A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é uma proposta lúdica e dinâmica que tem por objetivo engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na prática da consciência fonológica e da colaboração. Utilizando a metodologia ativa, esta atividade envolverá os estudantes em uma saída de campo pela escola e suas adjacências, onde grupos seguirão pistas baseadas em jogos de aliteração e consciência fonética distribuídas por várias estações. Em cada estação, os alunos se depararão com charadas sonoras que desafiam a identificação de palavras com sons iniciais, médios ou finais semelhantes. A correta resolução dessas charadas permitirá o avanço no jogo e a coleta de peças de um quebra-cabeça. Ao final da atividade, ao montarem o quebra-cabeça, os alunos revelarão uma grande 'palavra-tesouro', simbolizando o conhecimento adquirido de forma colaborativa. Esta atividade promove não apenas a aprendizagem de conteúdos específicos da língua portuguesa, mas também as habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz.
O foco desta atividade está em promover a consciência fonológica dos alunos de forma interativa e colaborativa. Espera-se que, ao final da caça ao tesouro, os alunos sejam capazes de identificar e analisar sons iniciais, médios e finais das palavras de maneira lúdica, melhorando assim sua leitura e escrita. Além disso, a partir da metodologia ativa, os alunos desenvolverão habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico enquanto se engajam com o conteúdo de forma significativa.
A atividade Caça ao Tesouro das Palavras integra aspectos fundamentais da língua portuguesa, enfocando na consciência fonológica, que é crucial para o desenvolvimento da leitura e escrita. Além disso, promove habilidades sociais e cognitivas através de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em jogos e a saída de campo, proporcionando uma experiência educacional holística e engajadora.
A metodologia proposta para a Caça ao Tesouro das Palavras envolve práticas de aprendizagem ativa como saída de campo, atividades mão-na-massa, roda de debate, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em jogos. Este conjunto de estratégias permite que os alunos se engajem diretamente com o conteúdo, promovendo uma experiência de aprendizagem imersiva e significativa.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao jogo, formação dos grupos e início da caça ao tesouro. Na segunda aula, os alunos continuarão a busca, finalizando com a montagem do quebra-cabeça e discussão sobre o aprendizado.
A avaliação da atividade será realizada considerando a participação ativa e colaboração dos alunos durante a saída de campo e na resolução das charadas sonoras. Além disso, a capacidade de análise fonológica será também avaliada através da correta identificação e associação dos sons das palavras às suas correspondentes peças do quebra-cabeça. Será dado um feedback construtivo aos grupos, enfatizando os acertos e áreas para desenvolvimento.
Para a realização desta atividade, serão necessários o mapa do tesouro para cada grupo, quebra-cabeças com a 'palavra-tesouro', charadas sonoras impressas para cada estação, e materiais básicos para anotações, como canetas e papéis. Além disso, é fundamental a utilização do espaço da escola e suas adjacências para a saída de campo.
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