Pequenos Jornalistas

Desenvolvida por: Jucili… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e introdução ao gênero jornalístico

Esta atividade visa introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao gênero jornalístico, através de uma abordagem prática e interativa. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes terão a oportunidade de se tornarem jornalistas por um dia, planejando e escrevendo notícias sobre eventos da escola, sejam eles fictícios ou reais. O processo de produção contemplará a pesquisa de informações, seguindo as questões básicas do jornalismo - quem, o quê, quando, onde, por quê - e a escrita das notícias, respeitando as características do gênero. Os alunos serão encorajados a revisar os textos em grupos, focando na ortografia correta, na segmentação adequada entre palavras, e no uso apropriado de letras maiúsculas e pontuações. O projeto terá seu ponto alto na criação de um jornal mural ou digital, que será compartilhado com toda a comunidade escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com o gênero jornalístico, estimulando o desenvolvimento da escrita, da leitura critica, da pesquisa e da cooperação entre os estudantes. Além de trabalhar as habilidades de planejamento e produção de textos, busca-se também incentivar a atenção aos aspectos ortográficos e gramaticais da língua portuguesa, bem como o respeito às regras de convívio e trabalho em grupo.

  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura crítica.
  • Introduzir e praticar o gênero jornalístico.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Familiarizar os alunos com a pesquisa de informações e o questionamento crítico.
  • Praticar a revisão textual focando em aspectos ortográficos e gramaticais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP14: Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

Este projeto pedagógico contempla elementos fundamentais para a prática educativa no 2º ano do Ensino Fundamental, abrangendo a introdução ao jornalismo e a produção textual. A atividade está estruturada de forma a permitir que os alunos vivenciem o processo de criação de notícias, desde a pesquisa inicial até a publicação, promovendo o desenvolvimento de competências em linguagem, pensamento crítico e colaboração.

  • Introdução ao gênero jornalístico
  • Estrutura de uma notícia
  • Técnicas de entrevista e pesquisa de informações
  • Revisão textual focada em ortografia e gramática
  • Produção e compartilhamento de um jornal escolar

Metodologia

A atividade será desenvolvida através de metodologias ativas, destacando-se a Aprendizagem Baseada em Projetos, que promove o engajamento dos alunos através da execução de um projeto prático. Serão realizadas rodas de debate para discussão dos temas das notícias e planejamento dos textos, seguidas de sessões mão-na-massa para a pesquisa e escrita. Revisões em grupo possibilitarão o aprimoramento dos textos e a colaboração entre os alunos.

  • Roda de debate para escolha dos temas das notícias
  • Sessões de pesquisa de informações
  • Escrita individual com posterior revisão em grupo
  • Montagem do jornal mural ou digital
  • Apresentação do jornal à comunidade escolar

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao gênero jornalístico e a escolha dos temas das notícias. A segunda aula será dedicada à escrita, revisão em grupo e preparação do jornal para publicação.

  • Aula 1: Introdução ao gênero jornalístico e escolha dos temas
  • Aula 2: Escrita, revisão e montagem do jornal

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada no envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto. Será considerado o engajamento na pesquisa e na escrita das notícias, a qualidade da revisão dos textos, evidenciando a preocupação com a ortografia e a gramática, assim como a capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, será valorizada a criatividade e a originalidade dos textos produzidos, bem como a apresentação final do jornal à comunidade escolar.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários recursos como computadores com acesso à internet, para a pesquisa de informações, materiais para escrita (papéis, canetas, lápis), além de materiais para a criação do jornal mural, como cartolina, marcadores e fita adesiva. Caso a opção seja um jornal digital, será necessário softwares de edição de texto e imagem.

  • Computadores com acesso à internet
  • Materiais de escrita (papéis, canetas, lápis)
  • Materiais para montagem do jornal mural (cartolina, marcadores, fita adesiva)
  • Software de edição de texto e imagem para jornal digital

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo