Contos de Fadas Malucos

Desenvolvida por: Rosean… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Textos

A atividade 'Contos de Fadas Malucos' permitirá que os alunos explorem a criatividade e o uso da língua escrita ao reescreverem contos de fadas clássicos. Trabalhando em grupos, eles escolherão um conto, identificarão um ponto de virada e reimaginarão a história com elementos inesperados, promovendo a inovação narrativa. Isso não só trabalhará a escrita e a oralidade, mas também incentivará a colaboração e o respeito pelas contribuições dos colegas. Além de reforçar o conhecimento de estruturas narrativas, a atividade irá envolver os alunos em um processo dinâmico de criação e revisão, conectando o aprendizado à prática real do uso da linguagem em contextos divertidos e seguros que estimulam o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade se concentram no desenvolvimento das competências de escrita narrativa, enfatizando a coesão textual e a clareza de ideias. Ao transformar contos de fadas, os alunos exercitarão o planejamento e a sequência lógica de eventos em uma narrativa, além de aprimorar o uso de recursos linguísticos adequados ao gênero. A atividade estimula o pensamento crítico e a solução colaborativa de problemas, promovendo a criatividade e a inovação. Dessa forma, os alunos aprenderão a trabalhar em equipe, respeitando diferentes opiniões e contribuindo construtivamente para o projeto comum, desenvolvendo também habilidades sociais valiosas.

  • Desenvolver a capacidade de criar narrativas coesas e bem estruturadas
  • Estimular a criatividade através da reescrita de contos tradicionais
  • Promover o trabalho colaborativo e o respeito às ideias alheias

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
  • EF35LP08: Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a escrita e produção textual de contos, enfatizando elementos estruturais, como introdução, clímax e resolução. Trata-se também de desenvolver habilidades gramaticais específicas, como a concordância verbal e a capitalização adequada, explorando ao mesmo tempo conceitos de coesão textual. Os alunos irão praticar a edição e revisão em pares, um processo que reforça o aprendizado dos elementos linguísticos e gramaticais inerentes à elaboração de textos narrativos. A atividade serve como uma aplicação prática dos conceitos teóricos discutidos nas aulas, permitindo que os alunos se familiarizem com a diversidade de estilos narrativos e expandam seu repertório literário.

  • Estrutura narrativa: introdução, desenvolvimento e desfecho
  • Concordância nominal e verbal
  • Cohesão e coerência textuais

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade valoriza a aprendizagem cooperativa e a exploração criativa da linguagem. Os alunos são divididos em grupos e incentivados a discutir, deliberar e escrever juntos, promovendo a troca de ideias e o respeito mútuo. Este formato permite experiências de aprendizagem social que são essenciais para o desenvolvimento emocional e intelectual. A seleção de contos de fadas clássicos como base fornece um contexto familiar que os alunos podem subverter e explorar criativamente, o que serve como uma plataforma para a introdução e prática de conceitos narrativos. Isso também prepara o terreno para a reflexão crítica sobre a tradição e inovação nas narrativas.

  • Aprendizagem cooperativa e em grupos
  • Discussão e elaboração conjunta do texto
  • Exploração criativa e crítica de contos clássicos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê uma única aula de 60 minutos destinada à execução do projeto, dividida em momentos de planejamento, escrita e apresentação. Inicialmente, os alunos discutem e escolhem o conto de fadas a ser trabalhado, determinando o ponto de mudança na narrativa. Essa preparação é seguida pela elaboração do texto, com recursos visuais disponíveis para ilustrar ideias. A aula termina com a apresentação das histórias criadas, permitindo feedback imediato. Esse cronograma incentiva um fluxo de trabalho contínuo e dinâmico que mantém os alunos engajados, e a gestão do tempo dentro dessa estrutura favorece a colaboração eficaz.

  • Aula 1: Introdução, divisão de grupos e escolha do conto, planejamento de mudança narrativa, escrita, e apresentação das histórias reescritas.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o conceito de 'Contos de Fadas Malucos'. Permita que os alunos compartilhem seus contos de fadas favoritos para engajá-los. Explique que, nesta atividade, eles terão a oportunidade de reimaginar essas histórias conhecidas. É importante que o professor esteja aberto a perguntas e esclarecimentos. Avalie o interesse dos alunos pela participação oral e atenção.

    Momento 2: Divisão de Grupos e Escolha do Conto (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, assegurando uma diversidade de habilidades e incentivos. Distribua os contos de fadas impressos e permita que cada grupo escolha um conto para reescrever. Oriente a organização dos grupos e a realização de uma rápida discussão sobre qual história reimaginar. Observe se todos os alunos estão se engajando nas discussões. Incentive a colaboração respeitosa.

    Momento 3: Planejamento da Mudança Narrativa (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a identificarem um ponto de virada no conto escolhido e discutirem ideias para inserir elementos inesperados. É importante que você circule pelos grupos, oferecendo sugestões e encorajando a criatividade. Ajude os alunos que possam ter dificuldade em pensar em novas ideias, propondo exemplos práticos. Avalie o engajamento dos alunos através das discussões e da capacidade de colaboração.

    Momento 4: Reescrita do Conto (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que comecem a reescrever o conto baseando-se em suas discussões anteriores. Cada grupo deve participar ativamente da escrita, e todos os membros devem contribuir com ideias. Recorde-os da estrutura narrativa e da necessidade de coerência e coesão textual. É essencial que o professor facilite o processo e intervenha quando necessário para ajudar a manter o foco. Verifique se os grupos estão progredindo e atingindo os objetivos propostos.

    Momento 5: Apresentação das Histórias Reescritas (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo deve apresentar sua história reescrita ao restante da turma. É importante que todos os membros participem da apresentação. O professor deve acompanhar as apresentações, observando a clareza na exposição das ideias e destacando aspectos criativos. Finalize a aula com uma breve discussão sobre o que aprenderam e como foi a experiência.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para assegurar a inclusão e acessibilidade a todos os alunos, é importante utilizar recursos visuais que ajudem na compreensão das tarefas, como ilustrações dos contos de fadas. Considere também implementar pontos de verificação regulares para garantir que todos os alunos entendam as instruções e expectativas. Para alunos que possam ter dificuldades em se expressar verbalmente, ofereça opções alternativas de apresentação, como criar um pequeno pôster ou dramatização. Seja encorajador e trabalhe para garantir que todos se sintam confortáveis em contribuir com suas ideias, respeitando o ritmo e modo de participação de cada um.

Avaliação

A avaliação se dará através de uma combinação de autoavaliação, avaliação por pares e observação do professor. O objetivo é mensurar não apenas a qualidade técnica do texto produzido, mas também o processo colaborativo e o engajamento criativo dos alunos. Critérios de avaliação incluem a coesão narrativa, a originalidade nas alterações realizadas e o respeito às regras gramaticais aprendidas. Na prática, durante a apresentação, cada grupo receberá um feedback detalhado, que estimulará a autoavaliação do próprio processo criativo. A observação pelo professor dará foco ao engajamento dos alunos e sua capacidade de trabalhar em grupos.

  • Autoavaliação sobre o processo de criação e colaboração
  • Avaliação por pares focada na narrativa e criatividade
  • Observação docente do engajamento em grupo

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem impressões dos contos de fadas originais, material de escrita (papéis, canetas), e acesso a ferramentas visuais, como mapas mentais ou quadros-brancos para organizar ideas. Recursos online podem ser utilizados para buscar informações adicionais ou inspirações, assegurando que a atividade recebe um conjunto de ferramentas suficiente para facilitar diversas formas de expressão criativa. Além disso, o ambiente da sala deve propiciar espaços flexíveis para tarefas em grupos, com áreas para discussão e para a criação dos textos. Estes recursos apoiam uma experiência de aprendizado rica e envolvente.

  • Contos de fadas impressos
  • Material de escrita (papéis, canetas)
  • Quadros-brancos ou ferramentas online para organização

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o ensino inclui desafios diários, mas é essencial garantir que todas as atividades sejam inclsuivas e acessíveis. Para isso, consideraremos estratégias práticas que mantém todos os alunos engajados. Em salas de aula sem condições ou deficiências específicas, podemos ajustar a metodologia para atender diferentes estilos de aprendizagem, como o uso de recursos e representações visuais para auxiliar a compreensão. Promover a comunicação aberta e a inclusão ativa de todos os estudantes no processo de decisão dos grupos são medidas simples, mas efetivas. Monitorar o progresso de cada grupo e garantir que todos tenham a oportunidade de se expressar igualmente também são fundamentais, promovendo um ambiente de aprendizagem equitativo e integrador.

  • Ajustes no uso de recursos visuais para aprendizagem
  • Promoção de comunicação inclusiva e aberta
  • Monitoramento do progresso dos grupos
  •  Escrita de palavras com – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss.

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