A atividade 'Construtores de Palavras' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade lúdica e interativa de explorar a composição silábica das palavras. Utilizando blocos de montar que contêm sílabas nas suas faces, os estudantes serão desafiados a construir palavras válidas, levando em consideração as diversas combinações silábicas existentes na língua portuguesa (CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV). Após montarem as palavras, eles deverão apresentá-las para a turma, lendo-as em voz alta e explicando a composição silábica utilizada, o que contribui para o reforço da compreensão de que todas as sílabas possuem vogais e para o desenvolvimento da habilidade de análise fonética e reconhecimento de padrões silábicos, em conformidade com as orientações da BNCC.
Esta atividade visa principalmente reforçar a compreensão dos alunos sobre as estruturas silábicas da língua portuguesa, assim como promover a prática da leitura e escrita de forma dinâmica e interativa. Os objetivos de aprendizagem englobam o desenvolvimento da capacidade de análise fonética, o reconhecimento e composição de padrões silábicos em palavras, e o reforço da ideia de que todas as sílabas possuem vogais, contribuindo assim para uma base sólida no processo de alfabetização e letramento dos alunos.
A atividade será desenvolvida em conformidade com a BNCC, focando habilidades específicas relacionadas à leitura e escrita de palavras de diferentes estruturas silábicas. Atendendo aos objetivos da BNCC para o 3º ano do Ensino Fundamental, a atividade enfatiza a importância da composição silábica, reconhecendo os diferentes tipos de sílabas como CV, V, CVC, entre outros, além de abordar a correta escrita de palavras com dígrafos.
A metodologia da atividade 'Construtores de Palavras' inclui abordagens de aprendizagem ativa, como Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão estimulados a construir conhecimento de forma prática e colaborativa, utilizando blocos de montar com sílabas para formar palavras, seguido de uma apresentação para a turma, o que favorece a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os conceitos serão introduzidos e a atividade prática será iniciada. A segunda aula será dedicada à conclusão da atividade prática e às apresentações dos alunos.
A avaliação será formativa, focando no engajamento dos estudantes durante a atividade e na capacidade de aplicarem o conhecimento sobre composição silábica na construção das palavras. Será levado em consideração a correta identificação e uso das sílabas, a criatividade na composição das palavras, bem como a habilidade de apresentar e explicar as palavras construídas para a turma.
Para a realização da atividade, serão necessários blocos de montar que contenham sílabas impressas em suas faces. Além disso, pode-se utilizar material de apoio impresso ou digital sobre tipos de sílabas e composição silábica para preparação prévia dos alunos, e quadro branco ou digital para anotações durante as apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula