Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a trabalhar em equipe para reimaginar e recriar contos clássicos de fantasia. Cada grupo receberá o resumo de um conto clássico e, mantendo a trama principal, deverá modificar personagens, ambientes e/ou acontecimentos. O objetivo é encorajar a criatividade enquanto se mantém a essência da história original, além de aplicar normas gráficas adequadas. Para enriquecer os textos, o uso de marcadores de tempo e espaço será incentivado, garantindo a coesão e coerência da narrativa. Após a conclusão, cada grupo apresentará a sua versão da história, permitindo a apreciação da criatividade e aprofundamento na compreensão das características do gênero textual narrativo.
Esta atividade visa promover o desenvolvimento da capacidade narrativa e criativa dos alunos, enquanto se familiarizam com as estruturas de um texto e aplicam as normas gráficas. Trabalhando em grupo, os estudantes são encorajados a exercitar a cooperação e a comunicação efetiva. Além disso, a atividade contribui para o aumento do repertório de cada participante, fornecendo-lhes uma compreensão mais profunda sobre os contos clássicos de fantasia e suas características. A apresentação final de cada grupo servirá como uma oportunidade de desenvolver habilidades de oratória e autoconfiança.
O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo e aplicação das características do gênero narrativo, com foco nas narrativas de fantasia. Os alunos aprenderão sobre a importância da estrutura narrativa, como introdução, desenvolvimento e conclusão, além da aplicação de elementos como marcadores de tempo e espaço. Também estarão envolvidos o uso correto de normas gráficas e a prática de redigir textos coesos e coerentes, tudo contextualizado no processo criativo de reimaginar histórias clássicas.
Adotaremos uma metodologia ativa e participativa, especificamente o método 'Mão-na-massa', para engajar os alunos na recriação dos contos clássicos. Essa abordagem visa incentivar a experimentação, reflexão e colaboração entre os estudantes. Eles serão divididos em pequenos grupos para promover a interação e o trabalho em equipe. Cada grupo receberá um resumo de um conto para reinterpretar, aplicando as diretrizes aprendidas sobre narração, estrutura de texto e normas gráficas. O uso de recursos visuais e mapas conceituais será incentivado para organizar ideias e garantir a coesão das histórias recriadas.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema, explicação das tarefas e divisão dos grupos, seguida do início do processo de recriação dos contos. A segunda aula será dedicada à conclusão das histórias, preparação e realização das apresentações dos grupos. Esta estrutura assegura tempo adequado para a criação, discussão e finalização dos trabalhos.
A avaliação será baseada na criatividade, aplicação das normas gráficas, coesão e coerência textual, assim como a capacidade de manter a essência do conto original na recriação. Será considerado também o trabalho em equipe e a participação de cada membro no grupo. A apresentação final será um componente crucial da avaliação, observando a clareza, criatividade e engajamento do grupo. Exemplos de bons trabalhos podem ser destacados para incentivar o reconhecimento entre os pares. Feedback construtivo será fornecido para cada grupo, enfatizando pontos fortes e áreas para melhoria.
Para esta atividade, utilizaremos diversos recursos didáticos para facilitar o processo de aprendizagem e criação. Isso inclui textos de apoio com resumos dos contos clássicos, materiais para anotações e criação de mapas conceituais, além de acesso a computadores ou tablets, se disponíveis, para pesquisa e elaboração dos projetos. Recursos visuais, como imagens e vídeos relacionados aos temas dos contos, também podem ser explorados para inspirar os alunos e enriquecer as apresentações.
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