Caça-Palavras Falantes

Desenvolvida por: Darlan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Fonética

A atividade 'Caça-Palavras Falantes' é projetada para motivar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a explorarem a relação entre fonemas e grafemas de uma maneira divertida e interativa. Utilizando um grande caça-palavras colorido, preparado pelo professor  em um cartaz, os alunos serão incentivados a encontrar palavras que desafiam suas habilidades ortográficas e de leitura. Palavras como 'campo', 'queijo', 'guitarra', 'carro', 'sol', e 'céu' serão incluídas para cobrir uma gama diversa de combinações de letras e sílabas. Ao encontrar uma palavra, o aluno será convidado a ler em voz alta e analisar a estrutura silábica (CV, CVC, etc.), além de discutir a regra ortográfica aplicável. Este exercício visará reforçar o entendimento de grafemas, fonemas, sílabas e regras ortográficas de maneira lúdica e colaborativa, promovendo a leitura consciente e a pronúncia correta.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade envolvem promover a habilidade de leitura, escrita e análise linguística dos alunos de forma divertida e interativa. Através do caça-palavras, os alunos exercitarão a identificação de correspondências regulares e contextuais entre grafemas e fonemas, explorando complexidades ortográficas e estruturas silábicas variadas. A articulação vocal e verbalização das palavras encontradas fortalecerá a pronúncia correta e a capacidade de explicação das regras ortográficas, estimulando assim o pensamento crítico sobre a língua portuguesa.

  • Explorar correspondências entre grafemas e fonemas.
  • Reconhecer e aplicar regras ortográficas.
  • Identificar e analisar estruturas silábicas diversas.
  • Promover a pronúncia correta e habilidades de leitura.
  • Estimular a capacidade de explicação e raciocínio.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
  • EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Caça-Palavras Falantes' foi cuidadosamente planejado para cobrir aspectos fundamentais da ortografia e fonética na língua portuguesa. As palavras escolhidas envolvem uma diversidade de regras ortográficas e estruturas silábicas para desafiar os alunos a aplicar conhecimentos e analisar criticamente a formação das palavras.

  • Correspondências regulares entre grafemas e fonemas
  • Regras ortográficas específicas
  • Identificação de estruturas silábicas (CV, CVC, etc.)
  • Técnicas de leitura e pronúncia

Metodologia

A metodologia adotada para a 'Caça-Palavras Falantes' segue os princípios da Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionando um ambiente de aprendizado ativo e participativo. Os alunos serão encorajados a trabalhar em equipe ou individualmente para encontrar as palavras, promovendo interação, cooperação e competição saudável. A reflexão sobre as regras ortográficas e a estrutura das palavras será incentivada através de discussões guiadas pelo professor, facilitando uma experiência de aprendizado profundo e significativo.

  • Preparação do caça-palavras no quadro ou cartaz
  • Busca ativa e leitura das palavras pelos alunos
  • Análise silábica e discussão das regras ortográficas
  • Aplicação prática em pequenos grupos ou individualmente

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em uma aula de 60 minutos, proporcionando tempo suficiente para exploração, discussão e consolidação dos aprendizados.

  • Aula 1 da atividade: Caça-Palavras Falantes

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça-Palavras Falantes' será realizada de forma formativa, observando a participação, envolvimento e capacidade de análise dos alunos. Será dada especial atenção à habilidade de identificar palavras, pronunciá-las corretamente e explicar as regras ortográficas aplicadas. Exemplos concretos de participação ativa e compreensão demonstrada em discussões guiadas serão valorizados, possibilitando feedback individualizado para o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura e escrita.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a execução da atividade incluem giz colorido ou marcadores, quadro-negro ou cartaz em branco, e uma lista preparatória de palavras com variedade silábica e ortográfica. Esses recursos são simples, porém essenciais para garantir uma experiência de aprendizado divertida e engajadora.

  • Giz colorido ou marcadores
  • Quadro-negro ou cartaz em branco
  • Lista de palavras com variedade silábica e ortográfica

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