Círculo dos Gêneros Textuais

Desenvolvida por: Wellin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros textuais e sua função social

Na atividade 'Círculo dos Gêneros Textuais', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se reunirão em um ambiente acolhedor e estimulante onde diversos gêneros textuais estarão espalhados pelo chão, como cartas, e-mails, receitas, notícias, contos, entre outros. O objetivo é que cada aluno escolha um texto, faça a leitura individualmente ou em pequenos grupos, e posteriormente compartilhe suas percepções e compreensões acerca do texto escolhido. A discussão em grupo será orientada para a compreensão da função social do texto, identificando onde habitualmente circula, quem poderia tê-lo produzido e qual seu público-alvo. Através desta atividade pedagógica, buscamos promover a leitura autônoma e compartilhada, fomentando um ambiente de colaboração e discussão rica entre os alunos. Este método ativo de aprendizagem é importante para estreitar os laços de comunicação, melhorar a habilidade interpretativa dos estudantes e sensibilizá-los sobre a importância e o papel dos diversos textos em seu cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em fomentar nos alunos a capacidade de reconhecer e compreender a diversidade e a função social dos gêneros textuais. Espera-se que, ao final desta aula, os estudantes sejam capazes de identificar as características específicas de diferentes gêneros, entendo os contextos em que são utilizados e quem são seus interlocutores. A atividade também visa desenvolver habilidades de leitura e interpretação, além de estimular a expressão oral ao compartilhar suas descobertas e compreensões com os demais. Através dessa prática, os alunos aprenderão sobre a relevância dos textos nas diversas esferas sociais, ampliando sua visão de mundo e sua capacidade crítica.

  • Reconhecer a função social de diferentes gêneros textuais
  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual
  • Estimular a capacidade de expressão e argumentação
  • Ampliar a visão de mundo dos alunos sobre o uso dos textos na sociedade
  • Fomentar a aprendizagem colaborativa e o respeito pelas opiniões dos colegas

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada com a proposta pedagógica que busca integrar o estudante no seu contexto sociocultural, explorando os vários gêneros textuais presentes na sociedade. Ao proporcionar uma experiência direta com diferentes textos, destacamos a importância de compreender seu papel e função em diversas situações cotidianas. Assim, contribuímos não somente para a capacidade de leitura e interpretação, mas também para a construção de cidadãos mais conscientes e participativos.

  • Função social dos gêneros textuais
  • Características de diferentes gêneros textuais
  • Interpretação e compreensão textual
  • Expressão oral e argumentação
  • Trabalho colaborativo e respeito mútuo

Metodologia

A atividade será conduzida através de uma metodologia ativa, onde os alunos serão protagonistas em todo o processo de aprendizagem. Inicialmente, será criado um ambiente propício à curiosidade e exploração dos diferentes textos disponíveis. Após a escolha e leitura dos textos, pequenos grupos ou duplas serão formados para que haja a troca de ideias e percepções. O papel do educador será o de mediador, incentivando a discussão construtiva e o desenvolvimento do pensamento crítico, além de proporcionar orientação e esclarecimentos quando necessário.

  • Leitura individual ou em pequenos grupos de diferentes gêneros textuais
  • Compartilhamento das leituras e discussão em círculo
  • Mediação do professor para facilitar a discussão e esclarecer dúvidas
  • Utilização de perguntas dirigidas para estimular o pensamento crítico
  • Encorajamento da expressão de ideias de forma respeitosa e construtiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração de 1 hora, dividida em momentos de leitura selecionada (20 minutos), discussão em pequenos grupos (20 minutos) e compartilhamento das ideias com toda a turma (20 minutos).

  • Aula 1 da atividade: Leitura, discussão em grupos e compartilhamento em círculo.

Avaliação

A avaliação será formativa, com foco na participação, engajamento e na capacidade de compreender e expressar ideias sobre os textos lidos. O professor observará a desenvoltura dos alunos durante a discussão em grupo e a apresentação em círculo, avaliando a capacidade de articulação, a compreensão da função social dos textos e o respeito pelas ideias dos colegas. Anotações sobre a participação de cada aluno serão feitas para feedback individual, incentivando a melhoria contínua na leitura, interpretação e expressão oral.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como cópias de diversos gêneros textuais, esteiras ou almofadas para acomodação dos alunos no chão e quadro branco ou flipchart para anotações importantes durante a discussão. A seleção diversificada e representativa de textos é crucial para engajar todos os alunos e promover uma rica troca de experiências.

  • Cópias impressas de diferentes gêneros textuais
  • Esteiras ou almofadas
  • Quadro branco ou flipchart
  • Canetas e marcadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo