Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Yasmin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, interpretação e trabalho em equipe

Esta atividade pedagógica, denominada 'Caça ao Tesouro Literário', destina-se a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e consiste em uma jornada lúdica de leitura e interpretação de textos. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, criando um ambiente colaborativo. Dentro da escola ou sala de aula, pistas escondidas guiarão os alunos por uma trilha de descobertas. Cada pista contém um trecho de um conto ou crônica, que deve ser lido e interpretado pelo grupo para desvendar a localização da próxima pista. Este percurso terá como destino final um 'tesouro': um baú repleto de livros variados, incentivando o interesse pela leitura. A atividade propõe um dinamismo que estimula não apenas a leitura e interpretação de textos, mas também a cooperação, explorando de maneira prática conceitos de localização de informações explícitas e compreensão de narrativas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo primordial desta atividade é estimular a leitura e interpretação de textos narrativos de maneira lúdica e colaborativa. Além disso, visa desenvolver habilidades relacionadas à localização de informações explícitas em textos e promover o bems trabalho em equipe entre os estudantes. Ao serem desafiados a encontrar e interpretar pistas, os alunos praticam a compreensão leitora e analítica, essenciais para seu crescimento acadêmico. A interação e dependência entre os participantes para a resolução das etapas reforçam a importância da colaboração e comunicação efetiva.

  • Estimular a leitura e a interpretação de textos.
  • Promover o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de localização de informações explícitas.
  • Incentivar a exploração do ambiente escolar de maneira lúdica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a leitura e interpretação de textos literários, com foco em contos e crônicas. Além disso, a atividade engloba a prática de localização de informações em textos e estimula a capacidade de trabalho em equipe através da resolução de desafios em grupo.

  • Leitura e interpretação de textos narrativos.
  • Localização de informações em textos.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Resolução de problemas e pensamento crítico.

Metodologia

A metodologia empregada será uma combinação de Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos, divididos em grupos, seguirão pistas literárias, promovendo a interação e colaboração. A prática implicará ainda na exploração e familiarização com o ambiente escolar, além do desenvolvimento da habilidade de interpretação textual e análise crítica.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos.
  • Utilização de pistas contendo trechos literários.
  • Exploração prática do ambiente escolar.
  • Atividades de interpretação e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um período de 4 horas, distribuídas ao longo de quatro aulas de 50 minutos cada. A preparação e introdução da atividade ocupará a primeira aula, seguida de três aulas destinadas à caça ao tesouro propriamente dita, incluindo a leitura, interpretação das pistas e busca pelo tesouro.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Realização da caça ao tesouro.
  • Aula 4: Discussão dos resultados e exploração do tesouro encontrado.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, colaboração entre os membros do grupo, capacidade de interpretação e compreensão dos textos. Observações diretas pelos professores durante a atividade permitirão avaliar essas competências. Ademais, ao final da atividade, será promovida uma sessão de reflexão coletiva, na qual os alunos poderão expressar o que aprenderam, as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para superá-las.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem cópias de trechos de contos e crônicas a serem usados como pistas, um baú ou caixa para simbolizar o tesouro com uma seleção variada de livros, e cartões ou envelopes para esconder as pistas. Além disso, espaços diversificados da escola serão utilizados para esconder as pistas e criar o ambiente de aventura.

  • Cópias de trechos literários para pistas.
  • Baú ou caixa para o tesouro com livros variados.
  • Cartões ou envelopes para pistas.
  • Mapa da escola com locais de pistas indicados (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo