O Grande Livro das Palavras

Desenvolvida por: Thony … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual Coletiva

Nesta atividade inovadora, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade única de mergulhar no mundo da escrita e da leitura de uma maneira totalmente interativa e colaborativa. Intitulada 'O Grande Livro das Palavras', esta proposta pedagógica convida os estudantes a participarem ativamente na criação de um livro coletivo. O processo criativo se iniciará com o professor introduzindo uma história emocionante, deixando os pequenos escritores com o desafio de darem continuidade à narrativa. Cada aluno contribuirá com sua criatividade, escrevendo ou desenhando, observando cuidadosamente a ortografia, capitalização e pontuação corretas. O uso de papel Kraft ou cartolina para a confecção do livro permitirá uma visualização ampla das contribuições de todos, fomentando a valorização do trabalho coletivo e aprimorando as habilidades de leitura e escrita em um ambiente estimulante e respeitoso.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é duplo: por um lado, busca-se fortalecer as habilidades de leitura e escrita dos alunos, focando especialmente na grafia, uso de maiúsculas e pontuação. Por outro, pretende-se cultivar o respeito mútuo e a valorização das contribuições de cada colega, promovendo um ambiente de aprendizado cooperativo. Ao participarem ativamente na criação de um livro coletivo, os estudantes exercitam não apenas suas competências linguísticas, mas também desenvolvem habilidades socioemocionais importantes, como empatia, trabalho em equipe e criatividade. Este projeto proporciona uma experiência memorável na jornada educacional dos alunos, enfatizando a importância da colaboração e da comunicação eficaz em processos criativos.

  • Desenvolver habilidades de escrita, focando na grafia correta das palavras e no uso adequado de maiúsculas e pontuação.
  • Estimular a leitura e a interpretação de texto através da participação em uma narrativa coletiva.
  • Promover o trabalho em equipe e o respeito pelas ideias dos colegas, contribuindo para um ambiente de aprendizado colaborativo.
  • Fomentar a criatividade e a expressão individual dos alunos através da contribuição escrita e visual no livro.
  • Valorizar o processo de criação coletiva e a finalização de um projeto conjunto, destacando a importância de cada contribuição individual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP07: Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

Conteúdo Programático

Essa atividade proporciona aos alunos uma oportunidade de aplicar e expandir seus conhecimentos sobre estruturas gramaticais básicas, respeitando as regras de escrita. Além disso, ao adentrarem no processo de criação textual de maneira colaborativa, os estudantes serão incentivados a praticar a leitura crítica e a escrita criativa, elementos essenciais para o desenvolvimento da fluência em Língua Portuguesa. A atividade também enfatiza a importância do respeito mútuo e da valorização das diferentes ideias, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais importantes.

  • Ortografia básica e uso correto de maiúsculas e pontuação.
  • Estratégias de leitura e compreensão de texto.
  • Produção escrita e visual em contexto colaborativo.
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: empatia, trabalho em equipe e respeito às diferenças.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade envolve os alunos numa experiência de aprendizagem imersiva. Através da contribuição individual ao livro coletivo, cada estudante terá a chance de expressar suas ideias de forma criativa e tangível. Discussões em grupo serão encorajadas para inspirar ideias e promover a coesão da turma. Ferramentas visuais e materiais lúdicos complementarão a experiência, incentivando os alunos a explorarem suas habilidades narrativas e artísticas.

  • Introdução da atividade pelo professor, definindo metas e incentivando a criatividade.
  • Criação coletiva do livro, com os alunos se alternando entre a escrita e o desenho.
  • Discussões em grupo para troca de ideias e enriquecimento da história.
  • Uso de materiais lúdicos para estimular a imaginação e a criatividade dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 90 minutos, dividida em três partes principais: introdução e planejamento, desenvolvimento do livro e compartilhamento das criações. Esta estrutura permite um equilíbrio entre instrução, prática individual e colaborativa, e reflexão coletiva.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da escrita/desenho coletivo (90 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará através da observação contínua do envolvimento dos alunos e da qualidade de suas contribuições para o livro coletivo. Serão considerados o esforço, a criatividade, a cooperação entre colegas e o respeito pelas regras ortográficas e gramaticais. As avaliações serão individuais e baseadas no progresso de cada estudante em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Será feito um feedback coletivo para reconhecer os esforços da turma e destacar as criações mais inovadoras ou inspiradoras.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário dispor de papel Kraft ou cartolina em tamanho grande, canetas coloridas, lápis, borrachas e apontadores. Além disso, utilizar recursos visuais como imagens ou vídeos pode ser uma forma eficaz de estimular a imaginação e o envolvimento dos alunos. A escolha dos materiais deve priorizar a inclusão de todos os estudantes, permitindo que expressem suas ideias de forma diversa e criativa.

  • Papel Kraft ou cartolina grande
  • Canetas coloridas, lápis, borrachas e apontadores
  • Recursos visuais para inspiração (imagens, vídeos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo