Caça ao Tesouro Literário com Felpo Filva

Desenvolvida por: Mayra … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Leitura e Interpretação de Texto]

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário com Felpo Filva' envolve um estudo colaborativo do livro 'Felpo Filva' com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos e receberão pistas e perguntas baseadas nas ilustrações e nos textos do livro. O objetivo principal é engajar os alunos em uma leitura ativa e reflexiva, onde precisarão encontrar trechos importantes, analisar o comportamento dos personagens e compartilhar suas impressões, exercitando tanto a leitura quanto a oralidade. Através desta atividade, os alunos desenvolverão habilidades de leitura crítica, aumentarão seu vocabulário e melhorarão suas habilidades de comunicação, tendo a leitura compartilhada e o diálogo como bases. Os grupos deverão realizar as atividades dentro de um cronograma estabelecido, cumprindo diferentes tarefas a cada aula, compondo assim um trabalho coeso e colaborativo ao final do processo.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, busca-se que os alunos aprimorem suas capacidades de leitura crítica e compreensão textual. Os objetivos de aprendizagem focam no desenvolvimento de habilidades para identificar informações explícitas e implícitas nos textos, avaliar atitudes e sentimentos dos personagens e interagir, mediante discussões, com os colegas, argumentando suas percepções. Além disso, visa-se promover a cooperação e o respeito às opiniões alheias, estimulando o crescimento intelectual e social dos alunos através de interações diretas e significativas com o texto literário.

  • Reforçar a leitura crítica e reflexiva.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e resumo.
  • Fomentar o diálogo e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP28: Relacionar texto com ilustrações em textos multissemióticos.
  • EF15LP09: Ler e entender quadrinhos, charges, tiras, etc., observando imagens e segmentos verbais.
  • EF35LP08: Explicar a relação entre o conteúdo das ilustrações e os textos nos quais aparecem; identificar intencionalidade do autor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade prevê, primariamente, o contato direto e a análise das ilustrações e narrativas apresentadas em 'Felpo Filva'. Será abrangida a busca por trechos de destaque que possuam caráter valorativo ou ilustrativo da trama e seus personagens. Exercícios de interpretação serão incorporados, além de atividades de recapitulação e comparação de impressões entre grupos, tendo em vista a análise crítica dos aspectos identitários e emocionais que permeiam o texto. Em suma, o conteúdo abarca a potencialização de capacidades interpretativas e interativas dos alunos por meio da prática de leitura, observação detalhada e diálogo

  • Análise de ilustrações e seu diálogo com o texto.
  • Identificação de trechos-chave e suas interpretações.
  • Discussão sobre atitudes e sentimentos dos personagens.

Metodologia

Na concepção desta atividade, serão adotadas metodologias que estimulam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. A divisão dos alunos em grupos fomenta o aprendizado colaborativo, enquanto o uso de pistas e perguntas guiadas promove a descoberta e a reflexão. A interação entre pares é crucial nesta proposta, permitindo que os estudantes partilhem suas ideias e aprendam uns com os outros. Metodologicamente, isto é enriquecido através do incentivo à leitura compartilhada e escuta ativa, que são essenciais para fomentar um aprendizado dialógico e construtivo.

  • Divisão de grupos para trabalho coletivo.
  • Uso de pistas e perguntas orientadoras.
  • Leitura e escuta ativa em grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de 12 horas distribuído em 18 aulas de 40 minutos cada está estruturado para proporcionar um aprendizado gradual e contínuo em torno do livro 'Felpo Filva'. O cronograma foi planejado para alavancar o engajamento e interesse dos alunos ao longo do tempo, assegurando que cada sessão ofereça a oportunidade de mergulhar mais profundamente no texto, analisar e compartilhar descobertas. Com atividades programadas para manter o interesse e proporcionar momentos de reflexão e troca, as sessões levarão gradualmente os alunos a uma compreensão mais profunda do texto e de suas habilidades literárias.

  • Aula 1: Introdução e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Primeira leitura e discussão sobre ilustrações.
  • Aula 3: Análise de trechos iniciais.
  • Aula 4: Compartilhamento de impressões em grupos.
  • Aula 5: Discussão das atitudes dos personagens.
  • Aula 6: Avaliação de sentimentos expressos.
  • Aula 7: Resumo das observações coletivas.
  • Aula 8: Comparação de trechos concludentes.
  • Aula 9: Apresentação de novas evidências textuais.
  • Aula 10: Debate sobre questões levantadas.
  • Aula 11: Conexão entre texto e ilustração.
  • Aula 12: Análise detalhada de capítulos intermediários.
  • Aula 13: Reflexão sobre a evolução dos personagens.
  • Aula 14: Compartilhamentos de insights individuais.
  • Aula 15: Exercício de revisão colaborativa.
  • Aula 16: Discussão e síntese final de textos.
  • Aula 17: Preparação para compartilhamento de conclusões.
  • Aula 18: Apresentação final e feedback de todo o grupo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada por meio de diversos métodos. Em primeiro lugar, a participação ativa durante as discussões em grupo será um critério importante, observando-se como cada aluno expressa suas ideias e interage com os colegas. Adicionalmente, os grupos deverão produzir um resumo final das suas atividades de leitura e discussão, que será avaliado com base na concisão, clareza e profundidade das interpretações apresentadas. Um outro aspecto será a autoavaliação, onde os alunos refletirão sobre suas contribuições e desafios durante o processo. Por fim, o professor aplicará avaliações formativas ao longo do projeto, através da observação constante e feedback contínuo, garantindo que todos os alunos alcancem, de maneira equitativa, os objetivos de aprendizagem estabelecidos.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da atividade, uma seleção adequada de materiais e ferramentas é fundamental. O uso do livro 'Felpo Filva' como recurso central é imprescindível para a construção das aprendizagens em questão. Ferramentas auxiliares, como folhas de anotação para registros, permitem que os alunos documentem suas descobertas e reflexões. Adicionalmente, a sala de aula deve estar equipada para promover facilidades de leitura e discussão, dispondo de espaço para grupos e, se possível, projeções ou ilustrações ampliadas para melhor visualização coletiva. Incentiva-se a utilização opcional de recursos tecnológicos, como tablets, para enriquecer a interatividade e ampliar as possibilidades de acesso ao texto.

  • Livro 'Felpo Filva'.
  • Folhas de anotação.
  • Espaço para discussões em grupo.
  • Recursos audiovisuais e de projeção.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo