As Pequenas Grandes Curiosidades!

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Pesquisa e Apresentação de Curiosidades

Nesta atividade pedagógica, intitulada 'As Pequenas Grandes Curiosidades!', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar o universo do conhecimento de maneira ativa e colaborativa. Divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão o desafio de pesquisar curiosidades sobre temas pré-determinados que se relacionam com o conteúdo programático estudado em sala de aula. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, eles irão coletar informações, imagens e fatos interessantes, organizando suas descobertas em um texto informativo que siga as convenções do gênero escolhido. A atividade culminará com a apresentação das curiosidades encontradas em uma Roda de Debate, promovendo a prática da oralidade e o compartilhamento do conhecimento entre os alunos. Este projeto pedagógico visa não apenas o desenvolvimento das habilidades de pesquisa e síntese de informações, mas também o fortalecimento da coesão grupal e aprimoramento das habilidades comunicativas dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular nos alunos o interesse pela pesquisa e pela descoberta de informações novas, fomentando a habilidade de buscar, selecionar e organizar conhecimentos de fontes diversas. Além disso, pretende-se desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, respeitando a diversidade de opiniões e estimulando a colaboração entre os membros dos grupos. Outro ponto essencial é aprimorar as habilidades de escrita e oralidade, através da organização das informações em um texto informativo e da apresentação em público, respectivamente. Através dessa atividade integrada, espera-se que os alunos ampliem suas competências de comunicação e compreensão do mundo, valorizando a curiosidade intelectual como motor para o aprendizado contínuo.

  • Estimular o interesse e a habilidade de pesquisa e descoberta dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar colaborativamente em equipe.
  • Aprimorar as habilidades de escrita, seguindo as convenções de um gênero textual.
  • Fomentar competências comunicativas através da prática da oralidade.
  • Promover a autonomia do estudante na construção do conhecimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP03 - Empregar, nas interações sociais, regras básicas de convívio como respeito, solidariedade e cooperação.
  • EF03LP06 - Planejar e produzir textos escritos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF03LP19 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • EF03LP26 - Participar de situações de intercâmbio oral, escutando com atenção e formulando perguntas em situações de aprendizagem.
  • EF03HI03 - Identificar semelhanças e diferenças entre modos de vida presentes e passados, pertencentes a diferentes grupos sociais e étnico-culturais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula propõe uma abordagem interdisciplinar, articulando habilidades de leitura, escrita, oralidade e pesquisa, para permitir que os alunos se engajem no processo de aprendizado de forma mais significativa. A metodologia ativa selecionada, incluindo Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, visa dar aos estudantes um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem, incentivando-os a se tornarem pesquisadores curiosos. A escolha de temas relevantes para a pesquisa estimula o interesse dos alunos e os conecta com o mundo à sua volta, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa.

  • Metodologias ativas de aprendizagem.
  • Prática de pesquisa e síntese de informação.
  • Elaboração de textos informativos seguindo convenções do gênero.
  • Desenvolvimento da habilidade oral através de apresentações.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Metodologia

A metodologia ativa selecionada para esta atividade pedagógica prática envolve a Aprendizagem Baseada em Projetos, a Roda de Debate, a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Com estas estratégias, busca-se engajar os alunos na construção ativa do seu conhecimento, através da pesquisa, da troca de ideias, da colaboração e da reflexão crítica. Cada etapa da atividade foi desenhada para estimular a autonomia dos alunos, permitir a aplicação prática dos conhecimentos teóricos e promover a interação positiva entre os estudantes.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para promover a colaboração.
  • Escolha de temas pré-determinados para orientar as pesquisas.
  • Utilização de diversas fontes de informação para coleta de dados.
  • Produção escrita de textos informativos em grupo.
  • Apresentação e debate das descobertas em uma roda de conversa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e iniciam suas pesquisas, coletando informações e imagens. Na segunda aula, os grupos finalizarão os textos informativos e se prepararão para a Roda de Debate, momento em que compartilharão suas descobertas com a turma.

  • Aula 1: Formação dos grupos, escolha dos temas e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização dos textos informativos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através de uma abordagem formativa, centrada no processo de aprendizagem do aluno. Critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a coerência e coesão do texto informativo produzido, a eficácia da comunicação durante a apresentação e o grau de participação e colaboração do aluno no trabalho em grupo serão considerados. Feedbacks construtivos serão proporcionados para incentivar a reflexão e o aprimoramento contínuo das habilidades envolvidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário dispor de recursos como acesso a computadores com internet para a pesquisa, materiais de papelaria para anotações e elaboração do texto informativo, e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. A utilização de mídias digitais e acesso a bibliotecas virtuais poderão enriquecer a pesquisa e ampliar as referências dos alunos.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Materiais de papelaria (papel, canetas, marcadores).
  • Espaço adequado para as apresentações e Roda de Debate.
  • Acesso a bibliotecas virtuais e bases de dados.

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