Receita Mágica da Boa Convivência

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Convivência e respeito mútuo

Essa atividade tem como objetivo fortalecer a convivência harmoniosa entre os alunos e a nova professora, através da criação coletiva de uma 'Receita Mágica da Boa Convivência'. Inicialmente, o professor introduzirá o gênero textual 'receita', explorando suas partes constituintes como título, ingredientes e modo de preparo. Esta etapa é essencial para familiarizar os alunos com a estrutura do texto que irão elaborar. Posteriormente, a turma será convidada a refletir e compartilhar valores e ações (ingredientes e modo de fazer) que acreditam ser fundamentais para uma convivência positiva no ambiente escolar. Essa discussão será realizada em uma roda de debate, uma metodologia ativa que promove o diálogo e a escuta, permitindo que todos os participantes tenham voz. Cada sugestão será cuidadosamente discutida e, se acordo, adicionada à receita. O resultado final será uma compilação das ideias da turma sobre o que compõe uma boa convivência, sendo posteriormente escrita, lida em voz alta e afixada na sala de aula como uma lembrança deste momento especial de acolhimento e reflexão coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa ao desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de textos, familiarizando os alunos com o gênero textual 'receita', promovendo a capacidade de trabalhar em equipe e respeitar as ideias alheias, além de estimular a reflexão sobre valores fundamentais para a convivência em sociedade, como respeito, amizade e colaboração. Através da metodologia ativa da roda de debate, os alunos terão a oportunidade de exercitar a escuta ativa, o respeito às diferenças e a oralidade, expressando suas opiniões e considerando as dos colegas, o que é essencial para formar cidadãos conscientes e empáticos.

  • Familiarizar os alunos com o gênero textual 'receita', discutindo suas características e estrutura.
  • Promover a reflexão e discussão sobre valores essenciais para uma convivência harmoniosa em sala de aula.
  • Estimular a expressão de ideias e a escuta ativa por meio da roda de debate.
  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação de texto e escrita.
  • Fortalecer as relações interpessoais entre alunos e entre alunos e a nova professora.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

A atividade será centrada na exploração do gênero textual 'receita', abordando sua estrutura e elementos constituintes, como o título, ingredientes e modo de preparo. Adicionalmente, a discussão em torno dos valores essenciais para a boa convivência será integrada ao estudo do texto, aplicando o conhecimento teórico de forma prática. Este conteúdo programático apoia a habilidade de leitura e compreensão textual, a expressão escrita e oral, além de fomentar uma reflexão crítica sobre as relações interpessoais.

  • Gênero textual 'receita': estrutura e características.
  • Valores essenciais para a convivência em grupo: respeito, amizade, colaboração.
  • Metodologia Ativa: Roda de Debate.
  • Leitura, interpretação e produção textual.

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a roda de debate. Essa abordagem estimula a participação ativa dos alunos, permitindo que cada um expresse suas ideias e ouça as dos colegas de forma respeitosa. Inicialmente, o professor introduzirá o conceito de receita e discutirá exemplos com a turma. Em seguida, a roda de debate será organizada para discussão e seleção dos 'ingredientes' e 'modos de fazer' sugeridos pelos alunos. Este formato favorece a reflexão coletiva, o desenvolvimento da oralidade e a construção de consensos, aspectos fundamentais para a atividade proposta.

  • Introdução ao gênero textual 'receita' e suas partes constituintes.
  • Organização da roda de debate para discussão de ideias.
  • Elaboração coletiva da 'Receita Mágica da Boa Convivência'.
  • Leitura e exposição da receita finalizada.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao gênero textual e a exploração inicial de ideias para a receita. Na segunda aula, a roda de debate será realizada, culminando na finalização da receita e sua apresentação.

  • Aula 1: Introdução ao gênero textual 'receita' e exploração inicial de ideias.
  • Aula 2: Roda de debate, elaboração e apresentação da 'Receita Mágica da Boa Convivência'.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma processual e formativa, observando-se a participação ativa dos alunos durante a roda de debate, a capacidade de expressão de ideias de maneira respeitosa e construtiva, e a contribuição individual para a elaboração da receita. Serão valorizadas as manifestações de empatia, cooperação e respeito às ideias alheias. Um feedback positivo e encorajador será dado à turma como um todo e aos alunos individualmente, destacando os aspectos positivos e as áreas para desenvolvimento futuro.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como cartolina e canetas coloridas para a escrita final da receita. Adicionalmente, um espaço adequado para a roda de debate permitirá que todos os alunos participem de forma igualitária. Textos exemplificando o gênero 'receita' serão utilizados na introdução da atividade para familiarizar os alunos com a estrutura do texto.

  • Cartolina e canetas coloridas.
  • Exemplos impressos de receitas.
  • Espaço adequado para a organização da roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo