O Grande Livro dos Animais Inventados

Desenvolvida por: Marisl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Artes e Ciências
Temática: Criatividade e Imaginação

Esta atividade propõe um mergulho no universo da criatividade, permitindo que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental explorem sua imaginação ao máximo. Inspirando-se tanto em animais reais quanto em seres imaginários, cada aluno terá a tarefa de criar um animal único, desenhando-o e descrevendo diversas características como habitat, alimentação, comportamento, entre outros. Após essa criação individual, a atividade evolui para uma dinâmica de grupo onde os alunos deverão compartilhar suas criações. Em pequenos grupos, eles irão comparar os animais inventados e, a partir dessa comparação, criarão uma história coletiva que envolva todos esses personagens imaginários. Cada grupo terá a oportunidade de transcrever sua história coletiva em um Grande Livro dos Animais Inventados, produzindo uma coletânea de contos criativos e colaborativos. Esta atividade não só estimula a criatividade e a imaginação dos alunos, mas também promove habilidades de escrita, leitura, trabalho em equipe e respeito pelas ideias dos outros.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular a criatividade e a imaginação dos alunos, proporcionando um ambiente que favoreça a expressão individual e o trabalho colaborativo. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de leitura e escrita, capacidade de escuta ativa e respeito pelas ideias alheias. Os alunos também serão incentivados a explorar conhecimentos de Ciências, ao pesquisar sobre habitats e alimentação dos animais, integrando assim, o aprendizado interdisciplinar.

  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Desenvolver habilidades de escrita e narrativa.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Incentivar a pesquisa e a aprendizagem interdisciplinar.

Conteúdo Programático

A atividade envolverá práticas de desenho e escrita criativa, abordando conteúdos como características dos seres vivos, habitats naturais e alimentação. O foco está em permitir que os alunos apliquem conhecimentos de Ciências de forma integrada, ao criar animais fictícios observando aspectos plausíveis de sobrevivência e comportamento. Além disso, serão desenvolvidas competências linguísticas através da criação das histórias, trabalhando elementos de narrativa e ortografia.

  • Características dos seres vivos.
  • Habitats naturais e adaptação dos animais.
  • Criação de enredo e elementos de uma história.

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada, estimulando os alunos a construírem o conhecimento por meio da prática de desenhar e escrever. Adicionalmente, a 'Roda de Debate' servirá como ferramenta para a troca de ideias e elaboração das histórias coletivas, incentivando a escuta ativa e o respeito às contribuições de cada membro do grupo.

  • Atividade prática individual para criação do animal.
  • Roda de debate para compartilhar as criações e ideias.
  • Elaboração coletiva da história em pequenos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos criarão seus animais e começarão as discussões em grupo. Na segunda aula, os grupos finalizarão as histórias e as transcreverão para o Grande Livro dos Animais Inventados.

  • Aula 1: Criação dos animais e início da discussão em grupos.
  • Aula 2: Finalização das histórias e transcrição para o livro.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na originalidade e criatividade das criações, bem como na contribuição de cada um para a história coletiva. Será considerado o esforço em respeitar as ideias dos colegas e trabalhar em equipe. Os professores podem também avaliar a habilidade de escrita e coerência da história criada pelo grupo, observando a conexão entre os personagens e os enredos construídos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem papel, lápis de cor ou giz de cera, canetas ou lápis para escrever, e um caderno grande ou folhas A3 para compor o Grande Livro dos Animais Inventados. Será útil a disponibilização de livros ou acesso à internet para pesquisas sobre animais e seus habitats.

  • Papel e lápis de cor.
  • Caderno grande ou folhas A3 para o livro.
  • Acesso à internet ou livros para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo