Trava-Línguas Tunados

Desenvolvida por: Jeffer… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Linguagem, Expressão e Compreensão Oral

Nessa atividade interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão convidados a se aventurarem no universo fascinante dos trava-línguas, com um toque especial de criatividade. Ao personalizar trava-línguas tradicionais ou criar os seus, eles explorarão o ritmo e a sonoridade das palavras de maneira lúdica e educativa. A prática desses trava-línguas em diferentes velocidades permite que os estudantes percebam o efeito do ritmo na dicção e na memorização, além de ser uma excelente ferramenta para compreender os conceitos de ritmo, aliteração e assonância. Esta atividade não apenas promove o desenvolvimento de habilidades de fala e audição, mas também estimula a criatividade, a memorização e a concentração dos alunos, tornando a aprendizagem da língua portuguesa mais atrativa e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta oficina visa fornecer aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental um espaço de aprendizagem interativa e divertida, através da qual poderão melhorar sua pronúncia, ritmo de fala e capacidade de memorização. Por meio da criação e prática de trava-línguas personalizados, os estudantes poderão explorar diferentes aspectos da língua portuguesa, como sonoridade, ritmo, aliteração e assonância. Este exercício não somente enriquecerá seu vocabulário e compreensão auditiva, mas também incentivará o trabalho em equipe, a criatividade e a autoexpressão.

  • Explorar o ritmo e a sonoridade das palavras através de trava-línguas.
  • Desenvolver habilidades de fala e audição.
  • Compreender conceitos de ritmo, aliteração e assonância.
  • Praticar a dicção e memorização.
  • Estimular a criatividade na criação de trava-línguas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

A atividade 'Trava-Línguas Tunados' enquadra-se no contexto do desenvolvimento das habilidades de linguagem dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, ampliando suas capacidades de expressão oral, compreensão auditiva e criatividade literária. Trabalhar com trava-línguas permite uma abordagem dinâmica da língua, onde os alunos podem experimentar com o som e o significado das palavras, descobrindo novas maneiras de se expressar e compreender a língua portuguesa.

  • Ritmo e sonoridade nas palavras.
  • Técnicas de fala e audição.
  • Aliteração e assonância.
  • Criação e adaptação de trava-línguas.
  • Dicção e memorização.

Metodologia

Para a implementação desta atividade, adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado. Inicialmente, será realizada uma introdução aos conceitos de ritmo, aliteração e assonância, com exemplos práticos. Após essa fase teórica, os alunos serão divididos em pequenos grupos para a criação ou adaptação de seus próprios trava-línguas, promovendo assim a colaboração e a criatividade. A prática dos trava-línguas criados acontecerá em etapas, com velocidades crescentes, para que os alunos possam experimentar o efeito do ritmo em sua dicção e memorização.

  • Introdução teórica aos conceitos chave.
  • Trabalho em grupo para criação/adaptação de trava-línguas.
  • Prática de dicção com trava-línguas em velocidades variadas.

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula foi projetado para ser executado em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando duas horas de atividade. Na primeira aula, haverá uma introdução aos conceitos principais e a formação de grupos para o início da criação dos trava-línguas. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas criações e iniciarão as práticas de dicção, progressivamente aumentando a velocidade de execução dos trava-línguas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da criação dos trava-línguas.
  • Aula 2: Finalização dos trava-línguas e prática de dicção.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. Será dada atenção especial à criatividade demonstrada na criação dos trava-línguas, à melhoria da dicção e à capacidade de trabalhar eficazmente em equipe. A observação direta e os feedbacks contínuos serão as principais ferramentas de avaliação, permitindo um acompanhamento próximo do progresso de cada aluno. Exemplos de boa prática serão compartilhados com a turma, incentivando a aprendizagem coletiva.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos recursos simples, porém eficazes, para estimular a aprendizagem ativa dos alunos. Materiais como papel, canetas coloridas e marcadores serão essenciais para a fase de criação dos trava-línguas. Além disso, um gravador ou aplicativos no smartphone podem ser utilizados para registrar as práticas de dicção, permitindo que os alunos ouçam sua própria pronúncia e progresso.

  • Papel e canetas coloridas para criação dos trava-línguas.
  • Gravador ou smartphone para prática de dicção.

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