Nesta atividade dinâmica, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participarão de uma divertida caça ao tesouro que envolverá a busca por palavras com correspondências regulares contextuais, como c/qu, g/gu, r/rr, s/ss, além de identificar marcas de nasalidade. Através de pistas e desafios, cada grupo de alunos seguirá um percurso, promovendo o trabalho em equipe e a compreensão dos diferentes sons e grafemas das palavras alvo. Essa atividade não só fortalece a habilidade de escrita e leitura, mas também estimula a oralidade e a capacidade de resolver problemas de maneira colaborativa.
O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de ler e escrever palavras com correspondências regulares entre grafemas e fonemas, conforme indicado na BNCC. A caça ao tesouro é estruturada para não só engajar os alunos de forma lúdica, mas também cultivar um ambiente colaborativo onde as habilidades de comunicação e cooperação são essenciais. Além disso, busca-se promover o reconhecimento de sons e grafemas, garantindo que os alunos compreendam e apliquem as regras ortográficas de maneira correta e contextualizada.
O conteúdo programático desta atividade centra-se na identificação e aplicação das correspondências regulares contextuais em palavras da Língua Portuguesa, conforme preconizado pela BNCC para o 3º ano. Será abordada a distinção entre os diferentes grafemas e suas características fonéticas, além da prática de leitura e escrita dessas palavras. O conteúdo também englobará a análise e discussão de palavras e grafias complexas, bem como o exercício de habilidades sociais e cognitivas através da cooperação em pequenos grupos.
A metodologia adotará uma abordagem ativa e participativa, centrada na metodologia de projeto. Cada equipe de alunos participará de uma caça ao tesouro elaborada com enigmas e pistas que requerem a resolução de pequenos desafios ortográficos. Essa abordagem permite que os estudantes assumam papéis diferentes e explorem a aprendizagem de forma colaborativa, aumentando o seu engajamento no conteúdo e permitindo uma internalização profunda dos conceitos e regras ortográficas.
O cronograma da atividade contempla uma aula prática de 60 minutos, onde os alunos serão introduzidos à caça ao tesouro. Durante esse tempo, os alunos irão atuar ativamente na busca e resolução de desafios apresentados pelas pistas. Essa organização em uma única aula visa garantir foco e engajamento total dos alunos na tarefa, possibilitando um aprendizado dinâmico e contínuo sem interrupção.
Momento 1: Introdução à Caça ao Tesouro (Estimativa: 10 minutos)
Comece a aula com uma breve introdução ao objetivo da atividade. Explique aos alunos que eles participarão de uma emocionante caça ao tesouro das palavras, em que precisarão identificar palavras com grafemas específicos e marcas de nasalidade. Destaque a importância do trabalho em equipe. Use um exemplo prático de palavra com c/qu para ilustrar. Oriente-os a ouvir atentamente as instruções para garantir o sucesso da tarefa.
Momento 2: Execução da Caça ao Tesouro (Estimativa: 40 minutos)
Divida a turma em grupos e distribua as primeiras pistas. Cada pista deve conduzir a um local na sala ou na escola onde encontrarão mais pistas ou palavras com grafemas alvo, como c/qu, g/gu, r/rr, s/ss. Ofereça supervisão contínua, incentivando a colaboração dentro dos grupos. Cada vez que um grupo encontrar uma palavra, peça que expliquem por que ela se encaixa nos critérios, promovendo a análise oral e a escrita das palavras em seus cadernos.
Observe se os alunos estão se comunicando de maneira eficaz e solucionando problemas juntos. É importante que eles se revezem na leitura das pistas e na escrita das palavras encontradas.
Momento 3: Discussão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
Reúna os alunos em um círculo para uma discussão final. Peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e reflexões sobre a atividade. Incentive-os a falar sobre o que aprenderam em relação aos grafemas e nasalidade, e sobre como foi trabalhar em equipe. Ofereça feedback positivo das observações que você coletou durante a atividade. Finalize destacando a importância da atenção aos detalhes na leitura e escrita.
Utilize esta oportunidade para fazer uma avaliação formativa, anotando observações sobre o engajamento dos alunos e sua capacidade de aplicar os conhecimentos de leitura e escrita.
O processo avaliativo inclui métodos variados e adequados à natureza prática da atividade. Será realizada uma avaliação formativa durante a atividade, observando-se a participação, colaboração e capacidade de resolução de problemas dos alunos. Ao final, cada grupo apresentará as palavras descobertas e as regras ortográficas associadas. Critérios de avaliação incluem a correta identificação e aplicação das regras, colaboração entre os membros do grupo, e clareza na apresentação das descobertas. Feedbacks construtivos serão oferecidos tanto individualmente, quanto em grupo, para apoiar o desenvolvimento contínuo.
Os recursos utilizados focam em materiais de suporte e facilitadores da atividade, incluindo pistas impressas, cartões com palavras e regras ortográficas, além de dispositivos multimídia opcionais, como tablets para registro das descobertas em formato digital. Ao oferecer uma variedade de recursos, busca-se enriquecer a atividade, promover o engajamento dos alunos e apoiar diferentes estilos de aprendizagem.
Considerando as sobrecargas do professor, as estratégias de inclusão desta atividade focam em torná-la acessível a todos, sem adaptações específicas devido à ausência de condições ou deficiências na turma. Contudo, recomenda-se práticas inclusivas gerais, como assegurar que todos os alunos compreendam as instruções claramente e adaptar o ritmo da atividade conforme necessário. Pequenos grupos podem ser organizados para assegurar que todos interajam e participem, garantindo que cada aluno possa contribuir e aprender coletivamente.
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