Pequenos Poetas: Criando e Apresentando

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e Criatividade

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo encantado da poesia e da musicalidade das palavras através do estudo de rimas, assonâncias e aliterações. Como tarefa de casa, eles deverão explorar poemas e canções que destaquem esses elementos literários. Posteriormente, em sala, aplicarão seus conhecimentos para criar composições próprias, entre poemas visuais e canções. A culminância desse processo criativo será a apresentação dos trabalhos para a classe, promovendo a prática da expressão verbal e apreciação estética dos textos produzidos, sob uma ótica crítica e construtiva. Esta dinâmica visa não apenas a integração entre teoria e prática, mas também o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a análise literária e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular a apreciação literária e musical nos alunos, através da exploração criativa de elementos como rimas, assonâncias e aliterações, fundamentais na composição poética e musical. Deseja-se que, ao fim da atividade, os alunos sejam capazes de identificar tais elementos em textos diversos, e aplicá-los de forma consciente na criação de suas próprias obras. Além disso, visa-se fomentar a expressão verbal e criatividade, incentivando a apresentação dos trabalhos, o que contribuirá para seu desenvolvimento pessoal e interpessoal.

  • Explorar elementos literários em textos e músicas.
  • Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral.
  • Fomentar a criatividade e originalidade na produção textual.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e crítico.

Conteúdo Programático

Esta atividade se situa no encontro entre a literatura, a musicalidade e a expressão visual, explorando conceitos fundamentais para a formação inicial em língua portuguesa. O estudo focado em elementos como rimas, assonâncias e aliterações possibilita uma compreensão mais ampla dos mecanismos que conferem ritmo e beleza ao texto, permitindo aos estudantes não apenas uma apreciação mais aprofundada da literatura, mas também um engajamento ativo no processo criativo de composição poética.

  • Elementos literários: rimas, assonâncias, aliterações.
  • Poemas visuais: conceito e técnicas.
  • Criação de canções próprias.
  • Técnicas de apresentação verbal e expressão.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos realizarão uma pesquisa prévia em casa, buscando entender e identificar rimas, assonâncias e aliterações em poemas e canções. Em sala, numa abordagem colaborativa, os conhecimentos serão compartilhados e aplicados na criação de novos textos, com ênfase na originalidade e expressividade. A colaboração entre os alunos será incentivada, de forma a enriquecer as criações com a multiplicidade de ideias e percepções.

  • Tarefa de casa exploratória sobre elementos literários.
  • Produção colaborativa de poemas visuais e canções em sala.
  • Apresentações dos trabalhos para prática da expressão verbal.
  • Avaliação crítica por parte dos alunos dos trabalhos apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas descobertas e iniciarão a produção colaborativa de suas composições. Na segunda aula, finalizarão suas criações e realizarão as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Discussão sobre descobertas e início da produção colaborativa.
  • Aula 2: Finalização da produção e apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando o envolvimento do aluno no processo de pesquisa e criação, a compreensão e aplicação dos conceitos literários, a originalidade e criatividade expressa em seus trabalhos, bem como a habilidade de apresentação verbal. A participação ativa nas discussões em grupo e a contribuição para a produção colaborativa também serão aspectos avaliados. Feedbacks construtivos serão fornecidos, incentivando a autoavaliação e o crescimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Utilizaremos recursos variados para facilitar o processo de aprendizagem e estimular a criatividade. Isso inclui acesso a bibliotecas físicas e online para a pesquisa de textos e músicas, materiais para a produção dos poemas visuais como papéis coloridos, marcadores e adereços. Dispositivos de áudio para a escuta e análise de canções, além do uso de aplicações digitais que possam auxiliar na criação textual e musical.

  • Bibliotecas físicas e online.
  • Papéis coloridos, marcadores e adereços.
  • Dispositivos de áudio.
  • Aplicações digitais para criação textual e musical.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo