Supermercado das Sílabas

Desenvolvida por: Tatiel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Segmentação Silábica

Nesta atividade prática e interativa, propomos a transformação da sala de aula em um ambiente lúdico semelhante a um supermercado, onde cada prateleira expõe sílabas distintas ao invés de produtos tradicionais. Munidos de carrinhos de compras, feitos a partir de caixas de sapato decoradas pelos próprios alunos, eles serão desafiados a 'comprar' sílabas que, ao serem combinadas, formarão as palavras indicadas numa lista distribuída pelo educador. Essa dinâmica visa não apenas o reconhecimento visual das sílabas, mas também estimula o aluno a entender a estrutura das palavras, promovendo um processo de aprendizado ativo quanto à segmentação silábica. Ao final da atividade, um grande painel servirá de espaço para que os alunos possam colar suas 'compras', revisando coletivamente a segmentação correta das sílabas em cada palavra, o que consolida o aprendizado de forma compartilhada e reflexiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar a compreensão dos alunos acerca da estrutura fonética das palavras, praticando a habilidade de segmentação silábica de forma lúdica e significativa. Através deste supermercado de sílabas, espera-se que os alunos desenvolvam não apenas a capacidade de identificar e combinar sílabas para formar palavras, mas também que avancem na compreensão da organização gramatical da Língua Portuguesa. Além disso, este método promove a interação entre os alunos, o trabalho em equipe e o pensamento crítico ao decidirem sobre a correta segmentação das palavras.

  • Compreender a estrutura das palavras através da segmentação silábica.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Estimular o trabalho em equipe e interação entre os alunos.
  • Promover um aprendizado lúdico e interativo.
  • Reforçar o conhecimento gramatical sobre sílabas e sua organização nas palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP08: Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

Conteúdo Programático

A atividade proposta se alinha ao conteúdo programático do 2º ano do Ensino Fundamental no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, focando na capacidade de segmentar palavras em sílabas. Ao engajar os alunos numa atividade prática, busca-se consolidar a compreensão sobre a formação das palavras, elemento fundamental para a aquisição e aperfeiçoamento da escrita.

  • Formação de palavras
  • Segmentação silábica
  • Interação e cooperação em atividade de grupo
  • Reconhecimento visual de sílabas e palavras

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa' para engajar os alunos de forma prática e interativa. A atividade propõe um ambiente de aprendizado dinâmico, onde os estudantes, através do lúdico, manipulam sílabas para formar palavras, favorecendo uma conexão direta com o conteúdo por meio da experiência prática. A escolha por uma metodologia ativa visa estimular uma postura ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo assim maior retenção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades sociais.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Metodologias ativas de aprendizagem
  • Trabalho em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 5 aulas, cada uma com duração de 240 minutos, totalizando uma carga horária de 20 horas. Inicialmente, haverá uma introdução ao conceito de segmentação silábica, seguida pela preparação e personalização dos carrinhos de compras. As sessões subsequentes serão dedicadas à realização da atividade prática no 'supermercado de sílabas', com cada aula focada no reconhecimento e na 'compra' das sílabas para formação de palavras diversas. Ao final, será realizada uma revisão coletiva das palavras formadas, discutindo a segmentação silábica correta.

  • Aula 1: Introdução à segmentação silábica e preparação dos carrinhos.
  • Aula 2: Primeiras 'compras' no supermercado de sílabas.
  • Aula 3: Continuação das 'compras' e inicio das formações de palavras.
  • Aula 4: Finalização das 'compras' e formação de palavras mais complexas.
  • Aula 5: Revisão e discussão das palavras formadas no grande painel.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação, engajamento e na correta segmentação silábica das palavras formadas. Observar-se-á a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe, bem como sua capacidade de compreensão e aplicação do conceito de segmentação silábica. Além disso, a criatividade na decoração dos carrinhos de compras e a contribuição para a discussão coletiva das palavras formadas também serão consideradas. A harmonia entre a teoria e a prática, evidenciada pela correta formação das palavras, servirá de critério para a avaliação individual e coletiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis. Caixas de sapato para os carrinhos de compras, que os próprios alunos poderão decorar, papelão e papéis coloridos para a confecção das prateleiras de sílabas, além de cola, tesoura e materiais de arte para personalização. A criação de um ambiente que simule um supermercado exigirá também a disposição espacial da sala de forma criativa, além do grande painel para revisão final das palavras.

  • Caixas de sapato (carrinhos de compras)
  • Papelão e papéis coloridos (prateleiras de sílabas)
  • Cola, tesoura, materiais de arte (decoração)
  • Grande painel para colagem das palavras
  • Lista de palavras para segmentação silábica

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