Parlenda Partilhada

Desenvolvida por: Bernad… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ludicidade no aprendizado da leitura e escrita

Visando promover a decodificação e leitura de palavras de maneira lúdica, a atividade Parlenda Partilhada integra a tradição oral das parlendas no processo de aprendizagem. Inicialmente, ocorrerá a leitura compartilhada de diversas parlendas, permitindo aos alunos familiarizarem-se com a estrutura e o ritmo próprios deste gênero textual. Essa introdução será seguida por uma discussão em grupo sobre palavras novas e de uso frequente encontradas nas parlendas, estimulando a ampliação do vocabulário e a compreensão leitora. Após essa etapa, em um ambiente colaborativo, os alunos serão agrupados e motivados a criar suas próprias parlendas, com ênfase no uso de palavras que foram objeto de estudo recentemente, fomentando assim o uso prático do vocabulário adquirido. As criações serão apresentadas para a turma, permitindo aos alunos praticarem a leitura pública e a escuta ativa, além de estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. A atividade Parlenda Partilhada é projetada para ser uma experiência de aprendizagem envolvente, estimulando a criatividade e fortalecendo os laços sociais entre os alunos enquanto desenvolvem habilidades leitoras fundamentais.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Parlenda Partilhada possui como principais objetivos estimular a leitura fluente e a decodificação de palavras de forma lúdica, bem como promover a interação social e a criatividade dos alunos. Almeja-se que, por meio da criação de parlendas, os alunos possam aplicar vocabulários recentemente aprendidos, melhorando suas habilidades de leitura e escrita. Ademais, a prática de leitura pública visa desenvolver a autoconfiança e a expressão oral, elemento essencial no processo de aprendizagem da língua.

  • Estimular a leitura fluente através da ludicidade.
  • Promover a capacidade de decodificação de palavras novas.
  • Incentivar a criatividade e trabalho em equipe na criação de parlendas.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e escuta ativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

A atividade Parlenda Partilhada é estruturada sobre a compreensão e criação de parlendas como recurso para o desenvolvimento da fluência leitora e ampliação vocabular. Além de adentrar na tradição oral destes textos, a atividade propõe utilizar a ludicidade como meio de facilitar o aprendizado, aproximando os alunos do conteúdo de maneira envolvente e significativa. As discussões em grupo e as práticas de leitura e escrita colaborativa reforçam o conteúdo programático relacionado ao uso e reconhecimento de palavras frequentes e novas, além de princípios de oralidade e escuta ativa.

  • Leitura compartilhada de parlendas.
  • Discussão sobre palavras novas e de uso frequente.
  • Criação colaborativa de parlendas.
  • Prática de leitura pública e escuta ativa.

Metodologia

A atividade será desenvolvida mediante a metodologia ativa 'Mão-na-massa', convidando os alunos a imergir na prática de aprender fazendo. Através de leitura compartilhada, discussões em grupo e criação colaborativa, os alunos serão estimulados a aplicar de forma prática o conhecimento adquirido, transformando a sala de aula em um laboratório de linguagem. A interatividade e a participação ativa são chaves nesta abordagem, garantindo uma experiência de aprendizagem significativa.

  • Leitura compartilhada das parlendas.
  • Discussões em grupos sobre o vocabulário.
  • Criação colaborativa de novas parlendas.
  • Apresentações e feedbacks grupais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Parlenda Partilhada será executada ao longo de 2 aulas de 50 minutos, totalizando 2 horas. A primeira parte será dedicada à leitura compartilhada e à discussão sobre as palavras, enquanto a segunda parte focará na criação colaborativa e apresentação das parlendas criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e discussão sobre parlendas.
  • Aula 2: Criação colaborativa e apresentação das parlendas.

Avaliação

A avaliação da atividade Parlenda Partilhada será formativa, observando a participação e o engajamento dos alunos durante todo o processo. A capacidade de colaborar na criação das parlendas, a aplicação efetiva do vocabulário recente e a qualidade da leitura pública serão critérios considerados. Feedbacks construtivos serão oferecidos, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade serão necessários materiais como papel, canetas, lápis de cor e recursos digitais para a pesquisa de parlendas, além de um espaço apropriado para a leitura compartilhada e as apresentações. Esses recursos facilitarão o processo criativo e a interação entre os alunos, oferecendo uma infraestrutura adequada para uma aprendizagem efetiva.

  • Papel e material de escrita.
  • Acesso à internet para pesquisa de parlendas.
  • Espaço adequado para leitura e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo