Cinema na Sala

Desenvolvida por: Raylan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Substantivos e Verbos no Cinema

A atividade 'Cinema na Sala' propõe uma abordagem lúdica e inovadora no aprendizado dos conceitos gramaticais de substantivos e verbos, adaptando o encanto do cinema para o ambiente educacional. Utilizando trechos de filmes infantis amplamente conhecidos e apreciados pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, a atividade visa promover uma maior compreensão sobre a funcionalidade e classificação dessas classes de palavras no contexto das orações. Após a exibição de cenas selecionadas, os estudantes serão estimulados a identificar e diferenciar substantivos e verbos presentes, discutindo em grupo suas percepções e conclusões. As discussões permitirão aos alunos articular suas ideias, praticar a argumentação e apreciar a aplicabilidade dos conceitos gramaticais no cotidiano e na mídia. Esta metodologia ativa, centrada no aluno, facilita um aprendizado mais significativo, engajando-os ativamente na construção do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa não apenas familiarizar os estudantes com os conceitos gramaticais de substantivos e verbos, mas também desenvolver habilidades de análise textual, cooperação e comunicação eficaz. Através da identificação e diferenciação de substantivos e verbos em trechos de filmes, os alunos aprenderão de maneira prática e significativa, estabelecendo relações entre a teoria gramatical e a sua aplicação em contextos diversos. O incentivo ao debate e à argumentação em grupo pretende fomentar o respeito por diferentes pontos de vista e aprimorar a expressão oral e escrita, habilidades fundamentais para o desenvolvimento integral do educando.

  • Identificar e diferenciar substantivos e verbos em contextos variados.
  • Compreender as funções dos substantivos e verbos nas orações.
  • Desenvolver habilidades de análise textual e interpretação.
  • Promover a cooperação e comunicação eficaz entre os alunos.
  • Estabelecer a relação entre teoria gramatical e aplicação prática.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP08: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a introdução e aprofundamento dos conceitos de substantivos e verbos, elementos essenciais da estrutura das orações. Os alunos terão a oportunidade de explorar essas classes de palavras dentro de contextos narrativos fornecidos por trechos de filmes, permitindo uma compreensão mais ampla e aplicada da matéria. Este método proporciona uma experiência imersiva, na qual os estudantes podem discernir o papel e a importância dos substantivos e verbos na construção de significados dentro de diferentes textos e mídias.

  • Conceito de substantivos e verbos
  • Identificação de substantivos e verbos em textos
  • Funções dos substantivos e verbos na oração
  • Análise de textos: aplicando o conhecimento em contextos diversos

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é centrada no aluno, aproveitando o cinema como um recurso didático para o ensino da Língua Portuguesa. Por meio da exibição de cenas de filmes infantis, os estudantes serão desafiados a identificar e diferenciar substantivos e verbos, promovendo uma aprendizagem ativa e participativa. Discussões em grupo após cada exibição incentivam a expressão de ideias e a argumentação, reforçando o entendimento dos conceitos através do diálogo e da colaboração. Esta abordagem pretende fazer com que os alunos sejam os principais agentes de seu processo de aprendizagem.

  • Exibição de trechos de filmes
  • Identificação participativa de substantivos e verbos
  • Debates em grupos sobre as funções dessas classes de palavras
  • Relação entre a teoria e a aplicação prática

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, iniciando com uma breve introdução sobre substantivos e verbos, seguida pela exibição de trechos de filmes e discussão em grupos. Este formato interativo proporciona um ambiente de aprendizagem dinâmico e propício ao desenvolvimento integral do aluno.

  • Aula 1: Introdução aos substantivos e verbos, exibição de trechos de filmes, identificação e discussão em grupos.

Avaliação

A avaliação será realizada de maneira formativa e contínua, observando a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo, sua capacidade de identificar corretamente substantivos e verbos nos trechos de filmes e a qualidade das argumentações apresentadas durante a atividade. Feedbacks construtivos serão fornecidos regularmente, visando incentivar o aprimoramento contínuo dos estudantes. A participação, o engajamento e a evolução do entendimento sobre a matéria serão critérios essenciais nesta etapa de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários: um data show ou televisão para a exibição dos filmes, uma seleção de trechos de filmes infantis que serão previamente escolhidos pelo professor, materiais para anotações e uma sala de aula que acomode a disposição dos alunos em grupos. A escolha de um ambiente adequado e a disponibilidade de recursos visuais são cruciais para o sucesso da atividade.

  • Data show ou televisão
  • Seleção de trechos de filmes infantis
  • Materiais para anotações (cadernos, lápis)
  • Espaço de aula organizado para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo