A Incrível Aventura do Meu Pet

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita criativa e leitura

Nesta atividade denominada 'A Incrível Aventura do Meu Pet', alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão guiados através de um processo criativo para desenvolver histórias imaginárias. A atividade começará com uma sessão de brainstorming em grupo, visando estimular a imaginação dos estudantes ao pensar em cenários fantásticos envolvendo eles mesmos e seus animais de estimação, sejam eles reais ou frutos da sua imaginação. Será um momento de liberdade criativa, onde poderão surgir histórias de aventuras épicas, desafios a superar e soluções inovadoras abordadas por seus personagens. Posteriormente, cada aluno trabalhará individualmente na criação de um rascunho da história desenvolvida durante o brainstorming. Ao final da atividade, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas histórias com a turma, exercitando assim a habilidade de escrita autônoma e a capacidade de compartilhar publicamente suas ideias e criações. Este exercício promete não apenas melhorar as habilidades de escrita e leitura, mas também incentivar a expressão individual, a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem estimular a expressão criativa e a imaginação dos alunos por meio da escrita, aprimorar habilidades de leitura ao compartilhar e ouvir histórias de colegas, além de promover a colaboração e o respeito mútuo durante o processo de brainstorming e compartilhamento. Esta atividade propõe uma experiência educativa única que visa não apenas ao desenvolvimento das competências linguísticas, mas também ao fortalecimento de valores como a empatia, a escuta ativa e o reconhecimento da diversidade de ideias e perspectivas.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e autonomia na expressão individual
  • Estimular a imaginação e a criatividade por meio da criação de histórias
  • Promover a leitura e a escuta ativa através do compartilhamento de histórias
  • Fomentar a colaboração e o respeito em atividades de grupo
  • Incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma criativa

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF35LP03) Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • (EF03LP26) Revisar e editar textos, com a ajuda do professor e a partir de critérios estabelecidos, tendo em vista o aprimoramento dos textos produzidos.
  • (EF03EF17) Utilizar estratégias de leitura e escrita de textos, considerando sua função social.
  • (EF35EF01) Expor oralmente ideias, pontos de vista e sentimentos sobre acontecimentos, temas ou problemas de várias ordens, considerando a situação comunicativa.

Conteúdo Programático

Através desta atividade, objetiva-se a integração de competências comunicativas, criativas e sociais no ensino da Língua Portuguesa. A ênfase será dada à escrita criativa, leitura colaborativa e expressão oral, alinhando-se às diretrizes da BNCC para o desenvolvimento de competências linguísticas, emocionais e cognitivas do aluno do 3º ano do Ensino Fundamental.

  • Escrita criativa
  • Leitura e interpretação de textos
  • Expressão oral e compartilhamento de ideias
  • Brainstorming colaborativo
  • Revisão e edição de textos

Metodologia

A metodologia ativa será o eixo central deste plano, promovendo a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Iniciaremos com um brainstorming guiado para estimular a criatividade e geração de ideias. Posteriormente, os alunos se dedicarão à escrita individual de suas histórias, seguida de revisões colaborativas. A atividade culminará com a apresentação oral, proporcionando um ambiente seguro para a prática da expressão pessoal e escuta ativa.

  • Brainstorming em grupo
  • Escrita individual
  • Revisões colaborativas
  • Apresentação oral das histórias
  • Feedback construtivo e colaboração entre pares

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, concentrar-se-á no brainstorming e início da escrita das histórias. A segunda aula será dedicada à conclusão das histórias, revisões e a fase de compartilhamento das criações com a turma.

  • Aula 1: Brainstorming e início da escrita
  • Aula 2: Conclusão, revisão e compartilhamento das histórias

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação dos alunos no brainstorming, o desenvolvimento da história seguindo os critérios estabelecidos, a colaboração no processo de revisão e a qualidade da apresentação oral. Feedbacks construtivos serão fornecidos para estimular a reflexão e o aprimoramento contínuo da escrita e da expressão oral. Exemplos de histórias exemplares, bem como pontos de melhoria, poderão ser discutidos em grupo para promover a aprendizagem coletiva.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais simples como papel, lápis, borracha e marcadores coloridos para o brainstorming e escrita das histórias. O uso de um quadro para registro de ideias durante o brainstorming também será essencial. A utilização de livros de contos e aventuras pode oferecer inspiração adicional aos alunos durante a fase de criação.

  • Papel e lápis
  • Borracha
  • Marcadores coloridos
  • Quadro e marcador para brainstorming
  • Livros de contos e aventuras para inspiração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo