A Arte de Contar Histórias

Desenvolvida por: Idalet… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas e expressão oral

Esta atividade visa desenvolver habilidades de expressão oral, organização de ideias e criatividade por meio da arte de contar histórias. Inicialmente, será apresentado a estrutura básica de um conto, focando em elementos como início, meio e fim, personagens principais, cenário, e o clímax da história. Após essa breve introdução, os alunos receberão um conjunto de imagens referentes ao conto dos Três Porquinhos, dispostas de forma desordenada. O desafio proposto será organizar essas imagens em uma sequência lógica, recontar a história baseando-se na sequência organizada, enfatizando a expressão oral e o uso da imaginação. A atividade propicia uma oportunidade única para os alunos praticarem a narrativa oral, aprimorarem suas habilidades comunicativas e desenvolverem a criatividade, além de entenderem a importância de organizar ideias de maneira coesa e clara.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver competências ligadas à expressão oral, capacidade de sequenciar eventos logicamente e utilizar a imaginação de maneira produtiva. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de recontar histórias com coerência, utilizando-se da sequência correta dos eventos e detalhando os personagens, cenas e desfechos com criatividade. Além disso, a prática visa aprimorar a audição ativa, o respeito pela vez e opinião do colega e incentivar a formulação de perguntas e solicitações de esclarecimentos, fundamentais para o desenvolvimento da competência comunicativa.

  • Desenvolver a expressão oral.
  • Praticar a sequência lógica de eventos na narrativa.
  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Aprimorar a audição ativa e o respeito mútuo em um contexto de grupo.
  • Fomentar o desenvolvimento da competência comunicativa por meio de perguntas e solicitações de esclarecimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

A narrativa é um dos quatro tipos de discursos, sendo uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da expressão oral e escrita. Nesta atividade, ao trabalhar com a recontagem de histórias usando apoio visual, pretende-se abordar não somente a estrutura narrativa, mas também elementos subjetivos como tom de voz, expressão facial e corporal, fomentando ainda a interação e o diálogo entre os alunos.

  • Estrutura de um conto.
  • Elementos fundamentais da narrativa: personagens, cenários, conflitos e resolução.
  • Expressão oral: tom de voz, expressão facial e corporal.
  • Escuta ativa e interação.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa Roda de Debate para desenvolver esta atividade. Inicialmente, os alunos receberão as imagens desordenadas e, após organizá-las, terão que recontar a história do conto dos Três Porquinhos para os colegas. Após cada apresentação, será aberta uma roda de debate para que os alunos possam discutir sobre as diferentes percepções da história, as escolhas de sequência das imagens e expressão narrativa utilizada. Este método permite não só a prática da narrativa oral, mas também incentiva a escuta ativa, o respeito pela opinião alheia e a capacidade de argumentação.

  • Apresentação da estrutura de um conto.
  • Organização das imagens em sequência lógica.
  • Reconto da história com ênfase na expressão oral.
  • Roda de Debate sobre as narrativas apresentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, o professor introduzirá a estrutura de um conto e os alunos trabalharão na organização das imagens. Na segunda aula, ocorrerão as apresentações e a Roda de Debate, permitindo a troca de ideias e feedbacks entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução à estrutura de um conto e organização das imagens.
  • Aula 2: Apresentação das histórias e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa do aluno na atividade, a criatividade e coerência na organização das imagens, a fluência e clareza durante a expressão oral, bem como o respeito e a atenção demonstrados durante as apresentações dos colegas. Será dada especial atenção à capacidade de argumentação e elaboração de perguntas relevantes durante a Roda de Debate, aspectos que evidenciam a compreensão e engajamento do aluno com a tarefa.

Materiais e ferramentas:

Será necessário um conjunto de imagens relacionadas ao conto dos Três Porquinhos, projetor para apresentações (se disponível), além de espaço apropriado para a formação de uma roda, a fim de facilitar a interação durante a Roda de Debate. Materiais adicionais como papel, canetas e lápis serão úteis para que os alunos anotem ideias ou questões durante a atividade.

  • Conjunto de imagens do conto dos Três Porquinhos.
  • Projetor e tela (opcional).
  • Espaço adequado para formação da roda.
  • Papel, canetas e lápis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo