Viagem poética pela Paraíba

Desenvolvida por: Sofia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poemas e músicas da Paraíba

A Viagem Poética pela Paraíba é uma atividade pedagógica planejada para estimular alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a explorar, apreciar e criar obras poéticas inspiradas na cultura paraibana. Utilizando uma abordagem prática, os alunos entrarão em contato com a rica tapeçaria cultural da Paraíba por meio de poemas e músicas que retratam suas expressões culturais únicas. A atividade será iniciada com uma introdução de materiais cuidadosamente selecionados que destacam as figuras de linguagem, rimas e sonoridades específicas da região. Os alunos serão encorajados a discutir as obras, prestando atenção especial aos elementos que fazem parte da trama cultural e linguística da Paraíba. Após essa exploração inicial, os estudantes serão guiados na criação de seus próprios versos, buscando inspiração no que foi compartilhado e discutido. O ponto culminante da atividade será a criação de uma galeria poética na sala de aula, onde os trabalhos dos alunos serão exibidos, celebrando a diversidade e riqueza cultural da Paraíba. Esta atividade não só propõe uma apreciação poética mas também promove a valorização da cultura local, em linha com os elementos linguísticos e culturais destacados pela BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto busca desenvolver várias competências e habilidades em estudantes do 2º ano, incluindo a apreciação literária, a compreensão cultural e a expressão criativa. Ao explorar textos poéticos e musicais relacionados à Paraíba, os alunos ampliarão seu entendimento cultural e linguístico, aprendendo a valorizar e celebrar a diversidade cultural. Além disso, ao criar seus próprios versos inspirados no material estudado, os estudantes praticarão elementos de escrita criativa, como o uso de figuras de linguagem e a construção de rimas, estimulando sua imaginação e habilidades de expressão. A atividade também visa promover a colaboração e a apreciação coletiva dos trabalhos criados, fortalecendo o senso de comunidade e pertencimento entre os alunos.

  • Apreciar e analisar poemas e músicas que retratam a cultura paraibana.
  • Identificar e discutir figuras de linguagem, rimas e sonoridades nos textos explorados.
  • Criar versos inspirados na cultura paraibana, aplicando os elementos linguísticos aprendidos.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e expressão individual.
  • Valorizar a cultura local por meio da apreciação poética.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP18: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente desenvolvido para integrar elementos da cultura paraibana com habilidades de leitura, compreensão e criação literária. Os alunos serão apresentados a uma seleção de obras poéticas e músicas que destacam a riqueza da expressão cultural da Paraíba. Eles terão a oportunidade de explorar diferentes figuras de linguagem, técnicas de rima e estratégias de sonoridade que são características dessas obras. A criação de versos próprios pelos alunos, inspirados nas descobertas feitas durante a atividade, permitirá a aplicação prática de conceitos de escrita criativa, além de promover uma conexão mais profunda com a cultura local.

  • Introdução à poesia e música da Paraíba
  • Exploração de figuras de linguagem, rimas e sonoridades
  • Análise de textos poéticos e musicais paraibanos
  • Técnicas de escrita criativa e criação de versos
  • Montagem e apresentação da galeria poética na sala de aula

Metodologia

Esta atividade será conduzida através de uma abordagem de aprendizagem ativa, combinando a metodologia mão-na-massa com a sala de aula invertida. Iniciando com a apresentação e exploração de textos literários e musicais paraibanos, os alunos serão encorajados a interagir com o material e com seus colegas, discutindo e refletindo sobre os elementos culturais e linguísticos apresentados. Em seguida, eles partirão para a criação de seus próprios versos, aplicando o conhecimento adquirido. A montagem da galeria poética permite que os alunos compartilhem suas criações, promovendo um ambiente de apreciação e valorização coletiva.

  • Apresentação e análise de poemas e músicas da Paraíba
  • Discussões em grupo para explorar os temas, rimas e sonoridades
  • Oficinas de escrita criativa para desenvolver versos próprios
  • Criação e decoração da galeria poética na sala de aula

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, focaremos na introdução e análise de textos poéticos e músicas, seguidos de discussões em grupo. A segunda sessão será dedicada à escrita criativa e à preparação da galeria poética.

  • Aula 1: Introdução aos poemas e músicas da Paraíba, discussões em grupo.
  • Aula 2: Oficina de escrita criativa e montagem da galeria poética.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, como na criatividade e esforço demonstrados na criação de seus próprios versos. Será dada especial atenção à capacidade de aplicar as figuras de linguagem, rimas e sonoridades exploradas, bem como à originalidade e conexão com os temas culturais paraibanos. O compartilhamento dos trabalhos na galeria poética também será considerado, valorizando o esforço coletivo na criação de um ambiente de valorização cultural.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como uma coleção de poemas e músicas da Paraíba, dispositivos para reprodução de música, materiais para escrita (papéis, lápis, cores) e materiais para decoração da galeria poética. Adicionalmente, pode-se utilizar recursos digitais para pesquisa e exploração de mais obras culturais da região.

  • Coleção de poemas e músicas da Paraíba
  • Sistema de som para reprodução musical
  • Materiais de escrita e desenho (papel, lápis, canetas coloridas)
  • Materiais para decoração (papel colorido, cola, tesoura, fita adesiva)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo