Ciranda de Histórias

Desenvolvida por: Eliels… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação coletiva de histórias

A Ciranda de Histórias é uma atividade pedagógica prática que busca desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Na atividade, cada aluno iniciará a escrita de uma história que, após dez minutos, será continuada pelo colega ao lado. Este processo se repete até que o texto retorne ao autor original, que terá a tarefa de concluir a narrativa. O objetivo é fomentar a criatividade, a cooperação entre os alunos e a fluência em leitura e escrita através de uma abordagem lúdica e cooperativa. As histórias criadas serão compartilhadas em voz alta na sala, proporcionando aos alunos a prática da leitura pública e a oportunidade de ouvir e apreciar as criações dos colegas, enriquecendo a experiência literária e pedagógica.

Objetivos de Aprendizagem

A Ciranda de Histórias tem como objetivo principal estimular a criatividade, a colaboração e a fluência leitora e escritora dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Através desta atividade, pretende-se ampliar o repertório literário dos alunos, promovendo o hábito da leitura e o gosto pela escrita criativa. Além disso, visa desenvolver habilidades de escuta ativa e fala em público, à medida que os alunos compartilham suas histórias com a turma, praticando a expressão clara e confiante de ideias.

  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Promover a leitura e interpretação de textos.
  • Fomentar o trabalho colaborativo entre os alunos.
  • Praticar a oralidade por meio da leitura em público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Produzir textos escritos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP02: Expor oralmente ideias sobre um texto lido ou tema pesquisado, tendo em vista a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF03LP19: Planejar e produzir, com autonomia, textos narrativos, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

Conteúdo Programático

A atividade Ciranda de Histórias se alinha ao currículo do ensino fundamental em Língua Portuguesa, explorando a produção textual colaborativa e a leitura expressiva. Ao trabalhar com a criação coletiva de histórias, abordamos de maneira prática elementos da narrativa como personagens, cenário, conflito e resolução, além de incentivarmos o uso adequado da língua em diferentes contextos comunicativos. Este método prático permite relacionar o conteúdo programático à vivência do aluno, tornando o aprendizado mais significativo.

  • Produção de textos narrativos.
  • Elementos da narrativa: personagem, cenário, conflito e resolução.
  • Leitura expressiva e compartilhada.
  • Escrita colaborativa.
  • Oralidade: prática de fala e escuta.

Metodologia

A Ciranda de Histórias será desenvolvida através de uma metodologia ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Inicialmente, haverá uma breve explicação sobre a atividade e seus objetivos. Em seguida, cada aluno começará a escrever sua história, passando-a adiante após um intervalo de tempo definido. Esse processo de escrita colaborativa promove não apenas o desenvolvimento da habilidade escrita, mas também estimula a capacidade de continuar uma narrativa já iniciada por outra pessoa, desafiando a criatividade dos alunos. A leitura em voz alta das histórias produzidas favorece a prática da oralidade em um ambiente acolhedor e inclusivo.

  • Explicação da atividade e objetivos.
  • Escrita individual iniciada por cada aluno.
  • Rotatividade de histórias para continuação por colegas.
  • Conclusão das histórias pelo autor original.
  • Leitura compartilhada das histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Ciranda de Histórias será realizada em 4 sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, explicaremos o conceito e organizaremos a dinâmica. Nas sessões seguintes, os alunos escreverão e trocarão suas histórias até a conclusão. A última sessão será dedicada à leitura compartilhada das histórias.

  • Aula 1: Introdução à atividade e organização.
  • Aula 2: Início da escrita e primeira troca de histórias.
  • Aula 3: Continuação da escrita e trocas subsequentes.
  • Aula 4: Conclusão das histórias e preparação para a leitura.
  • Aula 5: Leitura compartilhada das histórias.

Avaliação

A avaliação da Ciranda de Histórias será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, na coesão das histórias produzidas coletivamente e na qualidade da leitura em voz alta. Será dada atenção especial à habilidade de cada aluno de dar continuidade à narrativa de maneira criativa e coesa. A avaliação da oralidade considerará a clareza da voz, a fluência na leitura e a capacidade de envolver os ouvintes. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando o esforço criativo e a colaboração.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Ciranda de Histórias, serão necessários recursos básicos como papel, lápis, borracha e cronômetro, para garantir o cumprimento dos tempos de escrita. Além disso, será útil ter um espaço confortável que facilite a interação entre os alunos durante a atividade de escrita colaborativa e a sessão de leitura em voz alta.

  • Papel sulfite ou cadernos.
  • Lápis e borrachas.
  • Cronômetro para marcar o tempo de escrita.
  • Espaço adequado para leitura em voz alta.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo