A Ciranda de Histórias é uma atividade pedagógica prática que busca desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Na atividade, cada aluno iniciará a escrita de uma história que, após dez minutos, será continuada pelo colega ao lado. Este processo se repete até que o texto retorne ao autor original, que terá a tarefa de concluir a narrativa. O objetivo é fomentar a criatividade, a cooperação entre os alunos e a fluência em leitura e escrita através de uma abordagem lúdica e cooperativa. As histórias criadas serão compartilhadas em voz alta na sala, proporcionando aos alunos a prática da leitura pública e a oportunidade de ouvir e apreciar as criações dos colegas, enriquecendo a experiência literária e pedagógica.
A Ciranda de Histórias tem como objetivo principal estimular a criatividade, a colaboração e a fluência leitora e escritora dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Através desta atividade, pretende-se ampliar o repertório literário dos alunos, promovendo o hábito da leitura e o gosto pela escrita criativa. Além disso, visa desenvolver habilidades de escuta ativa e fala em público, à medida que os alunos compartilham suas histórias com a turma, praticando a expressão clara e confiante de ideias.
A atividade Ciranda de Histórias se alinha ao currículo do ensino fundamental em Língua Portuguesa, explorando a produção textual colaborativa e a leitura expressiva. Ao trabalhar com a criação coletiva de histórias, abordamos de maneira prática elementos da narrativa como personagens, cenário, conflito e resolução, além de incentivarmos o uso adequado da língua em diferentes contextos comunicativos. Este método prático permite relacionar o conteúdo programático à vivência do aluno, tornando o aprendizado mais significativo.
A Ciranda de Histórias será desenvolvida através de uma metodologia ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Inicialmente, haverá uma breve explicação sobre a atividade e seus objetivos. Em seguida, cada aluno começará a escrever sua história, passando-a adiante após um intervalo de tempo definido. Esse processo de escrita colaborativa promove não apenas o desenvolvimento da habilidade escrita, mas também estimula a capacidade de continuar uma narrativa já iniciada por outra pessoa, desafiando a criatividade dos alunos. A leitura em voz alta das histórias produzidas favorece a prática da oralidade em um ambiente acolhedor e inclusivo.
A atividade Ciranda de Histórias será realizada em 4 sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, explicaremos o conceito e organizaremos a dinâmica. Nas sessões seguintes, os alunos escreverão e trocarão suas histórias até a conclusão. A última sessão será dedicada à leitura compartilhada das histórias.
A avaliação da Ciranda de Histórias será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, na coesão das histórias produzidas coletivamente e na qualidade da leitura em voz alta. Será dada atenção especial à habilidade de cada aluno de dar continuidade à narrativa de maneira criativa e coesa. A avaliação da oralidade considerará a clareza da voz, a fluência na leitura e a capacidade de envolver os ouvintes. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando o esforço criativo e a colaboração.
Para a realização da Ciranda de Histórias, serão necessários recursos básicos como papel, lápis, borracha e cronômetro, para garantir o cumprimento dos tempos de escrita. Além disso, será útil ter um espaço confortável que facilite a interação entre os alunos durante a atividade de escrita colaborativa e a sessão de leitura em voz alta.
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