Nesta atividade prática, denominada 'Construtores de Histórias', discentes do 2º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenos grupos para participar de uma dinâmica criativa e educacional. Cada grupo receberá um conjunto variado de cartas que incluem palavras e diferentes sinais de pontuação. A tarefa de cada grupo será a de construir uma narrativa coesa e criativa, utilizando as palavras fornecidas e aplicando corretamente os sinais de pontuação. Após a composição das histórias, haverá um momento para apresentação das narrativas diante da turma, instigando um processo de revisão coletiva. Esta etapa permitirá que os alunos revisem, sugiram modificações e melhorem a pontuação das histórias de outros grupos, exercitando habilidades de leitura crítica, revisão e edição de texto. A atividade emprega metodologias ativas como 'Mão-na-massa' e 'Sala de Aula Invertida', incentivando o aprendizado ativo, a colaboração entre alunos e estimulando a criatividade e o pensamento crítico.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos de escrita e pontuação de forma prática e colaborativa. Através do desenvolvimento e revisão de histórias em grupo, os estudantes poderão explorar diferentes maneiras de expressar ideias, utilizando adequadamente a pontuação para conferir clareza e emoção aos textos. Ademais, pretende-se fomentar a habilidade de trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico, enquanto os alunos interpretam e melhoram os textos uns dos outros, estimulando um ambiente de aprendizado cooperativo e interativo.
O conteúdo programático abrange a introdução e aplicação de conceitos fundamentais de pontuação e construção textual. Através da prática orientada, os alunos irão explorar o uso correto de ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, bem como a importância da segmentação correta entre as palavras e o uso de letras maiúsculas. Este programa visa desenvolver não apenas habilidades técnicas de escrita, mas também fomentar capacidades cruciais como criatividade, interpretação textual e colaboração.
A metodologia 'Mão-na-massa' proporcionará aos alunos uma experiência ativa de aprendizagem, permitindo que eles participem diretamente da construção de conhecimento através da prática. Na 'Sala de Aula Invertida', os alunos irão inicialmente explorar os conceitos de forma autônoma ou em pequenos grupos, para depois partilhar, discutir e aprimorar suas histórias com o restante da turma, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e de troca de ideias.
A atividade será realizada ao longo de seis aulas de 40 minutos, divididas entre a construção das histórias, revisão e apresentação final, assegurando uma distribuição equitativa de tempo para todas as fases da atividade.
A avaliação será realizada através de observação contínua durante as atividades de criação, revisão e apresentação das histórias. Será dada especial atenção à aplicação correta da pontuação, criatividade na construção das narrativas, capacidade de revisão e melhoria do texto, bem como eficácia no trabalho em equipe. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do processo, permitindo que os alunos reflitam sobre seu aprendizado e progridam de maneira contínua. Exemplos específicos de aplicação adequada da pontuação e melhorias significativas no texto após revisão serão destacados e reconhecidos.
Para a realização desta atividade, serão necessários cartões ou tiras de papel contendo palavras e sinais de pontuação, espaço adequado para a colaboração em grupo e dispositivos para projeção durante as apresentações finais. Esses recursos permitirão uma imersão criativa e colaborativa na construção e revisão das histórias, fomentando um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem.
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