A atividade 'Construtores de Histórias' promove o desenvolvimento da leitura, compreensão, criatividade e trabalho em equipe entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, os alunos participarão de uma leitura silenciosa e individual de textos curtos, selecionados pelo professor, que estejam alinhados ao nível de leitura da turma. Após essa etapa, os alunos serão organizados em grupos para discutir as principais ideias e o vocabulário chave dos textos lidos. Utilizando essas informações, cada grupo criará uma nova história, combinando elementos dos textos originais. Esta fase de criação estimula a imaginação, enquanto a colaboração no grupo aprimora habilidades socioemocionais. As novas histórias serão apresentadas para a turma, permitindo a prática da fluência leitora e auditiva. Ao final, um debate será organizado para que os alunos possam discutir as diferentes abordagens na criação das histórias, fomentando a capacidade de articulação de ideias e recepção de feedback. O professor atuará como mediador, assegurando que todos os alunos participem e contribuam para o aprendizado coletivo, além de reforçar a compreensão dos textos e incentivar a criatividade.
O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos a capacidade de leitura e compreensão de textos, a habilidade de trabalhar em grupo, promover a criatividade na criação de novos conteúdos e o desenvolvimento da fluência leitora e auditiva. Estimula-se, assim, a capacidade de síntese e a expressão oral e escrita, ao promover a discussão crítica e a apresentação de trabalhos. Além disso, busca-se desenvolver a competência socioemocional ao trabalhar com feedback construtivo durante o debate. Através dessa atividade, os alunos terão a oportunidade de ampliar seu vocabulário e sua capacidade de interpretação textual, elementos cruciais na formação de leitores proficientes e comunicadores eficazes.
Esta atividade aborda competências fundamentais para a formação de leitores e produtores de texto no âmbito escolar, enfocando a interpretação de texto, o trabalho colaborativo e a expressão criativa como elementos centrais do aprendizado. A seleção de textos adequados ao nível da turma e a discussão guiada visam consolidar não apenas a habilidade de leitura, mas também incentivar os alunos a se expressarem de maneira original e crítica, fundamentando suas ideias e recebendo as dos demais com respeito e abertura.
Através da metodologia ativa, esta atividade busca engajar os alunos no seu próprio processo de aprendizagem. A leitura individual prepara o terreno para uma experiência colaborativa, onde a Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate promovem o aprofundamento do conteúdo e a partilha de perspectivas. A Aprendizagem Baseada em Projetos, como eixo estruturante, permite que os alunos se tornem protagonistas do seu aprendizado ao aplicarem de maneira prática e criativa os conhecimentos adquiridos.
A atividade totalizando 4 horas, será distribuída em 4.8 aulas de 50 minutos. Inicialmente, dedicaremos uma aula à leitura dos textos. Na sequência, duas aulas serão reservadas para o trabalho em grupo, focando na criação das histórias. Uma aula será destinada às apresentações e, por fim, uma aula para o debate e conclusão.
A avaliação será baseada na participação ativa durante toda a atividade, na qualidade e criatividade das histórias produzidas pelos grupos, e na capacidade de apresentar e discutir as histórias criadas. Cada grupo receberá feedback tanto dos colegas quanto do professor, focando nos pontos positivos e aspectos a melhorar. A contribuição individual para o trabalho em grupo, a articulação de ideias durante o debate, e a capacidade de acolher e construir a partir das contribuições dos colegas também serão consideradas. Será valorizada a habilidade de incorporar elementos dos textos originais de maneira criativa e coesa na nova história. Exemplos de rubricas de avaliação serão fornecidas para guiar os alunos nas expectativas da atividade.
Para a realização desta atividade, utilizaremos textos curtos adequados ao nível dos alunos, selecionados previamente pelo professor. Além disso, será necessário dispor de um espaço confortável que favoreça o trabalho em grupo e a discussão. Materiais de escrita para anotações e criação das histórias, assim como um quadro para anotações durante a discussão, serão necessários. O uso de recursos audiovisuais pode enriquecer as apresentações, permitindo a inclusão de imagens ou músicas que complementem as histórias criadas pelos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula