Sílabas Mágicas na História

Desenvolvida por: Karina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Reconhecimento e manipulação de sílabas

Esta atividade visa engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no processo criativo de construir uma história coletivamente. A dinâmica começa com o professor narrando uma história pré-definida e, em momentos específicos, os alunos são convidados a modificar palavras desta narrativa alterando suas sílabas - seja inicial, medial ou final - utilizando como apoio um banco de palavras e uma caixa de sílabas pré-determinadas. A finalidade é estimular a compreensão sobre a estrutura das palavras, exercitar a imaginação e incentivar o trabalho colaborativo, em um ambiente lúdico e educativo. Serão usadas palavras com terminações em 'e' e 'i', promovendo assim uma prática focada também na pronúncia e na fonética. Os pilares desta atividade incluem a criatividade, a compreensão linguística e a interação social, elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma oportunidade de compreender melhor a estrutura das palavras através da manipulação de suas sílabas. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de leitura e escrita de maneira lúdica e interativa, enquanto praticam a colaboração e o respeito pelas ideias dos colegas. Além disso, a atividade pretende incentivar a imaginação e criatividade dos alunos, permitindo que construam histórias únicas em um processo coletivo. Tal prática abre espaço para a discussão sobre a diversidade linguística e a importância do trabalho em equipe na solução de desafios.

  • Compreender a estrutura das palavras através da manipulação de sílabas.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma lúdica.
  • Estimular a imaginação e criatividade.
  • Praticar o respeito e a colaboração em atividades em grupo.
  • Refletir sobre a diversidade linguística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Conteúdo Programático

Esta atividade é enquadrada na área de Língua Portuguesa, especificamente no aprendizado sobre a formação de palavras e a estrutura silábica. O conteúdo programático abrange a segmentação silábica, a substituição de sílabas para a formação de novas palavras e a prática de leitura e escrita através de dinâmicas grupais. Esse plano de aula propõe um exercício que além de contribuir para a aquisição dessas habilidades linguísticas fundamentais, apoia o desenvolvimento social e emocional dos alunos ao enfatizar a colaboração e a criatividade.

  • Formação e estrutura de palavras
  • Segmentação silábica
  • Substituição de sílabas
  • Prática de leitura e escrita colaborativa
  • Fonética e pronúncia

Metodologia

A metodologia aplicada será a de aprendizado ativo, onde os alunos participarão ativamente no processo de construção da história. Através da narrativa interativa, os estudantes serão estimulados a pensar criticamente sobre a estrutura das palavras, incentivados a se expressarem criativamente e a trabalharem juntos para completar a história. Este método promove uma aprendizagem significativa, favorecendo a retenção do conhecimento por meio da experiência prática e do envolvimento emocional com o conteúdo estudado.

  • Narrativa colaborativa
  • Substituição de sílabas em palavras
  • Uso de recursos visuais (banco de palavras, caixa de sílabas)
  • Discussão coletiva para seleção de palavras
  • Revisão e leitura coletiva da história criada

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação da atividade, preparação do material e início da construção da história. Na segunda aula, a atividade será continuada e finalizada com uma leitura coletiva.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da narrativa colaborativa.
  • Aula 2: Continuação e conclusão da história, seguida de leitura coletiva.

Avaliação

A avaliação será feita de forma formativa e processual, levando em conta a participação individual e a colaboração com o grupo. Será avaliada a capacidade dos alunos de entender e manipular a estrutura das palavras, assim como sua criatividade na elaboração da história. Observar-se-á também a interação entre os alunos, valorizando o respeito pelas ideias dos colegas e a capacidade de trabalho em equipe. Um momento de reflexão coletiva sobre o processo permitirá aos alunos expressarem o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem um banco de palavras com terminações em 'e' e 'i', uma caixa contendo várias sílabas para substituição, quadro negro ou lousa digital para escrita coletiva da história, além de cadernos ou folhas de papel para anotações individuais. O uso de imagens ou cartões ilustrativos pode enriquecer a experiência, facilitando a compreensão e estimulando a imaginação dos alunos.

  • Banco de palavras e caixa de sílabas
  • Quadro negro ou lousa digital
  • Folhas de papel ou cadernos
  • Imagens ou cartões ilustrativos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo