Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de criar suas próprias 'obras de arte' usando como ferramentas as palavras, imagens, cores e outros recursos visuais, integrando-os em textos multissemióticos. O objetivo é fazer com que cada estudante explore a capacidade dos elementos gráfico-visuais para comunicar mensagens, assim como o impacto desses recursos na construção de significados. Após o processo criativo, a sala de aula se transformará numa galeria, onde os alunos poderão apresentar suas criações, explicando suas escolhas e o sentido pretendido com suas 'obras'. A atividade não apenas estimula a criatividade e a expressão individual, mas também promove a desenvoltura na apresentação oral e a capacidade de análise crítica dos trabalhos dos colegas.
Os objetivos desta atividade centram-se em fomentar a compreensão da função social dos textos, identificando-os como ferramentas de comunicação em diferentes esferas da vida cotidiana. Pretende-se, ainda, desenvolver habilidades de planejamento textual que considerem o propósito comunicativo, o público-alvo e o meio de circulação do texto. Além disso, almejamos que os alunos identifiquem e explorem o efeito de sentido dos recursos gráfico-visuais utilizados, promovendo uma percepção mais aprofundada da riqueza e potencialidades da linguagem visual integrada à escrita.
O conteúdo dessa atividade é fundamental para a formação integral dos alunos, pois abarca o desenvolvimento de competências múltiplas, incluindo a leitura crítica, a escrita criativa e a expressão visual. Através do planejamento e produção de textos multissemióticos, os estudantes aprimoram sua capacidade de síntese, seleção e organização da informação, além de desenvolverem habilidades relacionadas à argumentação e justificação de suas escolhas visuais e textuais.
Utilizaremos a metodologia ativa para engajar os alunos de forma participativa no processo de aprendizagem. Inicialmente, será feita uma exploração teórica breve sobre textos multissemióticos e seus recursos. Posteriormente, os alunos participarão de oficinas práticas para a criação de suas obras, com acompanhamento e orientação constante do educador. Finalmente, as apresentações funcionarão não apenas como um momento de compartilhamento, mas também de reflexão coletiva sobre os trabalhos desenvolvidos.
Esta atividade será realizada em duas etapas, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, dedicaremos um tempo à exposição teórica e ao início das oficinas práticas. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas obras e preparem-se para as apresentações na galeria de arte montada em sala.
A avaliação será processual e qualitativa, considerando o empenho e a participação dos alunos durante a atividade. Serão avaliados os critérios de criatividade, originalidade, coerência entre os recursos visuais e textuais, capacidade de justificar as escolhas feitas e a qualidade da apresentação oral. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar a melhoria contínua.
Faremos uso de diversos materiais e ferramentas para facilitar a criação e apresentação dos textos multissemióticos. Papéis de diferentes texturas e cores, canetas, lápis de cor, revistas para recorte, cola, tesoura e recursos digitais serão disponibilizados para que os alunos possam expressar suas ideias da forma mais rica e diversa possível.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula