Quadrinhos da Nossa História

Desenvolvida por: Tainá … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Histórias em Quadrinhos

A atividade 'Quadrinhos da Nossa História' propõe empregar a Aprendizagem Baseada em Projetos para motivar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando tanto contos clássicos quanto histórias originais como inspiração. Esta atividade iniciará com uma introdução sobre os elementos fundamentais das histórias em quadrinhos, incluindo a caracterização de personagens, cenários, diálogos e a utilização de onomatopeias. Os alunos serão organizados em grupos para o desenvolvimento do projeto, onde inicialmente trabalharão no esboço do roteiro de sua história, decidindo as cenas que serão incluídas e, posteriormente, distribuirão as responsabilidades referentes à ilustração e redação. O produto final será uma coletânea de histórias em quadrinhos construídas pelos próprios alunos, as quais serão compartilhadas com toda a turma e expostas na sala de aula ou na escola, promovendo assim, um rico intercâmbio cultural e literário entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos para trabalhar em equipe, promovendo a criatividade, a expressão escrita e visual, além da capacidade de planejamento e execução de projetos. Os estudantes aprenderão sobre os elementos que compõem uma história em quadrinhos, reconhecendo a importância da narrativa visual e textual combinadas. Ao mesmo tempo, serão encorajados a aplicar a língua portuguesa de forma lúdica, explorando rimas, aliterações e assonâncias, conforme desenvolvem suas histórias. Este projeto buscará também estimular a apreciação pela leitura e pela arte, enquanto fomenta a colaboração e a autonomia entre os alunos.

  • Compreender os elementos constitutivos de uma história em quadrinhos.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e ilustração.
  • Estimular o trabalho em equipe e a distribuição de tarefas.
  • Promover a apreciação pela leitura e pela arte.
  • Fomentar a capacidade de planejamento e execução de projetos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará os fundamentos das histórias em quadrinhos, abrangendo desde a concepção dos personagens, passando pela elaboração do cenário até a criação dos diálogos e o emprego das onomatopeias. Será dada atenção especial à estrutura narrativa, incluindo o início, desenvolvimento, clímax e desfecho, assim como as técnicas de ilustração para representar visões, emoções e ações. Além disso, exploraremos os aspectos linguísticos como rimas, aliterações e assonâncias, fortalecendo a habilidade de escrita dos alunos.

  • Elementos de uma história em quadrinhos: personagens, cenários, diálogos e onomatopeias.
  • Estrutura narrativa: início, desenvolvimento, clímax e conclusão.
  • Técnicas básicas de ilustração para histórias em quadrinhos.
  • Exploração linguística: rimas, aliterações, assonâncias.

Metodologia

Na metodologia empregada nesta atividade, combinaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos com a Sala de Aula Invertida e Atividades Mão-na-massa. Inicialmente, os alunos receberão uma introdução teórica sobre os elementos das histórias em quadrinhos e, em seguida, serão organizados em grupos para começarem a esboçar suas próprias criações. A Sala de Aula Invertida será aplicada através de pesquisas e estudos em casa sobre contos clássicos, enquanto na escola, a ênfase será na aplicação prática do aprendizado. O processo culminará com a produção e apresentação dos quadrinhos, promovendo a interação e o compartilhamento entre os estudantes.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Sala de Aula Invertida.
  • Atividades Mão-na-massa.
  • Rodas de Debate sobre a evolução dos projetos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total demandará 4 horas, divididas em 4.8 aulas de 50 minutos, contemplando desde o entendimento teórico dos elementos que compõem uma história em quadrinhos até a finalização dos projetos dos alunos. Isto incluirá discussões em sala, períodos de pesquisa e de produção, além da sessão de compartilhamento e exposição dos trabalhos finais.

  • Aula 1: Introdução aos quadrinhos e formação dos grupos.
  • Aula 2: Planejamento das histórias e distribuição das tarefas.
  • Aula 3: Início da produção das histórias em quadrinhos.
  • Aula 4: Continuação da produção e revisão dos trabalhos.
  • Aula 4.8: Apresentação dos quadrinhos e exposição.

Avaliação

A avaliação dos alunos se dará através da observação contínua do engajamento individual e do trabalho em grupo durante o processo de criação das histórias em quadrinhos. Critérios como criatividade, colaboração, aderência ao tema proposto, qualidade da narrativa e das ilustrações serão considerados na avaliação final. Além disso, a capacidade de expressar ideias verbalmente durante a apresentação dos trabalhos também será parte do processo avaliativo. Exemplos concretos de avaliação incluirão checklists de elementos presentes nas histórias e rubricas para avaliar a qualidade da colaboração e do produto final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para desenho e pintura, como lápis, canetas, pincéis e tintas, além de papéis de vários tipos. Também será fundamental o acesso a computadores ou tablets para pesquisa sobre contos clássicos e técnicas de ilustração, além de softwares de edição de imagem nos casos em que os alunos optem por produzir suas histórias digitalmente. A disponibilidade de uma impressora para a produção final dos quadrinhos impressos aumentará o alcance do projeto, permitindo uma exposição mais ampla.

  • Materiais de desenho e pintura (lápis, canetas, pincéis, tintas).
  • Papéis de diversos tipos.
  • Computadores ou tablets para pesquisas e produção digital.
  • Softwares de edição de imagem.
  • Impressora para os trabalhos finais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo