A Galeria de Arte das Palavras

Desenvolvida por: Cleidi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e expressão visual

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de criar suas próprias 'obras de arte' usando como ferramentas as palavras, imagens, cores e outros recursos visuais, integrando-os em textos multissemióticos. O objetivo é fazer com que cada estudante explore a capacidade dos elementos gráfico-visuais para comunicar mensagens, assim como o impacto desses recursos na construção de significados. Após o processo criativo, a sala de aula se transformará numa galeria, onde os alunos poderão apresentar suas criações, explicando suas escolhas e o sentido pretendido com suas 'obras'. A atividade não apenas estimula a criatividade e a expressão individual, mas também promove a desenvoltura na apresentação oral e a capacidade de análise crítica dos trabalhos dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade centram-se em fomentar a compreensão da função social dos textos, identificando-os como ferramentas de comunicação em diferentes esferas da vida cotidiana. Pretende-se, ainda, desenvolver habilidades de planejamento textual que considerem o propósito comunicativo, o público-alvo e o meio de circulação do texto. Além disso, almejamos que os alunos identifiquem e explorem o efeito de sentido dos recursos gráfico-visuais utilizados, promovendo uma percepção mais aprofundada da riqueza e potencialidades da linguagem visual integrada à escrita.

  • Compreender a função social dos textos em diferentes contextos
  • Planejar textos considerando propósito, público-alvo e meio de circulação
  • Explorar e identificar os efeitos de sentido de recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos
  • Desenvolver habilidades de expressão oral através da apresentação dos trabalhos
  • Fomentar a análise crítica e a apreciação das produções textuais e visuais dos colegas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo dessa atividade é fundamental para a formação integral dos alunos, pois abarca o desenvolvimento de competências múltiplas, incluindo a leitura crítica, a escrita criativa e a expressão visual. Através do planejamento e produção de textos multissemióticos, os estudantes aprimoram sua capacidade de síntese, seleção e organização da informação, além de desenvolverem habilidades relacionadas à argumentação e justificação de suas escolhas visuais e textuais.

  • Função social dos textos
  • Planejamento de textos
  • Recursos expressivos gráfico-visuais
  • Comunicação de mensagens através de textos multissemióticos
  • Apresentação oral e análise crítica

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa para engajar os alunos de forma participativa no processo de aprendizagem. Inicialmente, será feita uma exploração teórica breve sobre textos multissemióticos e seus recursos. Posteriormente, os alunos participarão de oficinas práticas para a criação de suas obras, com acompanhamento e orientação constante do educador. Finalmente, as apresentações funcionarão não apenas como um momento de compartilhamento, mas também de reflexão coletiva sobre os trabalhos desenvolvidos.

  • Exploração teórica sobre textos multissemióticos
  • Oficinas práticas de criação
  • Acompanhamento e orientação do professor
  • Apresentações e reflexões coletivas sobre os trabalhos

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas etapas, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, dedicaremos um tempo à exposição teórica e ao início das oficinas práticas. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas obras e preparem-se para as apresentações na galeria de arte montada em sala.

  • Aula 1: Exploração teórica e início das oficinas práticas (60 minutos)
  • Aula 2: Finalização dos trabalhos e apresentações (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será processual e qualitativa, considerando o empenho e a participação dos alunos durante a atividade. Serão avaliados os critérios de criatividade, originalidade, coerência entre os recursos visuais e textuais, capacidade de justificar as escolhas feitas e a qualidade da apresentação oral. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Faremos uso de diversos materiais e ferramentas para facilitar a criação e apresentação dos textos multissemióticos. Papéis de diferentes texturas e cores, canetas, lápis de cor, revistas para recorte, cola, tesoura e recursos digitais serão disponibilizados para que os alunos possam expressar suas ideias da forma mais rica e diversa possível.

  • Papéis diversos
  • Canetas e lápis de cor
  • Revistas para recorte
  • Cola e tesoura
  • Recursos digitais (computadores ou tablets, se disponíveis)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo