Rima e Ritmo: A Dança das Palavras!

Desenvolvida por: Joana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Rimas e Sonoridades no Contexto Infantil

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão explorar o mundo das rimas e sonoridades através de uma dança divertida com palavras. Primeiramente, eles serão introduzidos a um poema simples, que será lido em voz alta pela professora. Em seguida, os alunos, organizados em grupos, criarão sua própria versão do poema, explorando rimas e sons, estabelecendo comparações com sensações e objetos do cotidiano. Essa atividade visa estimular a criatividade e promover o trabalho em equipe. A conclusão se dará com apresentações em que cada grupo recitará seu poema de forma ritmada, desenvolvendo habilidades de expressão oral e construção textual.

Objetivos de Aprendizagem

Visamos desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e criar rimas e jogos de palavras, relacionando palavras através de sons e sensações do dia a dia. A atividade busca também incentivar o trabalho colaborativo, a expressão oral e escrita, bem como a valorização das diferentes formas de linguagem. Ao estabelecerem suas próprias versões do poema, os alunos exercitarão a escuta ativa, a segmentação e reestruturação de palavras, fortalecendo o processo de alfabetização de forma lúdica e eficaz.

  • Estimular a criatividade por meio da construção de novos textos a partir de um poema base.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita com foco em ritmo e rima.
  • Fomentar o trabalho em grupo, promovendo a cooperação e o respeito às ideias alheias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático enfatiza a melhora da percepção rítmica e sonora dos alunos através de poemas. A atividade visa a compreensão prática de estruturas silábicas, essencial para a construção do conhecimento linguístico infantil. Este processo estimula a formação das habilidades de leitura e escrita, integrando-as com a criatividade e expressão pessoal dos alunos.

  • Rimas e sonoridades nas palavras.
  • Segmentação e recomposição silábica.
  • Expansão do vocabulário através de comparações e associações.

Metodologia

A metodologia proposta baseia-se em atividades práticas e colaborativas, começando com a leitura em voz alta, que motiva os alunos a apreciar a musicalidade das palavras. Em grupos, os alunos reconstroem o poema, uma prática que solidifica a aprendizagem pela exploração e interação. As apresentações finais reforçam a confiança e promovem a troca de experiências entre os grupos.

  • Leitura em voz alta de um poema simples.
  • Trabalho em grupo para criação de novos textos.
  • Apresentação coletiva das produções utilizando ritmo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula foca na apresentação do poema e na compreensão dos conceitos de rima, e a segunda se dedica à criação, prática e apresentação dos poemas produzidos pelos grupos, culminando em uma experiência prática e rica em aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao poema e conceitos de rima com atividades práticas.
  • Aula 2: Criação, ensaio e apresentação dos poemas em grupos.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação na atividade em grupo e pela originalidade e coesão do poema criado. A avaliação também considerará a capacidade de trabalhar em equipe e a habilidade de incorporar as rimas e ritmos aprendidos. Exemplos de critérios incluem como o grupo integrou diferentes ideias no poema, a clareza na apresentação e o uso criativo do vocabulário explorado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão utilizados diversos recursos que auxiliem no engajamento e na facilitação do processo de ensino. Tais recursos são pensados para estimular visual e auditivamente os alunos, conectando o aprendizado teórico à prática com dinamismo e criatividade.

  • Textos impressos do poema base.
  • Quadro e pincéis para anotações.
  • Instrumentos de percussão simples para marcação de ritmo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo