A Ciência na Cozinha: Criando um Livro de Receitas

Desenvolvida por: Gessi … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências
Temática: Alimentação Saudável e Ciência dos Alimentos

Esta atividade pedagógica envolve os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na criação colaborativa de um livro de receitas que põe em destaque pratos com frutas, legumes e hortaliças, destacando a fusão entre nutrição e ciência. O projeto se inicia com uma investigação acerca dos benefícios e funções de cada ingrediente selecionado, seguido por um momento de planejamento e escrita em grupo, onde cada equipe é responsável por desenvolver suas receitas e a introdução do livro. Este segmento enfatizará a importância de uma alimentação equilibrada e o papel da ciência na compreensão dos alimentos. A culminância do projeto é representada pela montagem do livro de receitas, incentivando a prática da escrita instrucional e a descrição científica, fundamentais para a compreensão do tema abordado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a integração dos conhecimentos científicos sobre nutrição com as habilidades de leitura e escrita, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Busca-se, por meio desta prática, estimular a curiosidade dos estudantes sobre a composição e os benefícios dos alimentos, bem como desenvolver competências relacionadas à pesquisa, seleção de informações relevantes, trabalho colaborativo, planejamento textual e produção escrita. Além disso, almeja-se fomentar a consciência sobre a alimentação saudável como um elemento essencial para o bem-estar e a saúde.

  • Explorar a relação entre ciência e nutrição por meio da alimentação saudável.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Praticar a escrita instrucional e a descrição científica dos alimentos.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a criatividade na criação do livro de receitas.
  • Promover a conscientização sobre a importância de uma alimentação balanceada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF03LP14: Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abraça a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Ciências, centrando-se na pesquisa sobre os alimentos e seus benefícios, além da prática de escrita de textos injuntivos instrucionais com ênfase nos processos científicos relacionados à nutrição. Serão exploradas estratégias de escrita que favorecem a clareza e a precisão da linguagem, bem como as técnicas de organização textual para a criação de um livro coletivo.

  • Benefícios e funções nutricionais das frutas, legumes e hortaliças.
  • Estrutura e características de textos injuntivos instrucionais.
  • Técnicas de pesquisa e organização da informação.
  • Processo de escrita colaborativa de um livro.
  • Princípios básicos da alimentação saudável e ciência dos alimentos.

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, incentivando os estudantes a pesquisar sobre os ingredientes em casa, para depois discutir, planejar e escrever as receitas em classe. Esta abordagem promove maior engajamento dos alunos e aproveitamento do tempo em sala de aula para atividades práticas e colaborativas. O professor atuará como um facilitador, guiando os estudantes através das etapas de pesquisa, planejamento e escrita, enquanto estimula a discussão e troca de ideias entre os grupos.

  • Pesquisa individual em casa sobre os ingredientes selecionados.
  • Discussão em sala sobre os benefícios dos ingredientes e sua relação com a saúde.
  • Planejamento e escrita colaborativa das receitas e da introdução do livro em grupos.
  • Revisão e edição coletiva das receitas e do texto introdutório.
  • Montagem e finalização do livro de receitas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 4 horas, divididas em seis aulas de 40 minutos cada. A organização do tempo permitirá aos alunos explorar adequadamente cada fase do projeto, desde a pesquisa inicial até a montagem final do livro de receitas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa sobre os alimentos.
  • Aula 2: Discussão em grupo dos achados da pesquisa e planejamento das receitas.
  • Aula 3: Escrita das receitas em grupos.
  • Aula 4: Continuação da escrita das receitas e início da escrita da introdução.
  • Aula 5: Revisão e edição das receitas e da introdução.
  • Aula 6: Montagem final do livro de receitas.

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua e baseada na participação, colaboração e no produto final apresentado pelos alunos. Avaliaremos a capacidade de pesquisa e síntese de informações, a qualidade da escrita instrucional e descritiva, a criatividade nas receitas elaboradas e a eficácia do texto em comunicar a importância da alimentação saudável e da ciência dos alimentos. Será dado destaque ao esforço coletivo na elaboração do livro, bem como à precisão e ao detalhamento nas descrições dos benefícios dos ingredientes utilizados.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa dos ingredientes, material de papelaria para o registro das informações e da escrita das receitas, bem como computador com software de texto para a montagem final do livro de receitas. Utilizar-se-á também um quadro ou flip-chart para anotações e discussões em sala.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Material de papelaria (papéis, lápis, borrachas, canetas).
  • Software de processamento de texto.
  • Quadro ou flip-chart para anotações coletivas.

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