Roda de Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Exploração das Palavras e Expressão Criativa

A atividade 'Roda de Palavras Mágicas' tem como propósito desenvolver a expressividade e o vocabulário dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental por meio de uma prática lúdica. Neste exercício, os alunos se sentarão em círculo em uma configuração de roda, criando um ambiente de troca colaborativa. Cada aluno receberá uma palavra mágica, previamente selecionada pelo professor, que reflete emoções, estados ou qualidades positivas, como 'felicidade'. Ao longo da atividade, os alunos serão incentivados a explorar a palavra atribuída, usando-a como ponto de partida para construir frases, contar mini-histórias ou mesmo criar pequenos poemas. Essa abordagem não apenas estimula o aprendizado vocabular e ortográfico, mas também promove a escuta ativa e a interação entre os colegas, melhorando suas habilidades de comunicação e empatia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão centrados em ampliar o vocabulário dos alunos, incentivar a criatividade e a expressividade na comunicação oral e escrita. A atividade permite que as crianças explorem novas palavras e as integrem a diferentes contextos, promovendo uma compreensão mais rica e detalhada do significado e uso das palavras.

  • Ampliar o vocabulário.
  • Incentivar a expressividade escrita e oral.
  • Explorar o significado das palavras em diferentes contextos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP11: Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o uso de palavras mágicas como base para o desenvolvimento de habilidades linguísticas. As crianças não apenas aprendem a escrever e a falar essas palavras, mas também a usá-las em diferentes formas textuais, como narrativas breves ou poemas, fortalecendo assim sua capacidade de articular pensamentos e ideias de maneira criativa.

  • Escrita de palavras e frases.
  • Criação de narrativas e poemas.
  • Exploração de significado e uso de palavras mágicas.

Metodologia

A metodologia aplicada baseia-se em práticas colaborativas e participativas, onde os alunos são colocados no centro do processo de aprendizagem. A formação em círculo e a atribuição de palavras mágicas visam criar um ambiente seguro e acolhedor que estimula cada aluno a compartilhar suas ideias e ouvir atentamente os colegas, enquanto o professor facilita e orienta a atividade, promovendo um diálogo rico e construtivo.

  • Trabalho colaborativo em círculo.
  • Utilização de palavras mágicas.
  • Fomento à expressão oral e escrita.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em quatro horas-aula de 50 minutos cada, permitindo que os alunos tenham tempo suficiente para explorar suas palavras mágicas de maneira completa e abrangente. Esta divisão garante que cada criança possa participar ativamente e receber o feedback necessário para seu desenvolvimento.

  • Aula 1: Introdução e distribuição das palavras mágicas.
  • Aula 2: Exploração individual e compartilhamento em grupo.
  • Aula 3: Criação de narrativas e/ou poemas.
  • Aula 4: Apresentação dos trabalhos e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada na observação contínua do envolvimento e participação dos alunos durante toda a atividade. O professor deve observar e registrar como cada aluno utiliza sua palavra mágica para formar frases ou histórias, sua habilidade para expressar-se oralmente e interagir com seus colegas e sua abertura a feedbacks construtivos. Exemplos de rubricas de avaliação incluem a capacidade de inovar com a palavra atribuída, a clareza na comunicação de ideias e o envolvimento cooperativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade são simples, porém eficazes, garantindo que todos os alunos tenham a mesma oportunidade de participar integralmente da atividade. Os materiais visam facilitar a escrita, a criatividade e o compartilhamento das ideias, enquanto a estrutura em círculo reforça a noção de comunidade e apoio entre os colegas.

  • Cartões com palavras mágicas.
  • Papel e lápis para escrita.
  • Quadro branco e marcadores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo