Caixa Misteriosa de Histórias

Desenvolvida por: Wander… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e criatividade

A atividade 'Caixa Misteriosa de Histórias' é uma oportunidade única para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental exercitarem a escrita autônoma de uma maneira lúdica e criativa. Inicialmente, uma caixa decorada contendo diversos objetos pequenos ou imagens será apresentada aos alunos. Eles deverão, um a um e sem olhar para dentro da caixa, retirar um item aleatoriamente. O desafio proposto é a criação de uma história curta que esteja relacionada ao objeto ou imagem selecionada. Esta tarefa será realizada individualmente, e cada aluno terá um tempo determinado para concluir sua produção escrita. Após a elaboração das histórias, haverá um momento de compartilhamento no qual os alunos que desejarem poderão ler suas histórias para a turma. Este exercício não só estimula a criatividade e a imaginação dos alunos, mas também proporciona a prática da escrita, o desenvolvimento de habilidades narrativas e a coragem de compartilhar criações próprias em público. Além disso, é uma excelente maneira de trabalhar a expressão escrita de maneira lúdica, transformando a tarefa de escrever em uma experiência divertida e engrandecedora.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da escrita autônoma e criativa dos alunos, através da elaboração de histórias que partam de um estímulo visual ou físico. Pretende-se, assim, trabalhar a capacidade dos estudantes de construir narrativas coesas e coerentes, utilizando vocabulário apropriado e explorando diferentes gêneros textuais. Além disso, busca-se incentivar a autoexpressão e a confiança para compartilhar suas próprias histórias, estimulando o respeito mútuo e a escuta ativa entre os alunos. Através desta prática pedagógica, espera-se também desenvolver habilidades socioemocionais, como a empatia e a colaboração, fundamentais para o convívio em sociedade.

  • Estimular a escrita autônoma e criativa.
  • Desenvolver habilidades narrativas.
  • Fomentar a capacidade de produzir textos coesos e coerentes.
  • Incentivar a expressão individual e o compartilhamento de criações.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP03 - Planejar e produzir textos escritos, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
  • EF15LP12 - Produzir textos narrativos com base em situações vividas ou imaginadas.
  • EF03LP05 - Compreender e utilizar de forma pertinente mecanismos coesivos de referência, substituição, elipse e concatenação de ideias e informações ao produzir textos escritos.
  • EF02LP02 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando e produzindo conexões entre suas partes e o todo textual, por meio de mecanismos linguísticos adequados.
  • EF35LP05 - Utilizar, ao produzir texto, as marcas linguísticas adequadas que garantam a coesão e a coerência textuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a construção de narrativas a partir de estímulos visuais e sensoriais, explorando a estrutura de textos narrativos, elementos da narrativa (personagens, tempo, espaço, trama) e mecanismos linguísticos para garantir a coesão e coerência. Além disso, serão discutidas estratégias para a criatividade no processo de escrita e técnicas para apresentação oral de textos.

  • Estrutura de textos narrativos e elementos da narrativa.
  • Mecanismos de coesão e coerência textual.
  • Estratégias para estimular a criatividade na escrita.
  • Técnicas para apresentação oral das histórias.

Metodologia

A metodologia ativa 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será o alicerce da atividade, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico, interativo e divertido. Através da seleção de objetos e imagens da 'Caixa Misteriosa', os alunos serão estimulados a utilizar elementos lúdicos como ponto de partida para a criação de histórias. Esta abordagem não só engaja os alunos em um processo criativo como também facilita a aprendizagem autônoma e a expressão individual.

  • Utilização de objetos e imagens como estímulos para a escrita criativa.
  • Produção textual individual com base nos objetos ou imagens selecionados.
  • Momento de compartilhamento de histórias, incentivando a escuta ativa e o respeito.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade e a seleção dos objetos e imagens, seguida da fase de escrita. Na segunda aula, será dedicado um tempo para o término das histórias e o momento de compartilhamento.

  • Aula 1: Introdução, seleção dos objetos/imagens e início da escrita.
  • Aula 2: Término da escrita e compartilhamento das histórias.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de criação e no esforço individual de cada aluno, bem como na capacidade de trabalhar com a imaginação e a criatividade. Não se dará tanta importância à perfeição gramatical inicialmente, mas sim à construção da narrativa e ao cumprimento dos critérios de coesão e coerência. Será valorizado também o envolvimento do aluno na fase de compartilhamento, considerando-se a clareza da apresentação, o respeito aos colegas ao ouvir suas histórias e a capacidade de dar e receber feedback construtivo. Exemplos práticos de avaliação podem incluir checklists de elementos narrativos presentes, autoavaliação e avaliações por pares.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem uma caixa decorada para incluir os objetos e imagens, papéis, lápis, borrachas, e acessórios para decoração da sala, criando um ambiente propício à criatividade e à imaginação. Além disso, pode-se utilizar um quadro ou flip-chart para anotações coletivas e para ilustrar exemplos de estrutura narrativa.

  • Caixa decorada com objetos e imagens variados.
  • Papéis, lápis e borrachas para a escrita.
  • Acessórios para ambiente temático.
  • Quadro ou flip-chart para anotações e ilustrações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo