Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo encantado da poesia e da musicalidade das palavras através do estudo de rimas, assonâncias e aliterações. Como tarefa de casa, eles deverão explorar poemas e canções que destaquem esses elementos literários. Posteriormente, em sala, aplicarão seus conhecimentos para criar composições próprias, entre poemas visuais e canções. A culminância desse processo criativo será a apresentação dos trabalhos para a classe, promovendo a prática da expressão verbal e apreciação estética dos textos produzidos, sob uma ótica crítica e construtiva. Esta dinâmica visa não apenas a integração entre teoria e prática, mas também o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a análise literária e o trabalho em equipe.
O objetivo desta atividade é estimular a apreciação literária e musical nos alunos, através da exploração criativa de elementos como rimas, assonâncias e aliterações, fundamentais na composição poética e musical. Deseja-se que, ao fim da atividade, os alunos sejam capazes de identificar tais elementos em textos diversos, e aplicá-los de forma consciente na criação de suas próprias obras. Além disso, visa-se fomentar a expressão verbal e criatividade, incentivando a apresentação dos trabalhos, o que contribuirá para seu desenvolvimento pessoal e interpessoal.
Esta atividade se situa no encontro entre a literatura, a musicalidade e a expressão visual, explorando conceitos fundamentais para a formação inicial em língua portuguesa. O estudo focado em elementos como rimas, assonâncias e aliterações possibilita uma compreensão mais ampla dos mecanismos que conferem ritmo e beleza ao texto, permitindo aos estudantes não apenas uma apreciação mais aprofundada da literatura, mas também um engajamento ativo no processo criativo de composição poética.
Adotaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos realizarão uma pesquisa prévia em casa, buscando entender e identificar rimas, assonâncias e aliterações em poemas e canções. Em sala, numa abordagem colaborativa, os conhecimentos serão compartilhados e aplicados na criação de novos textos, com ênfase na originalidade e expressividade. A colaboração entre os alunos será incentivada, de forma a enriquecer as criações com a multiplicidade de ideias e percepções.
A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas descobertas e iniciarão a produção colaborativa de suas composições. Na segunda aula, finalizarão suas criações e realizarão as apresentações para a turma.
A avaliação será contínua e formativa, considerando o envolvimento do aluno no processo de pesquisa e criação, a compreensão e aplicação dos conceitos literários, a originalidade e criatividade expressa em seus trabalhos, bem como a habilidade de apresentação verbal. A participação ativa nas discussões em grupo e a contribuição para a produção colaborativa também serão aspectos avaliados. Feedbacks construtivos serão fornecidos, incentivando a autoavaliação e o crescimento contínuo.
Utilizaremos recursos variados para facilitar o processo de aprendizagem e estimular a criatividade. Isso inclui acesso a bibliotecas físicas e online para a pesquisa de textos e músicas, materiais para a produção dos poemas visuais como papéis coloridos, marcadores e adereços. Dispositivos de áudio para a escuta e análise de canções, além do uso de aplicações digitais que possam auxiliar na criação textual e musical.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula