Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade única de mergulhar no mundo das histórias através de um teatro de fantoches criado por eles mesmos. O exercício começa com a escolha de uma história, que pode ser retirada de leituras feitas previamente em sala de aula ou sugeridas pelos próprios estudantes. O passo seguinte é a releitura ou recordação da história escolhida, feita em pequenos grupos, para então partir para o planejamento e criação de fantoches utilizando materiais recicláveis. Esta fase não apenas estimula a criatividade, como também promove a consciência ambiental. Após a confecção dos fantoches, cada grupo terá a tarefa de apresentar a sua peça para a turma, potencializando habilidades de leitura, interpretação e oralidade de forma autônoma, além de fomentar o trabalho em equipe. A realização deste teatro de fantoches visa facilitar a absorção de novo vocabulário e melhorar de maneira significativa a expressão oral e escrita dos alunos, inserindo-os de forma ativa no processo de aprendizagem.
O objetivo desta atividade pedagógica é possibilitar aos alunos o desenvolvimento da expressão oral, estimular a leitura fluente e interpretativa, além de promover o trabalho em equipe e a criatividade através da construção de fantoches com materiais recicláveis. Pretende-se, com isso, que os estudantes possam melhorar suas habilidades de comunicação, tanto na fala quanto na escrita, e ampliar seu vocabulário de forma divertida e significativa. Além disso, essa prática incentiva a consciência ambiental e a reutilização de materiais, estabelecendo um vínculo entre a aprendizagem e a responsabilidade socioambiental.
O conteúdo programático desta atividade centra-se no cruzamento entre literatura, artes visuais e consciência ambiental. Partindo da leitura e interpretação de histórias, os alunos serão direcionados à criação artística por meio do teatro de fantoches, explorando o potencial dos materiais recicláveis. Este enfoque prático e interdisciplinar visa não somente ao desenvolvimento de habilidades linguísticas e criativas, mas também à formação de indivíduos conscientes de seu papel no cuidado com o ambiente.
A metodologia aplicada será a aprendizagem ativa, na qual os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Inicialmente, o professor facilitará a escolha das histórias e a divisão dos grupos, promovendo a autonomia dos estudantes. A seguir, orientará a etapa de planejamento e criação dos fantoches, estimulando a inventividade e o aproveitamento de recursos recicláveis. A culminância do projeto se dará com a apresentação das peças teatrais pelos próprios alunos, consolidando, assim, um ambiente de aprendizagem colaborativa e participativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a escolha das histórias, a divisão dos grupos e o início da criação dos fantoches. Na segunda aula, os alunos finalizarão seus fantoches e realizarão as apresentações teatrais, seguidas de uma discussão e reflexão coletiva sobre os trabalhos desenvolvidos.
A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação, o engajamento e o progresso dos alunos ao longo de toda atividade. Serão avaliados os aspectos como criatividade na confecção dos fantoches, capacidade de trabalhar em equipe, habilidades de leitura e interpretação demonstradas nas apresentações, além da colaboração e respeito durante as atividades do grupo. O professor pode ainda designar momentos para autoavaliação, onde os alunos poderão refletir sobre seu próprio desempenho e aprendizado.
Para a realização desta atividade, será necessário disponibilizar materiais recicláveis variados para a criação dos fantoches, como caixas de papelão, retalhos de tecido, botões, palitos de sorvete, entre outros. Também são essenciais tesouras sem ponta, cola, fita adesiva e marcadores coloridos. A biblioteca de sala ou suportes digitais com acesso a histórias infantis podem ser recursos valiosos para a escolha das histórias pelos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula