Contando Histórias: Quem Sou Eu?

Desenvolvida por: Rodolf… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Autoconhecimento e Expressão

Esta atividade tem como objetivo central promover a prática da comunicação oral e a escuta ativa entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, os alunos serão convidados a sentar-se em uma roda, criando um ambiente acolhedor e propício para a partilha. Cada aluno receberá uma folha de papel, na qual serão solicitadas informações pessoais breves, como nome, idade, atividades de interesse, animal favorito e um sonho. Esta primeira etapa servirá como base para a comunicação oral, quando cada aluno, por sua vez, compartilhará com o grupo as informações registradas. Após essa etapa de apresentação, os alunos serão emparelhados para realizar uma atividade artística onde um desenhará o outro baseando-se nas informações compartilhadas. Esta dinâmica visa desenvolver habilidades de escuta ativa, interpretação e representação criativa, além de fortalecer laços entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivos estimular a comunicação oral eficaz, a prática da escuta ativa e o desenvolvimento da criatividade através da representação artística entre os alunos. Espera-se que ao final da atividade, os estudantes tenham melhorado suas habilidades de expressão e apresentação em público, além de terem desenvolvido maior empatia e compreensão a respeito dos seus colegas, reconhecendo a importância de ouvir ativamente e de se expressarem criativamente.

  • Promover a prática da comunicação oral.
  • Estimular a escuta ativa e a empatia entre colegas.
  • Incentivar a expressão pessoal e a criatividade.
  • Desenvolver habilidades de apresentação em público.

Conteúdo Programático

A atividade se insere no contexto de desenvolvimento de habilidades de linguagem e expressão, fundamentais para a formação integral dos alunos. Além de promover a prática da oralidade, essencial para a comunicação eficaz, a atividade também aborda a importância da escuta ativa e da expressão criativa através do desenho, elementos importantes para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e para a formação de um indivíduo consciente de si mesmo e do outro.

  • Comunicação oral e apresentação em público
  • Escuta ativa e interpretação
  • Expressão artística e criatividade

Metodologia

A metodologia ativa 'Roda de Debate' será adotada para fomentar a participação ativa de todos os alunos. Esta abordagem visa estimular a troca de ideias e percepções de forma respeitosa e construtiva, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, ao envolver os alunos na criação artística, a atividade busca desenvolver habilidades de interpretação e representação, essenciais para o exercício da criatividade.

  • Roda de Debate
  • Atividade de escrita reflexiva
  • Apresentação oral
  • Atividade artística em duplas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando duas horas. Na primeira sessão, os alunos participarão da Roda de Debate, escreverão sobre si mesmos e farão suas apresentações orais. Na segunda sessão, os alunos trabalharão em duplas na atividade artística de desenho, finalizando com a partilha das obras criadas.

  • Aula 1: Introdução e Roda de Debate
  • Aula 2: Atividade artística em duplas e conclusão

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa durante a Roda de Debate, na capacidade de expressar-se oralmente de forma clara e respeitosa e na habilidade de escuta ativa. Além disso, a avaliação também considerará a criatividade e empenho na atividade artística de desenho. É importante que o professor observe o engajamento dos alunos, sua habilidade de trabalhar em equipe e a qualidade da representação artística, sempre incentivando a melhoria e o desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem folhas de papel, lápis, borrachas, lápis de cor ou giz de cera. É fundamental que o espaço físico seja organizado de maneira a facilitar a interação entre os alunos, promovendo um ambiente acolhedor e propício para a troca de ideias e o desenvolvimento das atividades propostas.

  • Folhas de papel
  • Lápis e borrachas
  • Lápis de cor ou giz de cera

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo