Caça-Palavras Vivencial

Desenvolvida por: Letici… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, escrita e interpretação de textos

A atividade 'Caça-Palavras Vivencial' é uma prática pedagógica interativa e dinâmica, pensada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover habilidades de leitura, interpretação de textos e escrita de forma lúdica e colaborativa. Transformando a sala de aula em um grande tabuleiro de caça-palavras, os alunos serão estimulados a trabalhar em pequenos grupos para buscar palavras escondidas com base em dicas relacionadas aos temas previamente estudados em sala. Cada grupo de alunos receberá um conjunto de pistas que os levarão às palavras escondidas. As palavras encontradas serão o ponto de partida para a criação de pequenas frases ou textos, incentivando a prática da escrita compartilhada e a criatividade. Esta atividade promove, de forma integrada, o desenvolvimento da leitura atenta, da capacidade analítica para interpretação de pistas e da escrita, além de reforçar a importância do trabalho em equipe e da cooperação entre os colegas, fundamentais para o sucesso na busca pelas palavras e na construção coletiva dos textos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa não apenas à satisfação da curiosidade e entretenimento dos alunos, mas busca fundamentar habilidades cruciais no âmbito da Língua Portuguesa. Entre os objetivos, estão a promoção da leitura crítica e interpretativa, o estímulo à capacidade de análise e síntese ao associar dicas aos conceitos aprendidos, o fortalecimento da escrita criativa através da produção textual colaborativa e o incentivo ao trabalho em equipe, essencial para o desenvolvimento social e cognitivo dos estudantes. Além disso, aspira-se a criar um ambiente de aprendizado inclusivo e estimulante, onde cada aluno se sinta valioso ao contribuir para o sucesso do grupo.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos
  • Estimular a escrita criativa e compartilhada entre os alunos
  • Promover a capacidade de trabalho em equipe e cooperação
  • Fomentar a aplicação prática de conceitos previamente estudados
  • Incentivar o uso eficaz das dicas para resolver problemas de forma colaborativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP03 - Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
  • EF03LP19 - Reescrever e produzir textos do campo artístico-literário, com base em modelos lidos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP26 - Utilizar, ao produzir texto, as convenções de escrita.
  • EF03LP06 - Ler e compreender, com certa autonomia, textos instrucionais de regras de jogos e brincadeiras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está alinhado ao currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, enfocando o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação de textos e produção escrita. Através da interação lúdica com o idioma, os alunos serão incentivados a aplicar conceitos de gramática, sintaxe e semântica de forma prática e divertida, favorecendo uma aprendizagem significativa e efetiva.

  • Leitura e interpretação de textos
  • Produção de texto
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Resolução de problemas de forma colaborativa

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade consiste em técnicas de aprendizado ativo, onde os alunos são protagonistas da própria aprendizagem. Por meio de jogos e desafios colaborativos, eles serão estimulados a pensar criticamente, resolver problemas de forma criativa e trabalhar em equipe. A utilização de pistas e a busca por palavras escondidas fomentam a exploracidade e a curiosidade, essenciais para o desenvolvimento intelectual.

  • Trabalho em grupo
  • Jogos de caça-palavras contextualizados
  • Criação colaborativa de textos
  • Debate e reflexão sobre as soluções encontradas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, explicação das regras e formação dos grupos. Na segunda aula, os alunos participarão do caça-palavras vivencial, seguido pela criação coletiva de textos e compartilhamento das produções.

  • Aula 1: Introdução e explicação das regras
  • Aula 2: Realização do caça-palavras e produção de textos

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando na participação, colaboração e engajamento dos alunos ao longo do processo. Será observada a habilidade de cada grupo em encontrar as palavras utilizando as dicas fornecidas, a criatividade e a coesão na construção dos textos coletivos, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Feedbacks construtivos serão fornecidos para cada grupo, destacando pontos positivos e áreas para melhoria, promovendo um ambiente de aprendizagem positivo e encorajador.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como folhas de papel, cartolinas ou papel kraft para a confecção do grande tabuleiro de caça-palavras no chão da sala de aula, marcadores ou fita adesiva para delimitar o tabuleiro, fichas com as dicas para os alunos, além de lápis e borrachas para a produção dos textos. A sala de aula deverá ser organizada de forma a acomodar o tabuleiro e permitir a movimentação dos alunos durante a atividade.

  • Folhas de papel, cartolinas ou papel kraft
  • Marcadores ou fita adesiva
  • Fichas com dicas
  • Lápis e borrachas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo