Aventura dos Parágrafos Encantados

Desenvolvida por: Karina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Organização de narrativas ficcionais

Nesta atividade prática, intitulada 'Aventura dos Parágrafos Encantados', os alunos de 3º ano do Ensino Fundamental trabalharão em duplas para criar uma narrativa curta dividida em três parágrafos. O principal objetivo desta atividade é incentivar a organização do texto em unidades de sentido, promovendo a compreensão de normas gráficas e do uso de parágrafos para estruturação de histórias. Através de metodologia ativa, os alunos serão encorajados a explorar suas criatividades, imaginando cenários, personagens e eventos, e a discutir e compartilhar suas ideias com os colegas. Após a escrita da narrativa, os textos serão apresentados à turma, possibilitando discussões sobre clareza, coerência e os elementos da estrutura narrativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de organizar o texto em unidades de sentido coesas, assim como fomentar a autonomia dos alunos na criação de narrativas ficcionais. A atividade também visa promover o entendimento dos elementos essenciais da estrutura de uma narrativa, como personagens, cenários e enredo, além de incentivar o uso de marcadores temporais e espaciais para aprimorar a coesão dos textos.

  • Organizar textos em parágrafos de acordo com normas gráficas.
  • Criar narrativas com autonomia e detalhes descritivos.
  • Compreender elementos estruturais das narrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
  • EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade enfoca a investigação e aplicação de elementos narrativos dentro da escrita de textos ficcionais. Os alunos serão expostos a fundamentos teóricos sobre como a estrutura narrativa é organizada, lhes proporcionando oportunidades práticas de aplicar este conhecimento por meio da elaboração de suas próprias histórias, permitindo-lhes explorar a criatividade enquanto reforçam conceitos essenciais da escrita.

  • Estruturação de parágrafos.
  • Desenvolvimento de enredo e personagens.
  • Uso de marcadores de tempo e espaço.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas, a atividade propõe um ambiente colaborativo onde alunos trabalhando em duplas podem explorar conjuntamente suas ideias criativas. Além disso, a discussão em sala de aula permite troca de pensamentos e construção conjunta do conhecimento. A metodologia visa desenvolver habilidades tanto individuais quanto coletivas, proporcionando aos alunos um espaço seguro para experimentar e aprender uns com os outros através da prática e da exposição de suas criações.

  • Trabalho em duplas.
  • Discussão em grupo.
  • Criação e apresentação de narrativas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula será focada na introdução teórica dos conceitos e na organização das duplas para iniciarem o brainstorming e a elaboração das narrativas. A segunda aula será dedicada à finalização dos textos, apresentação dos parágrafos e discussões em grupo sobre a coerência e clareza das histórias criadas.

  • Aula 1: Introdução, formação das duplas e início do brainstorm.
  • Aula 2: Conclusão da narrativa, apresentação e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação da atividade será feita através da observação contínua de todo o processo, dando ênfase à participação ativa dos alunos e à sua capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, será considerado o cumprimento dos critérios estabelecidos: organização do texto em parágrafos, clareza na apresentação dos personagens e eventos, e uso relevante de marcadores de tempo e espaço. Exemplos de evidência de sucesso incluem a habilidade dos alunos em criar histórias coesas e sua capacidade de articular ideias claras durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários recursos que facilitem a participação e o engajamento dos alunos. Papel e lápis serão fornecidos para a escrita manual das narrativas, enquanto o quadro pode ser utilizado para a apresentação e discussão coletiva das ideias. Também pode-se considerar o uso de materiais visuais, caso seja necessário para estimular a criatividade dos alunos durante a elaboração de suas narrativas.

  • Papel e lápis para escrita.
  • Quadro e quadros para debate.
  • Materiais visuais de apoio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo