Esta atividade visa introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao gênero jornalístico, através de uma abordagem prática e interativa. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes terão a oportunidade de se tornarem jornalistas por um dia, planejando e escrevendo notícias sobre eventos da escola, sejam eles fictícios ou reais. O processo de produção contemplará a pesquisa de informações, seguindo as questões básicas do jornalismo - quem, o quê, quando, onde, por quê - e a escrita das notícias, respeitando as características do gênero. Os alunos serão encorajados a revisar os textos em grupos, focando na ortografia correta, na segmentação adequada entre palavras, e no uso apropriado de letras maiúsculas e pontuações. O projeto terá seu ponto alto na criação de um jornal mural ou digital, que será compartilhado com toda a comunidade escolar.
O objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com o gênero jornalístico, estimulando o desenvolvimento da escrita, da leitura critica, da pesquisa e da cooperação entre os estudantes. Além de trabalhar as habilidades de planejamento e produção de textos, busca-se também incentivar a atenção aos aspectos ortográficos e gramaticais da língua portuguesa, bem como o respeito às regras de convívio e trabalho em grupo.
Este projeto pedagógico contempla elementos fundamentais para a prática educativa no 2º ano do Ensino Fundamental, abrangendo a introdução ao jornalismo e a produção textual. A atividade está estruturada de forma a permitir que os alunos vivenciem o processo de criação de notícias, desde a pesquisa inicial até a publicação, promovendo o desenvolvimento de competências em linguagem, pensamento crítico e colaboração.
A atividade será desenvolvida através de metodologias ativas, destacando-se a Aprendizagem Baseada em Projetos, que promove o engajamento dos alunos através da execução de um projeto prático. Serão realizadas rodas de debate para discussão dos temas das notícias e planejamento dos textos, seguidas de sessões mão-na-massa para a pesquisa e escrita. Revisões em grupo possibilitarão o aprimoramento dos textos e a colaboração entre os alunos.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao gênero jornalístico e a escolha dos temas das notícias. A segunda aula será dedicada à escrita, revisão em grupo e preparação do jornal para publicação.
A avaliação será formativa e baseada no envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto. Será considerado o engajamento na pesquisa e na escrita das notícias, a qualidade da revisão dos textos, evidenciando a preocupação com a ortografia e a gramática, assim como a capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, será valorizada a criatividade e a originalidade dos textos produzidos, bem como a apresentação final do jornal à comunidade escolar.
Para a realização da atividade serão necessários recursos como computadores com acesso à internet, para a pesquisa de informações, materiais para escrita (papéis, canetas, lápis), além de materiais para a criação do jornal mural, como cartolina, marcadores e fita adesiva. Caso a opção seja um jornal digital, será necessário softwares de edição de texto e imagem.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula