Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Katia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de Texto e Literatura

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' é uma jornada de exploração e descoberta, onde os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se transformarão em aventureiros em busca de tesouros escondidos. Estes tesouros são informações explícitas encontradas nos versos da música 'A casa'. Cada tesouro, distribuído pela sala de aula ou pela escola, contém uma parte desta música, acompanhada de uma questão relacionada à interpretação do texto. Ao coletar esses tesouros, os alunos praticarão a leitura atenta, a busca por informações específicas e a interpretação de textos literários, desenvolvendo habilidades essenciais de compreensão e análise literária. A atividade culminará em uma roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas e interpretações, enriquecendo o entendimento coletivo do texto e suas nuances. Esta experiência baseada em jogos não só engaja os alunos em uma aprendizagem significativa mas também enfatiza a importância do trabalho em equipe, da comunicação eficaz e da capacidade de pensar criticamente sobre obras literárias.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o desenvolvimento de habilidades fundamentais em leitura e interpretação de textos, especificamente em um contexto literário. Almejamos que os alunos aprimorem sua capacidade de localizar informações explícitas em textos, identificar a função social de diferentes tipos de textos e reconhecer a dimensão lúdica e cultural dos textos literários. Fomentando o gosto pela leitura e a apreciação do patrimônio artístico e cultural. A dinâmica proposta estimulará igualmente habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação, respeito pelas diversas interpretações e pontos de vista, além da autonomia no processo de aprendizagem.

  • Promover o gosto pela leitura e interpretação literária.
  • Desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas em textos.
  • Estimular a capacidade de análise crítica e interpretativa de textos literários.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Incentivar a apreciação pela diversidade cultural e o patrimônio artístico literário.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' fundamenta-se em práticas que incentivam a leitura, a interpretação de textos e a valorização da literatura enquanto expressão artística e cultural. Abrangendo a análise de textos literários, identificação de informações explícitas, discussão sobre a função social dos textos e reconhecimento da importância da literatura para a formação cultural e artística. Busca-se conectar os estudantes ao universo literário de maneira lúdica e interativa, desenvolvendo habilidades de leitura crítica e compreensão profunda de textos.

  • Leitura e interpretação de textos literários.
  • Identificação de informações explícitas e implícitas em textos.
  • Discussão sobre a função social dos diferentes tipos de textos.
  • Análise crítica e interpretativa de obras literárias.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade combina a aprendizagem baseada em jogos com técnicas como saída de campo, atividade mão-na-massa, roda de debate, aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida. Tal abordagem proporciona aos alunos uma experiência educacional dinâmica e envolvente, incentivando a exploração ativa, a colaboração e a reflexão crítica. A distribuição dos 'tesouros' pela sala ou escola incentiva a mobilidade e a saída de campo, enquanto a coleta e análise das informações demanda o engajamento mão-na-massa. As rodadas de debate e o compartilhamento de descobertas fomentam a troca de conhecimentos e a aprendizagem coletiva, reforçando a compreensão textual e a valorização da literatura.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' será conduzida em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, haverá a introdução da atividade, distribuição dos mapas do tesouro e início da busca. Na segunda aula, a busca pelos tesouros continua, seguida pela coleta de todas as informações e conclusão da atividade com uma roda de debate para discussão das descobertas e diferentes interpretações.

  • Aula 1: Introdução da atividade e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça, coleta final das informações e roda de debate.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro Literário' contemplará a participação ativa, a habilidade de localizar e interpretar informações explícitas em textos, e a contribuição para a discussão coletiva na roda de debate. Será adotado um sistema de pontuação baseado na quantidade e na precisão das informações coletadas, bem como na qualidade das interpretações apresentadas durante a discussão. A análise crítica, a criatividade nas interpretações e a capacidade de trabalhar em equipe também serão critérios relevantes. Exemplos concretos de participações exemplares serão destacados para incentivar o envolvimento e demonstrar padrões de excelência na atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução bem-sucedida da 'Caça ao Tesouro Literário', serão necessários materiais como cópias da música 'A casa', mapas do tesouro para guiar os alunos, envelopes ou caixas pequenas contendo as partes da música e as questões relacionadas, além de materiais para anotação como lápis e cadernos. Será essencial o acesso à sala de aula ou a diferentes espaços na escola para a distribuição dos tesouros. A utilização de um espaço adequado para a roda de debate final também é fundamental, proporcionando um ambiente propício para a troca de ideias e a discussão coletiva.

  • Cópias da música 'A casa'.
  • Mapas do tesouro.
  • Envelopes ou caixas pequenas.
  • Lápis e cadernos para anotações.
  • Espaço adequado para a realização da atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo