Oficina de Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Elaine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Consciência Fonológica e Criatividade

A Oficina de Palavras Mágicas é uma atividade lúdica e educativa destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura, escrita, consciência fonológica e criatividade. Utilizando o conceito de uma caixa mágica de sílabas, os alunos serão estimulados a criar palavras novas a partir da modificação de sílabas iniciais, mediais ou finais de palavras já conhecidas. Esta atividade permite que os estudantes explorem a estrutura silábica das palavras de maneira divertida e criativa. Após a criação das novas palavras, eles terão a oportunidade de escrevê-las em um mural na sala de aula, incentivando a prática da escrita. Adicionalmente, serão convidados a criar e contar histórias usando as palavras inventadas, fomentando assim a imaginação e a habilidade de narrativa. A metodologia ativa empregada aqui coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, tornando-o protagonista da construção do seu conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de praticar a leitura e a escrita de maneira criativa, estimular o desenvolvimento da consciência fonológica através da manipulação de sílabas, e incentivar o uso da imaginação por meio da criação de histórias próprias. Pretende-se com isso, não apenas aprimorar as habilidades de linguagem dos alunos, conforme previsto na BNCC, mas também fomentar o gosto pela leitura e escrita criativa.

  • Praticar leitura e escrita
  • Estimular a consciência fonológica
  • Desenvolver habilidades de criação de novas palavras
  • Incentivar a imaginação na criação de histórias
  • Promover interação e trabalho em equipe

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • EF02LP03: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo da estrutura silábica das palavras, a prática de leitura e escrita, e o desenvolvimento da criatividade e imaginação por meio da criação de histórias. Esta atividade busca integrar o aprendizado de aspectos fonológicos da língua portuguesa com o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas.

  • Estrutura silábica das palavras
  • Prática de leitura e escrita
  • Criação de novas palavras
  • Desenvolvimento de histórias criativas
  • Trabalho em equipe e interação social

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, incentivando a participação ativa e a construção colaborativa do conhecimento. Através do sorteio e da manipulação das sílabas na caixa mágica, os alunos exercitarão sua criatividade na criação de novas palavras, enquanto a escrita no mural e a narração de histórias estimularão a prática da escrita e da oralidade de forma lúdica e significativa.

  • Utilização de caixa mágica de sílabas
  • Criação e escrita de novas palavras em mural
  • Narração de histórias em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, realizarão o sorteio de sílabas e começarão a criar suas palavras. Na segunda aula, continuarão a criação das palavras, as escreverão no mural e narrarão suas histórias.

  • Aula 1: Introdução e início da criação de palavras
  • Aula 2: Continuação da criação, escrita no mural e narração de histórias

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação efetiva dos alunos durante as aulas, na criatividade e originalidade das palavras criadas, e na capacidade de contar histórias utilizando as palavras inventadas. Observar-se-á a aplicação correta das estruturas silábicas e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita durante o processo. Será valorizado o esforço individual e a colaboração entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes materiais: uma caixa decorada (caixa mágica) contendo diversas sílabas recortadas em papel, cartolina para o mural na sala de aula, marcadores coloridos, e cópias das instruções da atividade para cada aluno. Este conjunto de recursos busca estimular a interação e a visualização criativa dos conceitos trabalhados.

  • Caixa mágica de sílabas
  • Cartolina para o mural
  • Marcadores coloridos
  • Cópias das instruções da atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo