão centrados no desenvolvimento e aplicação das competências leitoras dos alunos, focando na capacidade de ler, decodificar e compreender textos instrucionais simples. Pretende-se estimular a leitura colaborativa, incentivar o desenvolvimento da fluência leitora, assim como promover a autonomia dos estudantes ao seguirem passo a passo de uma receita. Além disso, busca-se fomentar a cooperação entre os alunos durante as etapas de preparação, destacando a importância do trabalho em equipe para o sucesso de tarefas coletivas. Este enfoque multidisciplinar abrange tanto a área de Língua Portuguesa quanto conhecimentos elementares de Ciências, ao tratar sobre alimentação saudável.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos instrucionais.
  • Promover a expressão oral através da leitura em voz alta.
  • Estimular o trabalho em equipe e a divisão de tarefas.
  • Incentivar hábitos alimentares saudáveis.
  • Aplicar conhecimentos prévios em um contexto prático.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF12LP09: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

A atividade 'O Grande Chef Leitor' permite trabalhar com os alunos o gênero textual instrucional, através da execução de uma receita. Ao longo da atividade, os estudantes terão a oportunidade de familiarizar-se com estruturas típicas de instruções, como listas de ingredientes e etapas de execução, além de refletirem sobre a importância de seguir tais instruções de maneira precisa. Este contexto prático serve para consolidar a compreensão de como textos podem ser organizados para atender a diferentes propósitos comunicativos, incentivando a prática da leitura funcional num ambiente cooperativo.

  • Leitura e interpretação de textos instrucionais.
  • Noções básicas de alimentação saudável.
  • Etapas de preparação de alimentos e receitas.
  • Trabalho em equipe e distribuição de tarefas.

Metodologia

Utilizando as metodologias ativas 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade estimula a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Ao dividir a classe em pequenos grupos e atribuir a cada um uma parte específica da receita, promove-se um ambiente dinâmico no qual os estudantes podem aplicar de maneira prática seus conhecimentos e habilidades de leitura e interpretação. Esta abordagem incentiva a autonomia dos alunos, a colaboração entre pares e o desenvolvimento de competências socioemocionais, como comunicação eficaz, resolução de problemas e trabalho em equipe.

  • Divisão da turma em grupos responsáveis por diferentes partes da receita.
  • Leitura e interpretação colaborativa da receita, seguida de execução prática.
  • Discussão sobre a importância da alimentação saudável e do trabalho em equipe.
  • Reflexão coletiva sobre a experiência de aprender fazendo.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total para a realização da atividade é de 4 horas, distribuídas em quatro aulas de uma hora cada, ao longo de uma semana. Cada aula é dedicada a uma etapa específica, começando pela introdução ao gênero textual e noções básicas de nutrição, seguida pela leitura e planejamento da receita, execução prática e, por fim, a degustação e reflexão sobre o processo.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e divisão de grupos.
  • Aula 2: Leitura e planejamento da receita.
  • Aula 3: Preparação do prato.
  • Aula 4: Degustação e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, considerando a participação individual e em grupo, a capacidade de seguir instruções, a interação e o trabalho em equipe durante a atividade. Observar-se-á a habilidade dos alunos em ler e interpretar a receita, assim como a aplicação dos conhecimentos prévios e das habilidades desenvolvidas durante a atividade. O feedback será oferecido de maneira construtiva, destacando os pontos positivos e as áreas para melhoria, incentivando a reflexão sobre o aprendizado e o desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem cópias das receitas em linguagem acessível, ingredientes e materiais para a preparação do prato escolhido, utensílios de cozinha adequados ao manuseio seguro por crianças e espaços adequados para a preparação e degustação dos alimentos. Será importante assegurar que todos os materiais estejam disponíveis e que o ambiente seja preparado de forma a facilitar o trabalho em grupo e a execução prática da receita.

  • Cópias impressas da receita.
  • Ingredientes para a receita selecionada.
  • Utensílios de cozinha seguros para crianças.
  • Espaço adequado para preparação e degustação.

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