Esta atividade pedagógica envolve os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na criação colaborativa de um livro de receitas que põe em destaque pratos com frutas, legumes e hortaliças, destacando a fusão entre nutrição e ciência. O projeto se inicia com uma investigação acerca dos benefícios e funções de cada ingrediente selecionado, seguido por um momento de planejamento e escrita em grupo, onde cada equipe é responsável por desenvolver suas receitas e a introdução do livro. Este segmento enfatizará a importância de uma alimentação equilibrada e o papel da ciência na compreensão dos alimentos. A culminância do projeto é representada pela montagem do livro de receitas, incentivando a prática da escrita instrucional e a descrição científica, fundamentais para a compreensão do tema abordado.
O objetivo desta atividade é promover a integração dos conhecimentos científicos sobre nutrição com as habilidades de leitura e escrita, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Busca-se, por meio desta prática, estimular a curiosidade dos estudantes sobre a composição e os benefícios dos alimentos, bem como desenvolver competências relacionadas à pesquisa, seleção de informações relevantes, trabalho colaborativo, planejamento textual e produção escrita. Além disso, almeja-se fomentar a consciência sobre a alimentação saudável como um elemento essencial para o bem-estar e a saúde.
O conteúdo programático abraça a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Ciências, centrando-se na pesquisa sobre os alimentos e seus benefícios, além da prática de escrita de textos injuntivos instrucionais com ênfase nos processos científicos relacionados à nutrição. Serão exploradas estratégias de escrita que favorecem a clareza e a precisão da linguagem, bem como as técnicas de organização textual para a criação de um livro coletivo.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, incentivando os estudantes a pesquisar sobre os ingredientes em casa, para depois discutir, planejar e escrever as receitas em classe. Esta abordagem promove maior engajamento dos alunos e aproveitamento do tempo em sala de aula para atividades práticas e colaborativas. O professor atuará como um facilitador, guiando os estudantes através das etapas de pesquisa, planejamento e escrita, enquanto estimula a discussão e troca de ideias entre os grupos.
A carga horária total da atividade será de 4 horas, divididas em seis aulas de 40 minutos cada. A organização do tempo permitirá aos alunos explorar adequadamente cada fase do projeto, desde a pesquisa inicial até a montagem final do livro de receitas.
A avaliação da atividade será contínua e baseada na participação, colaboração e no produto final apresentado pelos alunos. Avaliaremos a capacidade de pesquisa e síntese de informações, a qualidade da escrita instrucional e descritiva, a criatividade nas receitas elaboradas e a eficácia do texto em comunicar a importância da alimentação saudável e da ciência dos alimentos. Será dado destaque ao esforço coletivo na elaboração do livro, bem como à precisão e ao detalhamento nas descrições dos benefícios dos ingredientes utilizados.
Os materiais e recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa dos ingredientes, material de papelaria para o registro das informações e da escrita das receitas, bem como computador com software de texto para a montagem final do livro de receitas. Utilizar-se-á também um quadro ou flip-chart para anotações e discussões em sala.
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