Caça-palavras dos Acentos

Desenvolvida por: Gilmar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ordem Alfabética, Maiúsculas, Minúsculas, Acento Agudo e Circunflexo

A atividade 'Caça-palavras dos Acentos' foi desenvolvida para auxiliar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na compreensão e aplicação dos acentos gráficos na Língua Portuguesa, mais especificamente os acentos agudo e circunflexo. Durante a atividade, os alunos participarão de um caça-palavras interativo, onde deverão encontrar palavras que contenham esses tipos de acentos. Após localizarem as palavras, eles irão classificá-las de acordo com o tipo de acento e discutirão seus usos durante uma roda de debate. Além disso, o professor conduzirá uma aula expositiva sobre a importância dos acentos gráficos, sua função na correta escrita e pronúncia das palavras. Essa atividade visa aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos, promovendo, ao mesmo tempo, a socialização e a troca de conhecimento em um ambiente colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade são ampliar a capacidade dos alunos de identificar e utilizar corretamente os acentos agudo e circunflexo, bem como fomentar a habilidade de expressar suas ideias e opiniões de forma clara e organizada em contextos de discussão. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos estejam mais confiantes no uso das regras ortográficas relacionadas aos acentos gráficos e consigam aplicar esse conhecimento na produção escrita, além de reconhecerem a importância de comunicar-se de forma eficiente.

  • Identificar palavras com acentos agudo e circunflexo.
  • Classificar corretamente palavras pelo tipo de acento gráfico.
  • Entender e aplicar as regras de acentuação gráfica em contextos escritos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF03LP04: Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.
  • EF35LP23: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla a identificação e classificação dos acentos gráficos, especificamente agudo e circunflexo em palavras comuns, a compreensão de sua aplicabilidade e importância na norma culta da Língua Portuguesa. A atividade tecerá relações com outras formas textuais, promovendo o reconhecimento da sonoridade e dos efeitos de sentido proporcionados pelo uso correto dos acentos. Esta abordagem integrativa visa não apenas ampliar o conhecimento técnico dos alunos, mas também capacitá-los a identificar a relevância dos acentos na estruturação e fluência textual, aspectos essenciais para uma comunicação eficiente.

  • Exploração dos acentos agudo e circunflexo em palavras.
  • Classificação e correta aplicação dos acentos identificados.
  • Discussão sobre a importância dos acentos na comunicação escrita.

Metodologia

A metodologia da atividade está fundamentada na aplicação de metodologias ativas que contemplam diferentes estratégias de ensino a fim de engajar os alunos de maneira dinâmica no processo de aprendizagem. A atividade será conduzida através de um processo interativo, começando com um caça-palavras, onde os alunos pesquisarão palavras específicas com acentos. A partir daí, ocorrerá uma classificação e discussão em roda de debate sobre os usos dos acentos encontrados. A aula expositiva, liderada pelo professor, fornecerá o suporte teórico necessário, permitindo um entendimento mais estruturado e consolidado dos conteúdos abordados. Estes métodos promovem a interação, colaboração e pensamento crítico dos estudantes.

  • Caça-palavras para identificação de acentos.
  • Roda de debate para discussão dos usos dos acentos.
  • Aula expositiva sobre acentuação gráfica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para esta atividade é desenvolvido em etapas dentro de uma única aula de 60 minutos. Essa estrutura é projetada para permitir que os alunos explorem o conteúdo de maneira prática e teórica em um único encontro, potencializando sua capacidade de retenção e aplicação dos conhecimentos. A atividade inicia-se com a caça-palavras (20 minutos), seguida pela roda de debate (20 minutos) para discutir os resultados encontrados e, por fim, uma aula expositiva (20 minutos) para consolidar o aprendizado. Esta agenda de aula é otimizada para um tempo de envolvimento eficaz sem sobrecarregar os alunos.

  • Aula 1: Caça-palavras, roda de debate e aula expositiva sobre acentuação gráfica (60 minutos no total).
  • Momento 1: Caça-palavras dos Acentos (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula distribuindo folhas com o caça-palavras para cada aluno. Instrua-os a encontrar palavras que contenham acento agudo e circunflexo. É importante que você circule pela sala, observando a participação ativa de cada aluno. Ajude aqueles que demonstrarem dificuldades, oferecendo dicas sutis. Ao término da atividade, peça que compartilhem as palavras encontradas e, em conjunto, classifiquem-nas de acordo com o acento. Avalie o entendimento pelo engajamento na atividade e precisão na identificação dos acentos.

    Momento 2: Roda de Debate sobre os Usos dos Acentos (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em um semicírculo para facilitar a interação. Promova uma discussão aberta sobre a importância dos acentos na comunicação escrita. Permita que cada aluno expresse sua opinião e experiencias, encorajando o respeito pelas fala dos colegas. É fundamental que você medie o debate, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar. Observe se os alunos conseguem construir argumentos e respeitar diferentes pontos de vista. Avalie a clareza e a coerência das explicações dadas pelos participantes.

    Momento 3: Aula Expositiva sobre Acentuação Gráfica (Estimativa: 20 minutos)
    Utilize o quadro branco para explicar as regras de acentuação gráfica, focando nos acentos agudo e circunflexo. Forneça exemplos práticos e peça aos alunos que os escrevam em seus cadernos. É importante que verifique se todos estão acompanhando e entenderam os conceitos apresentados. Faça perguntas diretas a alguns alunos para confirmar a compreensão. Avalie pela precisão na replicação das informações e pela capacidade de aplicar as regras em novos contextos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, mantenha as instruções claras e diretas. Durante o caça-palavras, permita que estes alunos sentem-se mais próximos a você, para que possam receber ajuda conforme necessário. Use lembretes visuais para manter o foco durante a aula expositiva. Para alunos com deficiência intelectual, simplifique as regras, utilizando cores para diferenciar tipos de acentos. Considere pares de trabalho, onde eles possam fazer a atividade com um colega que possa auxiliar em dificuldades. Celebre pequenas conquistas para incentivar o engajamento.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, considerando as interações dos alunos durante a atividade e o produto final elaborado na aula. Serão observados aspectos como participação, capacidade de identificar e classificar acertos e a compreensão demonstrada na discussão. Critérios de avaliação incluirão precisão na identificação dos acentos, clareza nas explicações e a profundidade das contribuições na discussão. Uma forma prática seria aplicar uma atividade de revisão onde os alunos elaborem frases utilizando palavras com os acentos trabalhados, possibilitando avaliação individualizada e feedback formativo. Também poderão ser feitas adaptações nos critérios para que se adequem às diferentes necessidades dos alunos, especialmente considerando aqueles com necessidades específicas para garantir uma avaliação justa e ética, com uso de feedback contínuo e construtivo para fomentar o progresso acadêmico e o autoconhecimento dos alunos, promovendo uma compreensão significativa e autêntica das regras de acentuação.

  • Participação ativa na atividade e discussões.
  • Precisão na identificação e classificação de acentos.
  • Clareza e profundidade nas explicações e exemplificações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade envolvem não apenas materiais físicos tradicionais, como folhas de caça-palavras impressas, mas também recursos digitais indutores de interação e engajamento, caso haja disponibilidade de dispositivos na escola. Ferramentas digitais interativas podem ser integradas como alternativa para agilizar o processo de caça-palavras, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e inclusiva. A incorporação de tecnologia, juntamente com materiais impressos, oferece suporte flexível para atender diferentes estilos de aprendizagem e aumentar a acessibilidade dos conteúdos.

  • Folhas impressas de caça-palavras.
  • Quadro branco e marcadores para a aula expositiva.
  • Possível uso de dispositivos digitais para uma experiência interativa.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço diário dos professores em garantir que todos os alunos se beneficiem do processo educacional. Para tal, a inclusão neste plano traz estratégias que assegurarão um ambiente inclusivo para alunos com TDAH e deficiência intelectual, minimizando qualquer dificuldade de participação e aprendizado. Para alunos com TDAH, métodos de ensino multifacetados que busquem a captação de atenção, como tarefas curtas e desafios, assim como movimento físico permitido periodicamente, são essenciais e não oneram o planejamento. Para alunos com deficiência intelectual, recomenda-se a introdução de materiais adaptativos, como cartões visuais, para apoiar a compreensão, e a simplificação das instruções em passos menores. É importante promover um engajamento através de apoio contínuo em grupo ou individualizado, bem como adaptações nos materiais didáticos, usando, por exemplo, cores e ilustrações para facilitar o reconhecimento dos acentos. Outro aspecto crucial é assegurar ajustes no cronograma, caso necessário, assegurando que a dinâmica mantenha um ritmo confortável para todos os alunos sem comprometer o aprendizado coletivo. Esses ajustes visam fomentar a equidade na aprendizagem, proporcionando aos alunos um ambiente acolhedor e estimulante que respeite suas especificidades.

  • Para TDAH: Tarefas fracionadas com pausas e oportunidade de movimento físico.
  • Para deficiência intelectual: Uso de cartões visuais e simplificação de instruções.

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