Nesta atividade prática, intitulada 'Aventura dos Parágrafos Encantados', os alunos de 3º ano do Ensino Fundamental trabalharão em duplas para criar uma narrativa curta dividida em três parágrafos. O principal objetivo desta atividade é incentivar a organização do texto em unidades de sentido, promovendo a compreensão de normas gráficas e do uso de parágrafos para estruturação de histórias. Através de metodologia ativa, os alunos serão encorajados a explorar suas criatividades, imaginando cenários, personagens e eventos, e a discutir e compartilhar suas ideias com os colegas. Após a escrita da narrativa, os textos serão apresentados à turma, possibilitando discussões sobre clareza, coerência e os elementos da estrutura narrativa.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de organizar o texto em unidades de sentido coesas, assim como fomentar a autonomia dos alunos na criação de narrativas ficcionais. A atividade também visa promover o entendimento dos elementos essenciais da estrutura de uma narrativa, como personagens, cenários e enredo, além de incentivar o uso de marcadores temporais e espaciais para aprimorar a coesão dos textos.
O conteúdo programático desta atividade enfoca a investigação e aplicação de elementos narrativos dentro da escrita de textos ficcionais. Os alunos serão expostos a fundamentos teóricos sobre como a estrutura narrativa é organizada, lhes proporcionando oportunidades práticas de aplicar este conhecimento por meio da elaboração de suas próprias histórias, permitindo-lhes explorar a criatividade enquanto reforçam conceitos essenciais da escrita.
Utilizando metodologias ativas, a atividade propõe um ambiente colaborativo onde alunos trabalhando em duplas podem explorar conjuntamente suas ideias criativas. Além disso, a discussão em sala de aula permite troca de pensamentos e construção conjunta do conhecimento. A metodologia visa desenvolver habilidades tanto individuais quanto coletivas, proporcionando aos alunos um espaço seguro para experimentar e aprender uns com os outros através da prática e da exposição de suas criações.
O cronograma da atividade está distribuído em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula será focada na introdução teórica dos conceitos e na organização das duplas para iniciarem o brainstorming e a elaboração das narrativas. A segunda aula será dedicada à finalização dos textos, apresentação dos parágrafos e discussões em grupo sobre a coerência e clareza das histórias criadas.
A avaliação da atividade será feita através da observação contínua de todo o processo, dando ênfase à participação ativa dos alunos e à sua capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, será considerado o cumprimento dos critérios estabelecidos: organização do texto em parágrafos, clareza na apresentação dos personagens e eventos, e uso relevante de marcadores de tempo e espaço. Exemplos de evidência de sucesso incluem a habilidade dos alunos em criar histórias coesas e sua capacidade de articular ideias claras durante as apresentações.
Para a execução dessa atividade, serão necessários recursos que facilitem a participação e o engajamento dos alunos. Papel e lápis serão fornecidos para a escrita manual das narrativas, enquanto o quadro pode ser utilizado para a apresentação e discussão coletiva das ideias. Também pode-se considerar o uso de materiais visuais, caso seja necessário para estimular a criatividade dos alunos durante a elaboração de suas narrativas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula