Pintura com os Dedos Mágicos

Desenvolvida por: Stepha… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão e Criatividade através da Pintura

A atividade 'Pintura com os Dedos Mágicos' tem como propósito proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma experiência enriquecedora que une arte e comunicação. Através do uso de tintas e pintura com os dedos, as crianças vão explorar suas emoções e pensamentos de maneira lúdica e expressiva. Inicialmente, será conduzida uma roda de conversa onde os estudantes discutirão sobre como as diferentes cores podem representar sentimentos e experiências pessoais. Esta fase é essencial para estimular a capacidade de reflexão e a troca de ideias entre os alunos. Após a discussão, eles terão a oportunidade de criar suas próprias obras em grandes folhas de papel, utilizando somente os dedos como ferramentas. Essa prática não só desenvolve as habilidades motoras finas, como também encoraja a liberdade criativa e a autoexpressão. Durante a sessão de pintura, será incentivado que compartilhem suas histórias e sentimentos relacionados com as cores e formas que escolhem, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão oral.

Objetivos de Aprendizagem

A proposta desta atividade visa alcançar objetivos de aprendizagem que fomentem a criatividade, a autodescoberta e a comunicação efetiva entre os alunos. A partir da reflexão sobre as cores e suas associações pessoais, as crianças são conduzidas a expressar de forma visual e verbal seus sentimentos e experiências. Esse processo auxilia na construção de uma comunicação mais articulada e na capacidade de relatar suas vivências de maneira sequencial e lógica.

  • Desenvolver a capacidade de expressar emoções e sentimentos através da arte.
  • Estimular a criatividade e a autoexpressão em atividades artísticas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral ao partilhar ideias e sentimentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF02LP17: Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.
  • EF02LP24: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos significativos do desenvolvimento infantil, focalizando principalmente a relação entre arte e comunicação. A capacidade de associar cores a emoções é uma importante habilidade cognitiva que é incentivada, promovendo além disso, a expressividade e a interação social durante a atividade. As crianças são também introduzidas ao conceito de narrativa, à medida que são encorajadas a organizar e articular suas histórias e experiências pessoais de maneira coerente.

  • Associar cores a sentimentos e emoções em contexto artístico.
  • Expressar-se através de diferentes formas de arte.
  • Comunicar-se efetivamente em grupos, compartilhando ideias e narrativas.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'Pintura com os Dedos Mágicos' é centrada na aprendizagem ativa e cooperativa. A roda de conversa inicial é uma estratégia pedagógica eficaz, pois proporciona um ambiente de troca de ideias e socialização, crucial para o desenvolvimento das habilidades orais e do pensamento crítico. Na sequência, a prática artística com a pintura de dedos oferece um espaço de criação colaborativa e individual, permitindo que cada aluno explore livremente suas expressões artísticas enquanto interage com os colegas.

  • Roda de conversa inicial para discussão sobre cores e emoções.
  • Atividades práticas de pintura com os dedos em grupos pequenos.
  • Compartilhamento das obras e relatos pessoais em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade foi planejada para ser realizada em duas sessões de 1 hora cada. Na primeira aula, focaremos na introdução ao tema e discussão inicial sobre o significado das cores. Já na segunda aula, as crianças se dedicarão à pintura e ao compartilhamento das suas criações, promovendo um ambiente de apreciação e valorização das produções dos pares.

  • Aula 1: Introdução ao tema, roda de conversa sobre cores e sentimentos.
  • Aula 2: Pintura com os dedos e apresentação dos trabalhos com discussão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e qualitativa, baseada na observação do engajamento e participação durante as discussões e atividades práticas. Critérios como a capacidade de expressar ideias, trabalhar em grupo, e verbalizar os sentimentos e histórias relacionadas às obras serão considerados. Por exemplo, o professor pode avaliar o progresso observando como o aluno relaciona cores com sentimentos de maneira mais articulada ao longo da atividade. Além disso, será monitorado o desenvolvimento motor e a inovação criativa nas formas e composições apresentadas nos trabalhos artísticos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade de forma eficaz, diversos recursos são necessários, incluindo materiais que facilitem a expressão criativa e ferramentas que assegurem a segurança e conforto das crianças. O uso de tintas adequadas e folhas de grande dimensão é essencial para garantir liberdade de movimento e exploração. Além disso, o ambiente deve estar preparado para receber as crianças de maneira acolhedora e inspiradora.

  • Tintas não tóxicas para crianças.
  • Folhas grandes de papel branco.
  • Panos e aventais para proteção contra sujeira.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo