Poemas Mágicos e Coloridos

Desenvolvida por: Gilda … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita, Análise linguística/semiótica, Leitura, Oralidade, Produção de textos

Nesta aula, os alunos irão explorar poemas visuais. Primeiramente, o professor iniciará uma roda de debate para discutir o que são poemas visuais e como eles são diferentes dos poemas comuns. Em seguida, os alunos receberão folhas em branco e materiais de arte para criar seus próprios poemas visuais, utilizando frases curtas e desenhos. No final, todos compartilharão suas criações em um debate aberto, discutindo as escolhas de formato e cores utilizadas em suas obras. A atividade visa motivar a leitura e a escrita, além de desenvolver a criatividade dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula busca promover uma compreensão mais profunda da linguagem e da criatividade através da exploração de poemas visuais, que combinam elementos textuais e visuais. A atividade objetiva incentivar a leitura e escrita de forma lúdica, permitindo que os alunos expressem suas ideias por meio da arte e da linguagem escrita. Além disso, a visualização e criação de poemas visuais servem como um trampolim para a análise crítica de texto, permitindo que os alunos explorem a semiótica de maneira prática. Integrar a experiência prática e debates estimula as habilidades sociais de trabalhar em grupo e compartilhar perspectivas, constituindo um ambiente educacional que promove tanto o desenvolvimento cognitivo quanto social, dentro do escopo da Língua Portuguesa.

  • Estimular a leitura e interpretação de textos visuais e poéticos
  • Desenvolver a capacidade de expressão escrita e artística
  • Fomentar a criatividade e a análise crítica
  • Promover habilidades de comunicação em grupo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF02LP29: Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é desenvolvido para estimular a afinidade dos alunos com a leitura e escrita de textos poéticos visuais. Através da realização de atividades práticas, o aluno é levado a observar diferentes formas de expressão artística, ligando-as a conceitos linguísticos e estéticos presentes nos poemas visuais. Esta abordagem interativa não só amplia o vocabulário e as habilidades de leitura dos alunos, como também encoraja a expressão individual e a apreciação das diferentes formas de literatura. A atividade também explora o processo de leitura compartilhada e criação autônoma, integrando o conhecimento de maneira que os alunos possam aplicar as lições no contexto real, facilitando uma compreensão holística da língua e suas manifestações.

  • Conceito de poemas visuais
  • Elementos textuais e visuais na composição de poemas
  • Técnicas de criação artística e escrita
  • Leitura e discussão em grupo sobre produções individuais

Metodologia

A metodologia aplicada envolve o uso de metodologias ativas para garantir o engajamento dos alunos, como rodas de debate e criação prática de arte textual. Tais abordagens são fundamentais para fomentar um ambiente de aprendizagem centrado no aluno, onde eles possam se sentir parte ativa do processo educacional. A roda de debate permite que os alunos compartilhem e questionem suas ideias e percepções em um espaço seguro, promovendo o desenvolvimento da oralidade e habilidades interpessoais, essenciais no contexto escolar. A criação de poemas visuais serve como uma prática de aprendizado baseada em projetos, onde a teoria e a prática convergem, facilitando o aprendizado significativo e efetivo.

  • Discussões interativas sobre poemas visuais
  • Atividades práticas de criação
  • Apresentação e debate de criações em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma inclui uma aula de 60 minutos, onde os alunos terão a possibilidade de se engajar plenamente na atividade de criação de poemas visuais. Esta aula é organizada para maximizar o tempo de interação e produção prática dos alunos, dividindo o tempo entre uma apresentação inicial da atividade, a execução prática e um momento de partilha e discussão. Esta estrutura não só garante que os alunos possam entender o conceito de poemas visuais, mas também experimentá-lo de maneira prática e reflexiva, estimulando a criatividade através do uso consciente do tempo durante a aula.

  • Aula 1: Introdução a poemas visuais e criação prática
  • Momento 1: Introdução aos Poemas Visuais (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o que são poemas visuais. Utilize exemplos visuais simples que podem ser desenhados no quadro. Permita que os alunos façam perguntas e incentive a comparação com poemas tradicionais. É importante que os alunos compreendam como os elementos visuais são integrados para criar significado. Observe se os alunos conseguem identificar as diferenças entre os dois tipos de poemas.

    Momento 2: Discussão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos para uma roda de conversa. Pergunte o que eles pensaram sobre os exemplos de poemas visuais apresentados. Incentive a participação de todos e valorize as diferentes interpretações e opiniões. Utilize perguntas abertas para fomentar a discussão, como 'O que vocês acharam mais interessante nos poemas que viram?'. Avalie a compreensão pelo engajamento na conversa.

    Momento 3: Criação de Poemas Visuais (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua papel e materiais de arte para que os alunos comecem a criar seus próprios poemas visuais. Oriente-os a combinar frases curtas e ilustrações expressivas. Circule pela sala para oferecer suporte e sugestões enquanto eles trabalham. Incentive a criatividade e lembre-os de que podem usar cores e formas livremente. Avalie a participação por meio da observação contínua do envolvimento de cada aluno com a tarefa.

    Momento 4: Apresentação das Criações (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma breve exposição dos trabalhos. Permita que cada aluno apresente sua criação ao grupo, explicando suas escolhas artísticas. Incentive a prática de elogios e críticas construtivas, formando um ambiente de respeito. Finalize o momento destacando as variadas formas que cada um encontrou para se expressar. Avalie a habilidade de comunicação e a capacidade de argumentação dos alunos durante as apresentações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    No caso de alunos que apresentem dificuldades na leitura, ofereça suporte individualizado, ajudando na compreensão dos exemplos mostrados. Todo o material de arte deve estar ao alcance dos alunos; para aqueles que possam ter alguma limitação motora, forneça opções ergonômicas, como tesouras adaptadas ou lápis grossos que sejam mais fáceis de controlar. Utilize tecnologia acessível, como tablets para criação digital caso necessário. Certifique-se de que todos tenham oportunidades de expressar suas ideias durante as discussões e apresentações, valorizando diferentes formas de comunicação, como gestos ou desenhos.

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na observação contínua do engajamento e participação dos alunos durante as atividades práticas. Uma opção de avaliação é a realização de autoavaliações em que os próprios alunos compartilham suas experiências e reflexões sobre o que aprenderam ao longo da atividade. Critérios de avaliação incluirão criatividade, esforço, capacidade de trabalhar em equipe e expressão oral. Outro método é a criação de um portfólio, onde os alunos coletam seus trabalhos e refletem sobre o progresso realizado. Essas metodologias fornecem um panorama diversificado do aprendizado, permitindo ajustes pedagógicos conforme as necessidades surgirem, e garantindo a equidade do processo avaliativo ao dar voz ao aluno.

  • Observação contínua do aluno
  • Autoavaliação das produções
  • Criação de portfólio individual

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta atividade incluem uma variedade de materiais de arte, como lápis de cor, papel de desenho e pincéis, além de tecnologias digitais, caso disponibili. O uso desses recursos estimula o engajamento tátil e visual dos alunos, permitindo-lhes explorar diferentes formas de expressão. O uso de tablets ou computadores pode facilitar a busca por referência de poemas visuais, enriquecendo a criação dos alunos e ampliando suas referências culturais e artísticas. A combinação de materiais tradicionais e digitais favorece uma aprendizagem inclusiva e rica em recursos, com foco na diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento da aula.

  • Papel e materiais de arte
  • Acesso a tecnologia digital (opcional)
  • Textos de referência sobre poemas visuais

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o empenho do professor para considerar as diversas necessidades dos alunos em sala de aula. Embora esta turma não apresente condições ou deficiências específicas, é sempre relevante apontar estratégias de inclusão que possam ser úteis. Destaco a importância de adaptar a comunicação verbal e não-verbal para garantir a compreensão de todos, além de promover um ambiente acolhedor e seguro. Materiais didáticos impressos e visuais podem ser utilizados conforme as diferentes formas de aprendizado. A previsão de espaços tranquilos para concentração ou o incentivo à expressão oral diversa promoverá maior equidade e eficácia educacional.

  • Adaptação de comunicação para diferentes estilos de aprendizado
  • Espaços tranquilos de concentração
  • Incentivo à expressão oral e artística de forma inclusiva

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo