A Floresta das Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Karla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Nesta série de aulas, os alunos serão imersos em um ambiente de fantasia onde a ortografia é a chave para manter a magia de uma floresta encantada. Na primeira aula, eles serão apresentados a um conto em que os guardiões da floresta precisam da ajuda dos alunos para corrigir palavras em um texto mágico. Esse primeiro contato incentivará a leitura e a identificação de erros ortográficos em um contexto lúdico, reforçando o conhecimento ortográfico em prática. Já na segunda aula, os alunos terão a oportunidade de usar softwares de edição de texto, onde poderão criar e ilustrar seus próprios contos mágicos. Isso não apenas permitirá que demonstrem suas habilidades de escrita e criatividade, mas também que utilizem a tecnologia de forma produtiva, incorporando correções ortográficas e elementos visuais dinâmicos. A atividade é projetada para desenvolver tanto as competências linguísticas quanto as tecnológicas, promovendo o aprendizado através da ludicidade e da prática.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é aprimorar as habilidades ortográficas dos alunos de forma integrada e criativa. Alinhada à BNCC, busca promover o entendimento e uso correto da ortografia em situações práticas de escrita e revisão, simultaneamente desenvolvendo habilidades de edição digital. Além disso, ao envolver os alunos em um projeto de escrita criativa, a atividade incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e a autonomia, reforçando a aplicação do conhecimento linguístico de forma eficiente e significativa. A proposta também busca estimular a colaboração entre pares, essencial para a revisão de texto e discussão de ideias, além de promover a familiarização com diferentes recursos multissemióticos disponíveis em plataformas de edição digital.

  • Desenvolver habilidades ortográficas através de práticas lúdicas.
  • Fomentar a criatividade ao redigir e ilustrar contos.
  • Utilizar ferramentas digitais para edição de texto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
  • EF15LP08: Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é cuidadosamente articulado para desenvolver não apenas as habilidades ortográficas, mas também as competências necessárias para navegar e utilizar eficazmente ferramentas digitais. O programa abrange desde a introdução à ortografia contextualmente, através de contos e desafios mágicos, até o uso de editores de texto que permitem aos alunos exercitar a revisão e reescrita de suas produções. A ênfase recai sobre a habilidade de reconhecer e corrigir erros ortográficos em um contexto temático, utilizando tecnologia como mediadora desse processo. A interdisciplinaridade entre língua portuguesa e tecnologia é explorada para enriquecer a experiência de aprendizagem e viabilizar uma prática mais significativa e prática do conteúdo trabalhado.

  • Correção ortográfica de textos.
  • Uso de software de edição de texto.
  • Criatividade na produção de histórias.

Metodologia

A metodologia adotada nessas aulas está centrada no uso de atividades lúdicas e práticas que incorporem elementos da realidade dos alunos de forma criativa e motivadora. Na primeira aula, são propostas atividades de leitura e correção de textos que estimulam a identificação e compreensão dos erros ortográficos de forma colaborativa, enquanto a segunda aula oferece um enfoque em metodologias digitais, permitindo que os alunos criem e editem textos utilizando editores de texto, promovendo a familiarização com diversas ferramentas digitais. Ao longo das atividades, há a promoção do trabalho em grupo e do feedback entre pares, fundamentais para consolidar a aprendizagem de maneira construtiva e eficaz.

  • Aprendizagem lúdica e prática.
  • Usos de ferramentas digitais e editores de texto.
  • Trabalho em grupo e feedback colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das aulas é projetado para ser realizado em duas sessões distintas de 60 minutos cada, permitindo que o conteúdo seja abordado de forma sequencial e efetiva. Na primeira aula, focamos na leitura e prática de correção ortográfica através de um conto mágico, onde os alunos trabalham em equipe para resolver desafios linguísticos. Já na segunda aula, o foco é na prática digital, permitindo que os alunos utilizem editores de texto para criar e ilustrar suas próprias histórias, aplicando as correções ortográficas aprendidas. Essa divisão em duas aulas permite que os alunos se aprofundem no conteúdo, praticando tanto a correção ortográfica quanto a criatividade e a edição de textos de forma eficiente.

  • Aula 1: Leitura e correção de palavras em um conto mágico.
  • Momento 1: Introdução à Floresta das Palavras Mágicas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve introdução ao conceito da floresta mágica. Explique que a ortografia correta é a chave para manter a magia no lugar. Utilize um projetor para mostrar imagens coloridas relacionadas à floresta, criando um ambiente de fantasia. Envolva os alunos fazendo perguntas sobre o que eles acham que faz um lugar ser mágico.

    Momento 2: Leitura Compartilhada do Conto (Estimativa: 15 minutos)
    Leia em voz alta o conto A Floresta das Palavras Mágicas projetado para toda a turma. É importante que os alunos sigam a leitura através do texto exibido. Peça aos alunos para estarem atentos a possíveis palavras que possam ter alguma escrita conflitante, mas ainda não faça intervenções. Facilite um ambiente de atenção plena.

    Momento 3: Identificação de Erros Ortográficos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua cópias impressas do conto. Permita que cada grupo circule palavras que considerem estar incorretas ortograficamente. Incentive o trabalho colaborativo e que os alunos respeitem as opiniões dos colegas. Circule entre os grupos dando suporte e motivando a argumentação do porquê acham que a palavra está errada.

    Momento 4: Correção e Apresentação (Estimativa: 15 minutos)
    Peça para que um representante de cada grupo leia em voz alta as palavras corrigidas, explicando a nova ortografia e o motivo da correção. Promova uma discussão guiada sobre o processo de identificação e correção, reforçando as regras ortográficas discutidas durante a leitura. Observe se os alunos conseguem justificar suas correções. Ofereça um feedback positivo e construtivo.

    Momento 5: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula pedindo aos alunos que compartilhem o que aprenderam sobre a importância da ortografia na magia das histórias. Reforce a ligação entre leitura, criatividade e regras ortográficas. Valorize as contribuições e empenho dos alunos, reforçando o aprendizado realizado durante a atividade.

  • Aula 2: Criação e edição digital de um conto mágico pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução à Criação do Conto Mágico (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que eles vão criar seus próprios contos mágicos digitalmente. Relembre a história da Floresta das Palavras Mágicas e como a ortografia desempenha um papel fundamental. Motive os alunos incentivando-os a pensar em ideias originais para suas histórias, incluindo personagens mágicos, aventuras e cenários fantásticos. Pergunte aos alunos quais elementos eles acham importantes para fazer um conto interessante.

    Momento 2: Planejamento Escrito do Conto (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua folhas de planejamento onde os alunos deverão esboçar suas ideias principais: título, personagens, cenário e enredo. Oriente-os a discutir suas ideias em duplas ou grupos pequenos, promovendo o feedback coletivo. Observe se os alunos conseguem estruturar suas histórias de forma coerente. Ofereça sugestões, quando necessário, e incentive-os a serem criativos.

    Momento 3: Edição Digital do Conto (Estimativa: 20 minutos)
    Leve os alunos para o laboratório de informática ou forneça tablets/computadores. Ensine-os a utilizar o software de edição de texto escolhido, destacando as ferramentas de correção ortográfica e inserção de imagens. Permita que eles digitem seus contos e ilustrem com figuras relacionadas à história. Circule pela sala para oferecer suporte técnico e criativo, ajudando os alunos a usar as ferramentas adequadamente. Estimule-os a revisar a ortografia antes de finalizar.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada aluno ou grupo apresente seu conto para a turma. Eles podem ler um parágrafo de sua escolha e compartilhar a ilustração. Promova um espaço para que os colegas façam perguntas ou comentários construtivos. É importante que os alunos aprendam a ouvir críticas e sugestões respeitosamente. Reforce a ideia de que a comunicação clara enriquece o aprendizado conjunto.

    Momento 5: Reflexão e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula pedindo que os alunos compartilhem como foi a experiência de criar e editar um conto. Questione sobre o que aprenderam no processo, tanto em termos de tecnologia quanto de criatividade. Valorize suas conquistas e incentive-os a continuar explorando a escrita e a edição digital fora da sala de aula.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada para atender aos diversos estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos. Usaremos a avaliação formativa, permitindo que os alunos recebam feedback contínuo durante o processo de correção de erros e edição de textos. Isso será complementado por autoavaliações e coavaliações, incentivando a autocrítica e a troca de opiniões entre os colegas. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade de identificar e corrigir erros ortográficos, a criatividade demonstrada na elaboração dos contos e o uso eficaz de ferramentas digitais. Exemplo prático é a criação de rubricas específicas para cada etapa da atividade, garantindo uma compreensão clara do que se espera dos alunos e estimulando o aprendizado contínuo.

  • Avaliação formativa e feedback contínuo.
  • Autoavaliação e coavaliação entre pares.
  • Critérios claros baseados em rubricas personalizadas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta atividade são selecionados para enriquecer o processo de aprendizagem e tornar o conteúdo mais acessível e envolvente para os alunos. Além de cadernos e lápis para atividades de correção manual, os alunos terão acesso a computadores ou tablets com softwares de edição de texto, e acesso a imagens e infográficos que servirão para ilustrar seus contos. A integração de tecnologia no ensino de ortografia enriquece a experiência educacional e promove o desenvolvimento de competências tecnológicas de forma alinhada aos conteúdos curriculares.

  • Computadores ou tablets com software de edição de texto.
  • Projetor para leitura compartilhada do conto.
  • Materiais de escrita e imagens para ilustração.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que com o excesso de trabalho e desafios diários, as questões de inclusão podem parecer complexas. No entanto, esta atividade é projetada para assegurar que todos os alunos tenham acesso igualitário ao aprendizado. Com a inclusão de tecnologias digitais, todos os alunos poderão participar da criação e edição dos textos. Promove-se o trabalho em grupo, inclusive com sistemas de apoio entre pares, para garantir que todos se sintam integrados e confortáveis. O uso de imagens e suportes visuais enriquecem o conteúdo e facilitam o entendimento, respeitando a diversidade das formas de aprendizado. Tais estratégias não oneram financeiramente, utilizando os recursos já disponíveis na escola para maximizar o aprendizado de todos, sem exceção, garantindo uma prática educativa inclusiva e equitativa.

  • Estratégias de suporte entre pares.
  • Uso de recursos visuais para suporte à compreensão.
  • Acesso universal aos recursos digitais disponíveis na escola.

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