Supermercado das Letras

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Pontuação

O 'Supermercado das Letras' é uma atividade lúdica e interativa planejada para envolver alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na prática da escrita correta e uso apropriado de pontuação. Transformando a sala de aula em um supermercado, onde produtos (simulados por imagens ou objetos reais) apresentam etiquetas com grafias incorretas, os alunos, atuando como compradores, são desafiados a corrigir as palavras antes de finalizarem suas 'compras'. Esta atividade incentiva o reconhecimento e correção de erros comuns de escrita, aplicação de letras maiúsculas e sinais de pontuação, promovendo uma revisão ativa e colaborativa dos textos. Através deste exercício prático, busca-se não apenas aprimorar as habilidades ortográficas dos alunos, mas também estimular o trabalho em equipe, atenção aos detalhes e a capacidade de revisão de textos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade abrangem o desenvolvimento e aprimoramento da habilidade dos alunos em utilizar a grafia correta das palavras (com foco em estruturas silábicas já dominadas), aplicar corretamente letras maiúsculas e sinais de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação) em contextos variados. Espera-se que através deste exercício prático, os alunos aumentem sua familiaridade com a escrita correta dentro de contextos significativos, melhorando também sua habilidade de revisar textos de forma ativa, critica e colaborativa. Esta atividade visa, portanto, contribuir significativamente para a consolidação de práticas de escrita autônomas e conscientes entre os estudantes.

  • Desenvolver a habilidade de identificar e corrigir erros ortográficos em palavras conhecidas.
  • Praticar o uso correto de letras maiúsculas e sinais de pontuação.
  • Estimular a revisão ativa e colaborativa de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abordará a ortografia de palavras conhecidas, o uso de letras maiúsculas em início de frases e nomes próprios, assim como o emprego apropriado de sinais de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação). Por meio de uma abordagem prática e lúdica, os alunos terão a oportunidade de revisar conceitos já estudados em sala de aula, aplicando-os em um contexto significativo e divertido que engaja o estudante no processo de aprendizagem.

  • Ortografia de palavras conhecidas
  • Uso de letras maiúsculas
  • Emprego de sinais de pontuação

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem. Através de uma abordagem prática, os participantes serão instigados a atuar como agentes ativos na construção do conhecimento. Transformar a sala em um supermercado onde eles são compradores exige que identifiquem, discutam e corrijam erros ortográficos em um contexto significativo e lúdico, promovendo uma aprendizagem colaborativa e interativa. Esta metodologia enfatiza a importância da experiência prática e do engajamento direto dos alunos com o conteúdo, facilitando a assimilação e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Dinâmicas de grupo para revisão colaborativa
  • Técnicas de gamificação para engajamento

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 1 hora, dividida em uma sessão de 40 minutos, onde os alunos serão introduzidos ao conceito do 'Supermercado das Letras', e outra sessão de 20 minutos dedicada à correção coletiva e discussão dos resultados.

  • Aula 1: Introdução ao Supermercado das Letras e início da atividade prática
  • Aula 2: Correção coletiva e discussão dos resultados

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem e progresso dos alunos em relação aos objetivos estabelecidos. Observaremos a capacidade dos estudantes em identificar e corrigir os erros ortográficos, a aplicação correta de letras maiúsculas e sinais de pontuação, assim como a participação ativa e colaborativa durante a atividade. Feedbacks construtivos serão fornecidos, destacando pontos de sucesso e áreas para melhoria, incentivando a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem e a continuidade do desenvolvimento das habilidades de escrita.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização dessa atividade incluem imagens ou objetos que representarão os produtos no supermercado, etiquetas com os nomes dos produtos escritos incorretamente, lápis ou canetas para os alunos realizarem as correções, e folhas de papel para anotações e revisões. Utilizando estes materiais simples, conseguiremos criar um ambiente propício para a aprendizagem lúdica e interativa, promovendo uma experiência educacional enriquecedora e divertida para os alunos.

  • Imagens ou objetos representando produtos
  • Etiquetas com nomes de produtos escritos incorretamente
  • Lápis ou canetas
  • Folhas de papel para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo