Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão explorar o mundo das rimas e sonoridades através de uma dança divertida com palavras. Primeiramente, eles serão introduzidos a um poema simples, que será lido em voz alta pela professora. Em seguida, os alunos, organizados em grupos, criarão sua própria versão do poema, explorando rimas e sons, estabelecendo comparações com sensações e objetos do cotidiano. Essa atividade visa estimular a criatividade e promover o trabalho em equipe. A conclusão se dará com apresentações em que cada grupo recitará seu poema de forma ritmada, desenvolvendo habilidades de expressão oral e construção textual.
Visamos desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e criar rimas e jogos de palavras, relacionando palavras através de sons e sensações do dia a dia. A atividade busca também incentivar o trabalho colaborativo, a expressão oral e escrita, bem como a valorização das diferentes formas de linguagem. Ao estabelecerem suas próprias versões do poema, os alunos exercitarão a escuta ativa, a segmentação e reestruturação de palavras, fortalecendo o processo de alfabetização de forma lúdica e eficaz.
O conteúdo programático enfatiza a melhora da percepção rítmica e sonora dos alunos através de poemas. A atividade visa a compreensão prática de estruturas silábicas, essencial para a construção do conhecimento linguístico infantil. Este processo estimula a formação das habilidades de leitura e escrita, integrando-as com a criatividade e expressão pessoal dos alunos.
A metodologia proposta baseia-se em atividades práticas e colaborativas, começando com a leitura em voz alta, que motiva os alunos a apreciar a musicalidade das palavras. Em grupos, os alunos reconstroem o poema, uma prática que solidifica a aprendizagem pela exploração e interação. As apresentações finais reforçam a confiança e promovem a troca de experiências entre os grupos.
O cronograma está estruturado em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula foca na apresentação do poema e na compreensão dos conceitos de rima, e a segunda se dedica à criação, prática e apresentação dos poemas produzidos pelos grupos, culminando em uma experiência prática e rica em aprendizado.
Os alunos serão avaliados pela participação na atividade em grupo e pela originalidade e coesão do poema criado. A avaliação também considerará a capacidade de trabalhar em equipe e a habilidade de incorporar as rimas e ritmos aprendidos. Exemplos de critérios incluem como o grupo integrou diferentes ideias no poema, a clareza na apresentação e o uso criativo do vocabulário explorado.
Para a execução da atividade, serão utilizados diversos recursos que auxiliem no engajamento e na facilitação do processo de ensino. Tais recursos são pensados para estimular visual e auditivamente os alunos, conectando o aprendizado teórico à prática com dinamismo e criatividade.
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