Esta atividade visa desenvolver habilidades de expressão oral, organização de ideias e criatividade por meio da arte de contar histórias. Inicialmente, será apresentado a estrutura básica de um conto, focando em elementos como início, meio e fim, personagens principais, cenário, e o clímax da história. Após essa breve introdução, os alunos receberão um conjunto de imagens referentes ao conto dos Três Porquinhos, dispostas de forma desordenada. O desafio proposto será organizar essas imagens em uma sequência lógica, recontar a história baseando-se na sequência organizada, enfatizando a expressão oral e o uso da imaginação. A atividade propicia uma oportunidade única para os alunos praticarem a narrativa oral, aprimorarem suas habilidades comunicativas e desenvolverem a criatividade, além de entenderem a importância de organizar ideias de maneira coesa e clara.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver competências ligadas à expressão oral, capacidade de sequenciar eventos logicamente e utilizar a imaginação de maneira produtiva. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de recontar histórias com coerência, utilizando-se da sequência correta dos eventos e detalhando os personagens, cenas e desfechos com criatividade. Além disso, a prática visa aprimorar a audição ativa, o respeito pela vez e opinião do colega e incentivar a formulação de perguntas e solicitações de esclarecimentos, fundamentais para o desenvolvimento da competência comunicativa.
A narrativa é um dos quatro tipos de discursos, sendo uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da expressão oral e escrita. Nesta atividade, ao trabalhar com a recontagem de histórias usando apoio visual, pretende-se abordar não somente a estrutura narrativa, mas também elementos subjetivos como tom de voz, expressão facial e corporal, fomentando ainda a interação e o diálogo entre os alunos.
Adotaremos a metodologia ativa Roda de Debate para desenvolver esta atividade. Inicialmente, os alunos receberão as imagens desordenadas e, após organizá-las, terão que recontar a história do conto dos Três Porquinhos para os colegas. Após cada apresentação, será aberta uma roda de debate para que os alunos possam discutir sobre as diferentes percepções da história, as escolhas de sequência das imagens e expressão narrativa utilizada. Este método permite não só a prática da narrativa oral, mas também incentiva a escuta ativa, o respeito pela opinião alheia e a capacidade de argumentação.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, o professor introduzirá a estrutura de um conto e os alunos trabalharão na organização das imagens. Na segunda aula, ocorrerão as apresentações e a Roda de Debate, permitindo a troca de ideias e feedbacks entre os alunos.
A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa do aluno na atividade, a criatividade e coerência na organização das imagens, a fluência e clareza durante a expressão oral, bem como o respeito e a atenção demonstrados durante as apresentações dos colegas. Será dada especial atenção à capacidade de argumentação e elaboração de perguntas relevantes durante a Roda de Debate, aspectos que evidenciam a compreensão e engajamento do aluno com a tarefa.
Será necessário um conjunto de imagens relacionadas ao conto dos Três Porquinhos, projetor para apresentações (se disponível), além de espaço apropriado para a formação de uma roda, a fim de facilitar a interação durante a Roda de Debate. Materiais adicionais como papel, canetas e lápis serão úteis para que os alunos anotem ideias ou questões durante a atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula