Caixa Mágica de Histórias

Desenvolvida por: Jacque… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Criação e Contação de Histórias]

A atividade 'Caixa Mágica de Histórias' destina-se a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a expressão oral. Utilizando uma caixa repleta de objetos variados, os alunos são incentivados a criar histórias fictícias. A atividade inicia com o professor apresentando a caixa de objetos e dividindo a turma em pequenos grupos. Cada grupo escolhe aleatoriamente dois ou três itens que servirão de inspiração para a construção de sua narrativa. A dinâmica visa não apenas fomentar a construção de histórias, mas também permitir que as crianças explorem a dimensão lúdica e cultural dos objetos. Após a elaboração das histórias, cada grupo terá a oportunidade de apresentá-las à turma. O momento da apresentação é marcado pela interação, em que a classe pode fazer perguntas e comentários, enriquecendo o aprendizado e a apreciação coletiva das narrativas criadas. A prática estimula a expressão criativa das crianças e a valorização da diversidade cultural representada nos contos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam em desenvolver habilidades importantes como o trabalho em equipe, a criatividade e a habilidade de comunicação. As crianças aprendem a interpretar objetos de maneira criativa e a cooperar na criação de histórias. A atividade busca também aprimorar suas capacidades de expressão oral ao apresentar suas narrativas para a classe, incentivando a autoconfiança e a participação ativa.

  • Estimular a criatividade na construção de narrativas.
  • Promover o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral em crianças.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF03LP12: Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve principalmente a capacidade de criar narrativas originais a partir de elementos visuais. A capacidade de formar conexões lúdicas entre objetos aparentemente não relacionados é central. Os alunos também interagem com fundamentos do texto literário, compreendendo a ideia central das histórias e a diversidade cultural representada.

  • Criação de narrativas a partir de objetos.
  • Interpretação e conexão de ideias.
  • Valorização da diversidade cultural nos textos.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é centrada na aprendizagem colaborativa e prática. Os alunos trabalham em grupos para fomentar a interação e a cooperação, explorando a caixa de objetos como ponto de partida para a imaginação. A participação ativa é incentivada, com ênfase na apresentação oral das histórias criadas, permitindo um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente.

  • Trabalho em grupo.
  • Aprendizagem prática.
  • Apresentação e partilha de histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é planejado de forma a permitir que todas as etapas da atividade sejam abordadas adequadamente, distribuindo o tempo de forma equitativa para exploração, criação e apresentação das histórias. Essa distribuição garante que os alunos possam explorar a atividade de forma aprofundada e sem pressa, permitindo um aprendizado eficaz.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e escolha dos objetos.
  • Aula 2: Criação e desenvolvimento das histórias em grupo.
  • Aula 3: Apresentação das histórias e interação com a turma.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e qualitativa, levando em consideração o engajamento durante a atividade e a qualidade das interações. Critérios como a criatividade na elaboração das histórias, a habilidade de colaboração dentro dos grupos e a clareza e confiança na apresentação oral serão considerados. Exemplos de avaliação incluem a observação de como os alunos utilizam os objetos escolhidos para dar coerência à sua narrativa, a forma como trabalham com os colegas na construção da história e como interagem durante as apresentações, respondendo a perguntas de forma clara e concisa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais que estimulam a criatividade e a imaginação, e que são facilmente acessíveis dentro de um ambiente escolar. Eles desempenham um papel crítico em proporcionar elementos variados que servem como base para a criação das histórias. O objetivo é ter um conjunto diversificado de itens para garantir uma ampla gama de inspirações.

  • Caixa com diversos objetos.
  • Material de papelaria para anotações.
  • Espaço adequado para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo